Faxineira e filha comemoram aprovação juntas no mesmo vestibular

A faxineira Andréa e sua filha Amanda têm muito a comemorar! Elas passaram juntas no vestibular da UFPR, uma das principais universidades federais do Brasil. Agora, vão estudar na mesma sala e nos mesmos horários, uma ajudando a outra.

Passar no vestibular já é, por si só, uma sensação incrível. Afinal, as provas são difíceis e a concorrência costuma ser enorme, principalmente nas grandes universidades públicas. Imagina então a alegria de ser aprovado junto com a sua filha! Foi o caso da faxineira Andréa Saad Grape, de 48 anos.

Ela e sua filha Amanda, de 21 anos, foram aprovadas no curso de engenharia industrial madeireira, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fazer um curso superior era um sonho antigo da mãe e, como forma de incentivo, Amanda aceitou embarcar junto com ela nesse desafio.

Mãe e filha conquistaram a aprovação juntas (imagem: Arquivo pessoal/Correio Braziliense)

No caso, Andréa não tinha feito nenhum curso preparatório e, por causa do trabalho, também não tinha tempo suficiente para ler um montão de livros e estudar por conta própria. Aliás, ela já tinha começado esse mesmo curso em 2009, quando sua filha era apenas uma criança de 9 anos.

“Cheguei a frequentar aulas, que eram diurnas, sempre fazendo bicos para ajudar no sustento da casa. Na hora do almoço, cozinhava ou passava roupas para algum professor que sabia da minha luta diária”, afirma, de acordo com o Correio Braziliense.

Motivação também para o pai

Mãe e filha vão frequentar juntas as aulas no período noturno. Isso vai permitir que as duas continuem nos seus respectivos empregos, conciliando a vida acadêmica com a profissional. No caso de Amanda, seu trabalho é na área de TI (Tecnologia da Informação), mais especificamente no e-commerce de uma empresa de colchões em Curitiba, capital do Paraná.

A UFPR, onde elas vão estudar, é uma das principais universidades federais do Brasil (imagem: Research Gate/Solivan)

E, se a história já era bacana o suficiente até aqui, ela fica ainda mais inspiradora. A conquista das duas motivou Cristiano Álvaro Grape, de 48 anos, a retomar os estudos também. Ele é marido de Andréa e pai de Amanda e já tem uma graduação em tecnologia em logística. “Penso em fazer pós-graduação com outro encaminhamento, como terapia ou psicologia. Nada me impede, ainda mais com esses exemplos dentro de casa. Posso me tornar alguma coisa a mais”, disse.

A alegria em família, como era de esperar, é grande! “Nossa vida sempre foi de muita união e carinho. O caminho do meu trabalho é o mesmo do dela e isso vai facilitar bastante as nossas vidas. Agora, estudando juntas, ficaremos ainda mais próximas”, afirmou Andréa.

Quem também não esconde a felicidade é Amanda. “Estou bastante animada com essa nova rotina. Sempre fomos grandes companheiras, parceiras em tudo. A ideia é ajudarmos uma a outra nas matérias e no que for preciso. De forma alguma isso vai ser entediante. Muito pelo contrário, vai ser uma aventura muito legal”, declarou a garota.

Mesmo de longe, estamos aqui torcendo para que as mais novas calouras tenham muito sucesso nessa nova jornada! Nossa maior vontade é, daqui a alguns anos, poder escrever novamente sobre Andréa e Amanda, dessa vez com a manchete “Mãe e filha se formam juntas na universidade”!

Fonte: Correio Braziliense

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.