Estudante de baixa renda é aprovada em Harvard, Yale e Stanford

A Sofia Santos tem motivo de sobra para comemorar: aos 18 anos, foi aprovada em três das maiores universidades do mundo. A estudante decidiu estudar em Harvard, onde conseguiu uma bolsa de estudos.

Se conseguir a aprovação em uma universidade já é motivo de grande comemoração, imagine então ser aprovado em três das maiores do mundo! A Sofia Santos de Oliveira, de Belo Horizonte (MG), está sentindo essa emoção na pele. Ela foi aprovada em nada mais nada menos do que Harvard, Yale e Stanford!

A jovem tem 18 anos e vem de origem humilde. Como sua família não tinha condições de pagar cursos particulares, aprendeu inglês sozinha, estudando por conta própria. Na infância, já sonhava em estudar fora do Brasil. “Desde o ensino fundamental, eu já cogitava a ideia de ir estudar no exterior, mas era quase uma utopia. Eu não sabia exatamente como iria conseguir chegar lá”, afirmou, segundo a CNN Brasil.

Sofia foi aprovada em três universidades renomadas: Harvard, Yale e Stanford (imagem: Arquivo) pessoal/CNN)

A jornada não foi das mais fáceis. Sofia enfrentou dificuldades, principalmente na infância, quando seu pai perdeu o emprego em uma indústria siderúrgica.

Como consequência disso, a garota também perdeu o direito à bolsa de estudos que tinha no Sesi. Acabou voltando à escola municipal e passou a se dedicar a atividades fora do horário normal de aula para se manter aplicada nos estudos.

“Como sempre gostei de estudar, não quis me conformar com a situação e continuei buscando por oportunidades de ir para uma escola melhor. Durante esses anos, participei de olimpíadas de matemática e me engajei em assembleias escolares”, explicou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GloboNews (@globonews)

No 9º ano, como consequência natural da sua dedicação diária, conseguiu uma bolsa integral em um curso preparatório para vestibulares. A princípio, sua preparação estava focada em universidades federais do Brasil.

Mas, aí, Sofia conheceu o Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), que tornou o sonho de estudar fora mais próximo. Essa organização oferece bolsas de estudos em colégios particulares para alunos de baixa renda, que não teriam como bancar a mensalidade com o dinheiro do próprio bolso.

“Depois de entrar no Ismart, conheci histórias de outros jovens de origens humildes como a minha e que tinham conseguido a sonhada aprovação em universidades americanas com bolsa, e percebi que aquele sonho poderia, sim, se tornar realidade.”

Bolsa em Harvard

Foi dessa forma que a Sofia conquistou uma bolsa para estudar no Colégio Santo Antônio, onde tinha uma rotina diária muito movimentada. A moça saía de casa 5h da manhã e só chegava às 20h.

Como você pode imaginar, receber a notícia de uma aprovação em Harvard é uma emoção muito grande. Eram 61.220 concorrentes e apenas 1.954 foram aceitos – apenas 3,19% do total. Yale e Stanford, as outras duas universidades em que ela foi aprovada, também são altamente disputadas.

Sofia optou por Harvard, onde vai ter uma bolsa integral de estudos para estudar Química e Ciências Sociais com foco em Educação e Saúde Pública.

Temos a certeza de que ela vai tirar de letra esse desafio! Vai brilhar e fazer bonito, levando o nome do Brasil para Harvard e inspirar mais jovens a trilharem o mesmo caminho.

Parabéns, Sofia!

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.