Fervedouros do Jalapão: um dos destinos mais surreais e imperdível de Tocantins
Os fervedouros espalhados pelo Jalapão são os principais atrativos turísticos do Tocantins! Conheça agora as principais características deles.
Você já ouviu falar dos fervedouros do Jalapão? Essas raras formações geológicas possibilitam uma experiência surpreendente para todos os turistas e visitantes, que afirmam ter vontade de voltar!
Para te inspirar a montar um roteiro incrível para conhecer esses locais, separamos as principais informações sobre o Jalapão e quais os fervedouros principais que não podem faltar em seu passeio.
O que são os fervedouros?
Resumidamente, os fervedouros são piscinas naturais formadas em meio a rica vegetação do Jalapão. Essas nascentes tem uma boa vazão e a força da água faz os turistas flutuarem.
Isso é o que mais surpreende os visitantes. Por mais que tentem afundar, a força das águas não permite. A pressão é causada pela água que mina do lençol freático e faz com que as pessoas flutuem sem precisar de boias e coletes.
Muitas pessoas confundem esse fenômeno com o que ocorre no Mar Morto. Mas essa comparação não é justa, já que o que provoca a flutuação por lá é a quantidade de sal na água.
No Jalapão, a forma como se flutua é leve e despretensiosa, trazendo relaxamento e experiências únicas. Aproveite o roteiro para relaxar e reconectar com a natureza! Essa é a principal forma do Jalapão presentear os visitantes.
Os fervedouros espalhados pelo Jalapão
A amplitude geográfica tornou o Jalapão um paraíso dos fervedouros. Eles estão espalhados por toda a parte e possuem tamanhos e formatos diferentes. A intensidade da flutuação também varia e as agências fazem roteiros especiais para incluir os principais fervedouros.
Calcula-se que existem mais de 20 fervedouros no Jalapão, no entanto apenas 8 estão abertos para a visitação do público. Mesmo estando dentro de áreas privadas é possível aproveitar um pouco de cada um deles.
Ao longo da estrada que liga Mateiros a cidade de São Félix, é possível visitar fervedouros a partir de R$10. É importante planejar bem a visita pois os fervedouros possuem limite de visitantes diários.
Na maioria deles só é possível entrar de quatro a dez pessoas simultaneamente para nadar. Para evitar imprevistos ou a perda de um dia de roteiro, o mais indicado é buscar por agências de viagem que oferecem o ingresso nas atrações.
Melhor época para visitar os fervedouros do Jalapão
Esses lugares são verdadeiros oásis e eu tenho certeza que você não irá querer aproveitá-los com pressa!
Para encontrar os fervedouros mais tranquilos, evite viajar nos feriados prolongados. A lotação causa filas imensas e reduz o tempo de visitação. Leia ainda:
Apesar do Jalapão ser um destino possível durante todo o ano, graças às temperaturas agradáveis, a época de chuvas impossibilita o melhor cenário. A melhor época para aproveitar o cenário e encontrar fervedouros com águas cristalinas é entre maio e julho.
Os fervedouros mais famosos
O primeiro fervedouro apreciado pela população local foi o fervedouro do Ceiça. Até hoje ele é o principal ponto de parada para os turistas que visitam a região.
A piscina natural fica entre um lindo bananal e possui águas cristalinas!
Esse é, sem dúvidas, um dos lugares mais bonitos do Jalapão. A geografia foi tão generosa que fez o poço em formato circular quase perfeito.
O Fervedouro Bela Vista
também é uma atração especial! Considerado pela maioria dos visitantes como o ponto de parada mais espetacular do Jalapão, ele possui 15 metros de diâmetro e águas de um azul encantador! Não é à toa que tenha recebido esse nome.
Outro ponto super legal é o Fervedouro do Alecrim
Diferente do citado anteriormente, lá é possível apreciar águas verdes e limpas, perfeitas para a flutuação.
O Fervedouro chamado de Encontro das Águas é um dos mais potentes dentre os abertos ao público. A força da nascente faz os visitantes se surpreenderem com as tentativas de afundar! É praticamente impossível conseguir esse feito.
Vale lembrar que esse é um daqueles espaços com visitação controlada e devido a baixa extensão, apenas quatro turistas podem nadar simultaneamente. Mesmo com a restrição, o Encontro das Águas proporciona um mergulho incrível!
Fervedouro do Buritizinho
Para os apaixonados por fotografia, vale a pena visitar. Suas águas são surpreendentemente claras e em tom azulado.
Se você costuma pesquisar destinos espalhados pelo Brasil, é provável que já tenha visto turistas aproveitando este lugar, que ficou famoso pelas lindas fotos que o tornaram cartão postal do Jalapão.
Outro fervedouro especial é o dos Buritis
Como o nome já diz, seu espaço é recheado com essas plantas e tornam o cenário ainda mais paradisíaco. O poço do Fervedouro do Rio do Sono também desperta interesse naqueles turistas apaixonados pela natureza.
Seu espaço traduz perfeitamente as tradicionais espécies locais, possibilitando uma experiência integrada com o que há de mais original no Jalapão.
O fervedouro da Korubo
A Agência Korubo é uma das principais empresas que faz os passeios pelo Jalapão. Seu fervedouro é particular e só os turistas agendados com a agência é que podem ingressar no espaço.
Se o seu intuito é fazer o circuito completo de poços do Jalapão, você precisará fechar ao menos um roteiro com eles!
Vale lembrar que esse é o único fervedouro oferecido pela Korubo, ou seja, você terá que adicionar o trabalho de outras agências para aproveitar ao máximo esse lugar.
Além dos passeios, a agência oferece hospedagens, guias, transfers e restaurantes. Como pioneiros em turismo no Jalapão, eles oferecem tudo o que é necessário para fazer sua viagem valer a pena.
A preservação dos espaços naturais no Jalapão
Os fervedouros são fenômenos especiais e não é para menos que sejam sensíveis aos impactos ambientais. Para manter as características preservadas, os turistas são direcionados pelas equipes das agências para tomarem certos cuidados durante as visitas.
Principais cuidados para as preservação do espaço:
- Evitar o uso de protetores, repelentes e outros cosméticos que podem influenciar na pureza da água.
- É necessário tomar cuidado para não pisar nas bordas dos poços. Isso preserva o aspecto ambiental e evita acidentes.
O Jalapão ainda não conta com políticas públicas ambientais que abrangem a região. Por isso, a preservação do local precisa do apoio de todos!
Turistas conscientes entendem que deve ser causado o mínimo de impacto nos lugares onde visitam. Mantenha isso em mente e aproveite o que há de mais especial por lá!
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!