As ferramentas mais impactantes para a construção de mais bem-estar
Veja então como a psicologia positiva traz ferramentas claras para a mudança do seu bem-estar e transformação de vida sendo mais feliz.
Felicidade é coisa séria e torna-se cada vez mais emergencial, nos dias atuais, a busca por uma vida mais feliz, mais leve e com mais bem-estar.
O Brasil caiu 12 posições, durante a pandemia do coronavírus, no ranking global da felicidade, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade, elaborado pela empresa de pesquisas Gallup em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). No ranking, divulgado no ano passado, o país ocupa a 41ª posição.
Com todas as dificuldades e problemas, pesquisadores falam sobre a importância da Gratidão. Esquece aquele clichê de gratidão. Vamos aqui falar sobre algo sentido, verdadeiro e transformador.
Ser grato não é apenas agradecer, mas é sim sentir, viver o presente e cada pequena coisa boa que te acontece. É poder chegar ao fim do dia e, apesar de todos os pesares, dizer que é grato por pequenos acontecimentos ou simplesmente por ter um lar, comida na mesa e saúde.
E isso não é pouco e não é piegas (não se você realmente sentir isso)
A GRATIDÃO faz com que você enfrente melhor as emoções negativas, construa mais emoções positivas e tenha um olhar mais amoroso para sua vida.
Tal Ben Shahar, professor de Harvard, ressalta a importância de se olhar para o que se tem, para o lado positivo da vida.
“Nem todos os dias são bons, mas há algo bom todos os dias”.
As mudanças impactantes que a gratidão trazem
Um estudo feito pelos pesquisadores Robert Emmons e Mike McCullough mostrou o seguinte resultado em relação a um grupo de pessoas que realizou o diário da Gratidão durante um determinado tempo:
- Sentiram-se melhor em suas vidas, ou seja, mais bem-estar e qualidade de vida;
- Sentiram-se mais otimistas em relação ao futuro;
- Estavam 25% mais felizes, com menos queixas de saúde e fizeram mais exercícios físicos.
Ou seja, a GRATIDÃO também traz benefícios para saúde física e mental.
Segundo a professora da Universidade da Califórnia, Sonja Lyubomirsky, uma das maiores estudiosas sobre a Felicidade no mundo, a prática da Gratidão pode transformar a vida, como:
- Apreciação maior da vida
- Aumenta a autoestima
- Ameniza o estresse
- Ajuda a ter mais resiliência
- Encoraja o comportamento ético
- Fortalece as conexões sociais
- Inibe comparações sociais
- Reduz emoções negativas
Um exercício que mudará você por completo
Vou te propor um exercício que parece bobo, mas garanto que trará resultado pra sua vida:
Diariamente, por pelo menos dois meses, adote um caderninho da gratidão. Ao final do dia, escreva três coisas (se tiver mais, ótimo) pelas quais você é grato. Não precisa ser nada grandioso.
Você pode até pensar: “Eu fico em casa, não faço nada, nada me acontece…”
E é aí que você passará a treinar o seu olhar, o seu cérebro, o seu coração para as pequenas e transformadoras coisas do dia-a-dia.
“Quando apreciamos o bom, o bom aprecia” (Tal Ben-Shahar)
Que tal parar para respirar com consciência?
Se estamos vivos, respiramos. Respirar é um processo involuntário, mas podemos aprender a respirar com profundidade, com controle, com pausas e vivenciando o presente.
Certamente, você já passou por isso: diante de uma situação difícil, um desafio a ser encarado, ou o próprio medo, alguém lhe disse “calma, respira fundo”. Não é verdade?
Tomar consciência dessa respiração profunda é meditar. Vários estudos já apontam os inúmeros benefícios da meditação em nossas vidas. Vou listar abaixo apenas alguns que, acredito eu, já serão o gatilho para você começar a meditar:
- Reduz o estresse;
- Controla a ansiedade;
- Aumenta a concentração;
- Melhora a autoestima;
- Ajuda na prevenção da depressão e durante a mesma;
- Melhora o sono.
Mas você pode estar pensando que meditação não é para você, que ficar parado e em silêncio, com a mente vazia é impossível….
Calma, você não deixa de ter razão!
Não é fácil se “desligar do mundo”, mas aos poucos, com a prática, você vai conseguindo. Sem cobranças e sem pressa.
- Comece com pouco tempo, cinco minutos. Já é o suficiente! Para te ajudar, a meditação guiada é a melhor escolha.
- Recolha-se em um canto mais tranquilo da sua casa, feche os olhos e sinta a sua respiração. Inspire em três tempos, segura o ar por três tempos e solte a respiração em seis tempos.
- Com calma e com amor. O famoso “Inspire, expire e não pire”.
Na internet você pode encontrar vários aplicativos para meditações guiadas, mas você também pode montar uma playlist com músicas relaxantes, sons da natureza e mantras, que vão te ajudar bastante nesse processo.
Duas coisas simples, mas que revitalizam
Gratidão e Meditação são duas ferramentas para construirmos uma vida mais feliz. Mas tem mais.
A Psicologia Positiva traz cinco pilares nos quais você pode se guiar para ter uma vida com mais qualidade, bem-estar e, consequentemente, mais feliz:
- espiritual, físico, intelectual, relacional e emocional.
Seligman desenvolveu o PERMA, mas vou apresentar pra vocês o SPIRE, conceito de Tal Ben-Shahar e Megan MacDonough, que varia pouca coisa do que o pai da psicologia positiva nos apresentou.
Eu brinco que o SPIRE é a nossa verdadeira chave para o sucesso. Porque acreditamos que a Felicidade nos levará ao sucesso, e não o contrário.
Esteja disposto a apreciar os pequenos detalhes
Até aqui, te mostrei algumas ferramentas fundamentais para você começar a construção da sua FELICIDADE. “Pequenos detalhes” que podem fazer a diferença, se você verdadeiramente quiser. A felicidade se conquista, se aprender e é fruto de nossas escolhas.
Agora, o conceito SPIRE te ajudará a medir aspectos da sua vida que são a chave para abrir várias portinhas e que te apresentarão um novo estilo de vida. SPIRE em inglês é parte da palavra “respire” (Inspire) ou o que descreve o ponto mais alto, o topo.
- S – spiritual – espiritual – Vivo uma vida com propósito? Aprecio o presente atentamente?
- P – physical – físico – Cuido do meu corpo? Cuido da conexão entre corpo e mente?
- I – intellectual – intelectual – Engajo-me em aprender? Estou aberto a novas experiências?
- R – relational – relação – Construo relacionamento positivo comigo? E com os outros?
- E – emotional – emocional – Aceito todas as emoções? Busco ser resiliente e positivo?
Procure se analisar diariamente seguindo esses pilares
É claro que você não estará 100% em todos eles, todos os dias. E isso é normal, não se desespere. O importante é a gente encontrar um equilíbrio.
O SPIRE é muito importante para que a gente consiga ter um olhar integral para nossa vida, entender o que vai bem, o que pode melhorar e, assim, construindo a nossa casinha. Diariamente, vivendo o presente!
Sou jornalista, especialista em psicologia positiva e autora do livro infantil "Estou triste. E Agora?".