Ex-gari por muitos anos se forma na Universidade de Direito de Harvard e comemora. “Aproveitei o máximo a minha sorte”

Um ex gari de 27 anos acaba de se formar na Universidade de Direito de Harvard. O percurso até lá foi árduo, mas marcado por muita ajuda e solidariedade. Confira essa história incrível!

Durante anos Rehan Staton precisou levantar às quatro da manhã para recolher lixo da rua. O gari, que foi criado com o pai e seu irmão mais velho, Reggie, sabia que algo maior o aguardava, mas não fazia ideia do quão espetacular as coisas realmente seriam.

Hoje, depois de um longo caminho de vários “não” e muito preconceito, ele se formou na Faculdade de Direito de Harvard! Em um relato feito no site da universidade, o jovem de 27 anos afirmou que na infância, seu pai chegou a ter três empregos simultaneamente para pagar as contas da família. Porém, mesmo assim, nem sempre os três tinham comida o suficiente na geladeira ou até mesmo eletricidade.

Rehan chegou a sonhar com uma carreira profissional no taekwondo ou no boxe, na esperança de ganhar um bom valor em qualquer esporte que o permitisse tirar sua família da pobreza. Mas uma lesão grave no ombro interrompeu esses planos e, após o colegial, ele e Reggie conseguiram um emprego em uma empresa de lixo e reciclagem na cidade de Bladensburg, no estado de Maryland, nos Estados Unidos.

De acordo com o jovem, ele foi muito incentivado pelos colegas de trabalho a continuar os estudos e, assim, acabou se matriculando na Bowie State University, ao sul de Baltimore, e mais tarde foi transferido para a University of Maryland.

Foi a primeira vez na minha vida que um grupo de indivíduos que não era meu pai ou meu irmão simplesmente veio ao meu redor e… realmente me fortaleceu, me elevou, me disse que eu era inteligente”, relembrou.

JORNADA DUPLA

Além dos colegas, um dos proprietários da empresa de coleta de lixo, Brent Bates, o ajudou a se matricular na Bowie State University. Rehan obteve uma média de quatro pontos e conseguiu transferir a sua matrícula para a Universidade de Maryland.

Porém, nem tudo eram flores. Durante seu primeiro ano em Maryland, seu pai sofreu um derrame e Rehan precisou voltar a trabalhar como gari para ajudar a sua família. Determinado, ele decidiu que não iria parar de estudar e para isso dobrou a sua agenda: o jovem passou a acordar todos os dias às quatro da manhã para trabalhar em um turno especial antes de ir para as aulas.

Mesmo com as dificuldades e a jornada dupla, Rehan se formou em 2018 com honras e uma boa média de notas. O resultado do esforço fez com que o jovem sonhasse ainda mais alto. Assim, das nove faculdades de direito das quais ele se inscreveu, cinco o aceitaram. Uma delas era Harvard…

APOIO SEMPRE

Hoje, três anos depois ele finalmente se formou e já conseguiu um emprego em um escritório de advocacia na cidade de Nova York!

O esforço de Rehan até a prestigiada universidade americana chamou a atenção da mídia em 2020 e ele recebeu o apoio do ator Tyler Perry, que cobriu a sua mensalidade! Além disso, muitos professores de direito e advogados renomados também se apresentaram como mentores do jovem.

Consciente de tudo o que passou, o novo advogado não deixa de agradecer todo mundo que o ajudou a chegar até onde ele está hoje.

Embora eu receba crédito por trabalhar duro, trabalhar era a parte fácil porque eu podia controlar. Mas aconteceu de eu estar perto de pessoas que se importavam o suficiente comigo. Tive sorte – mas aproveitei ao máximo a minha sorte”, finalizou.

Que história incrível de superação! Por aqui a gente deseja muito sucesso para o Rehan!

Fontes: The Good News Network e The Guardian.

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.