Família Tóxica: saiba como se afastar da forma CERTA!
Veja aqui quais são as características de uma família tóxica e como você pode identificar cada uma delas. Aprendar a lidar com esse tipo de família e seja mais feliz.
Você sabe o que é uma família tóxica? Você sabe dizer se algum membro de sua família apresenta algumas das características de uma pessoa tóxica?
As famílias disfuncionais ou tóxicas é mais comum do que você pensa, elas são muito diversas, pois cada família é um mundo.
No entanto, podemos detectar alguns fatores que podem ser observados na maioria dessas famílias.
Além disso, em uma família tóxica, existe um padrão de comportamentos que prejudicam a individualidade de cada membro da família, promovendo assim, um clima desconfortável e instável.
O que significa uma família tóxica?
Como foi dito anteriormente, cada família é um mundo, embora seja muito normal que existam conflitos familiares, assim é complicado definir um núcleo familiar como tóxico.
Porém, vamos se basear em uma interessante teoria de profissionais de psicologia para encontrar as características que definem uma família tóxica.
Características de uma família tóxica
Veja a seguir os tipos de grupos familiares, assim, podendo identificar quais características sua família tem para se classificar uma família tóxica.
1 – Família Isolada
Na família isolada, objetivo é ficarem unidos e na uniformizada, o importante é o grupo familiar, assim, gerando a importância no indivíduo.
Nesses tipos de famílias predomina-se a individualidade, assim sendo, ocorrendo uma “queda” da identidade da família.
É comum encontrarmos famílias que as interações são superficiais. Você conhece alguma família assim?
2 – Família Integrada
É importante deixar claro que existe um equilíbrio entre indivíduo e grupo. Os papéis desses tipos de famílias são flexíveis e a capacidade reflexiva é promovida entre eles.
Cada membro da família pode pensar de maneira diferente e isso não significa que os parentes não façam parte da família.
Um ponto forte desses tipos de famílias é que as diferenças e a crítica são aceitas.
3 – Família Aglutinada
Esse tipo de família tem a tendência exagerada de ir “tudo para um”, assim deixando faltar de identidade própria de cada membro familiar. O indivíduo acaba tendo pouca importância.
O efeito claustrofóbico pode aparecer em quem convive com esse tipo de família tóxica, criando assim a sensação de que não se pode sair dessa estrutura familiar.
Um ponto muito forte esses tipos de famílias é a mente fechada e baseada na desconfiança entre membros e indivíduos que não são da família.
Nesse tipo de família tóxica, é comum ouvirmos a seguinte frase de algum membro: “Nós somos os bons, os outros são os maus“!
4 – Família Uniformizada
Já esse tipo de família tem a tendência à submissão, recusar as diferenças. Cuidado, pois as interações dentro dessa família são rígidas.
A autoridade e exigência são abundantes entre membros, assim tendo muito controle e pouca reflexão.
Como lidar com uma família tóxica?
Sempre que você tiver a oportunidade, tente fazer sua parte para solucionar o conflito e melhorar o clima de sua família.
Porém, se você já tentou de tudo e ainda está sofrendo pelo fato de estar dentro de uma família tóxica, comece a tomar medidas para se cuidar, só assim você manterá sua saúde mental e equilíbrio emocional. Veja a seguir o que você pode fazer para lidar melhor com sua família tóxica.
- Coloque limites e não dependa da aprovação dessas famílias;
- Não tente mudar uma pessoa tóxica e aceite que sua família nunca mudará;
- Tome decisões para priorizar seu bem-estar;
- Coloque certa distância entre essas famílias;
- Não perca o seu respeito e evite conflitos e não aja impulsivamente;
- Lide com os conflitos de um modo saudável e calmo;
- Deixe os sentimentos esfriarem para agir sem machucar ninguém;
- Pare de responder ao conflito;
- Expresse o que você sente com alguém de confiança;
- Em vez de reprimir as emoções, procure uma maneira de expressá-las;
- Passe tempo com pessoas da família que fazem você se sentir bem;
- Relacione-se com pessoas da família que lhe dão afeto;
- Distanciar-se de familiares tóxicos pode despertar emoções difíceis de gerenciar.
Como deixar de lado parentes que são tóxicas em sua família?
Em época de festas de final de ano, muita pessoas ao redor do mundo tem o costume de se reunir com os familiares e festejar nessas datas comemorativas.
Realmente, essas festividades é a oportunidade das famílias se unirem, principalmente no Natal, onde o perdão e a caridade são levados mais a sério por muitas pessoas.
Porém, como nem tudo é como queremos, sempre existirá aquelas relações complicadas entre algum membro da família nessas reuniões.
Pense bem, você deve conhecer algum membro da família que é “mala”, aquela pessoa que muitas vezes faz comentários maldosos, desnecessários ou que acabam ofendendo você ou outro parente sem sentir nada ou até mesmo de propósito.
Algumas membros dessas famílias escolhem por pararem de conversar com esses parentes tóxicos, mas acabam se sentindo mal.
Ainda mais porque sempre tem alguém para julgar sua decisão de se afastar dessas pessoas.
Afaste-se da sua família tóxica e seja mais saudável
Veja a seguir as razões pelas quais você deve se afastar hoje mesmo desses tipos de pessoas e ter uma vida mais tranquila e sem se preocupar com a opinião de sua família.
1 – A lei da boa vizinhança
Melhore seu relacionamento com seus vizinhos, pare de tomar as dores de algum membro de sua família tóxica e comece a tratar melhor quem não é da família. Seus vizinhos seria o primeiro passo para isso.
2 – Julgamentos
Uma coisa que irrita qualquer um: os julgamentos de parentes. Isso já é ruim quando vem de pessoas desconhecidas, imagine agora vindo de um membro da sua família tóxica. Está uma ótima razão para começar a se afastar hoje mesmo. Estou certo?
3 – Você não está só
Não se preocupe se toda sua família tóxica vai começar a se afastar de você. Deixe bem claro o motivo que começou a se afastar deles. Não se preocupe se você vai ficar sozinho, pois sempre tem aquele amigo ou amiga que nunca te deixará na mão.
4 – Você sabe o que é bom para sua vida ou não
Como foi dito anteriormente, o julgamento é umas das piores partes de se viver em uma família tóxica, por isso, não ligue para o que eles dizem, pois só você sabe o que é melhor para você.
5 – Vocês podem voltar a se falar algum dia novamente
Sempre há o perdão quando alguma coisa sair do controle. Seja franco quando for conversar com algum membro de sua família, pois sempre com uma boa conversa, vocês podem se entender.
Agora que você já sabe identificar uma família tóxica, tome cuidado para não se tornar pessoas iguais a elas. Seja a diferença na sua família.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.