10 lugares inacreditáveis que parecem ser de outro planeta (mas estão na Terra!)
Atualize sua lista de 'lugares para conhecer antes de morrer' com estas dicas.
Você já esteve em algum lugar que te fez dizer “UAU“?
Lugares de tirar o fôlego que mais parecem ser de outro mundo não faltam, mas uns são mais fáceis de visitar do que outros. Abaixo, confira uma seleção que vai te deixar com vontade de fazer as malas e aproveitar tudo o que este mundo maravilhoso tem a oferecer.
1 – Cavernas Waitomo Glowworms
Foto: Divulgação
Estas cavernas da ilha norte da Nova Zelândia dão a impressão de que você está olhando para o céu estrelado. Esse efeito é causado por um tipo de verme luminescente que usa o mecanismo para atrair suas presas. O local tem visita monitorada feita com barcos.
2 – Gêiser Fly
Foto: Ken Lund/Wikimedia Commons
O homem teve uma certa importância nesta formação, que foi originada no século passado após uma perfuração no local. As cores neste gêiser, localizado em Nevada, nos EUA, é resultado de um ambiente cheio de bactérias acostumadas a altas temperaturas. Infelizmente o gêiser está em uma propriedade privada, fechada a visitantes, mas ele é tão grande que é possível ver de longe.
3 – Fonte Grand Prismatic
Foto: Brocken Inaglory/Creative Commons
Assim como no gêiser Fly, as bactérias também são as responsáveis pelo colorido da fonte termal Grand Prismatic. Localizada no famoso parque de Yellostone, esta é a maior fonte dos EUA. As cores se diferem de acordo com a temperatura – que permite o crescimento desta ou daquela bactéria. O centro é tão quente que impede a proliferação de vida e por isso a coloração é do azul mais puro, característico da água.
4 – Pamukkale
Foto: Ahmet Sahin
Declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, Pamukkale, também conhecido como Castelo de Algodão, fica na Turquia. De longe, a paisagem parece uma montanha nevada, mas trata-se de uma região termal com piscinas naturais de origem calcária e águas azuis.
5 – Monte Roraima
Foto: Reprodução
A maior parte fica na Venezuela, mas Brasil e Guiana também podem dizer que parte desta maravilha fica em seus territórios. A montanha de 2,8 mil metros é muito procurada pelos praticantes de trekking e sagrada para os índios da região. A paisagem desperta tanto fascínio que até inspirou o escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle na ambientação do seu famoso livro “O Mundo Perdido”.
6 – Montanhas Tianzi
Foto: Richard Janecki/Creative Commons
Lembra das montanhas flutuantes de Pandora, do mundo imaginário de Avatar? Pois bem, esta região da China serviu de inspiração para a criação da paisagem do filme dirigido por James Cameron. O pico mais alto tem mais de 1.200 metros. O nome Tianzi quer dizer “filho do paraíso” e foi dado em homenagem a um guerreiro chinês que viveu durante e dinastia Song (960 – 1279).
7 -Zhangye Danxia Landform
Foto: Reprodução
Parece uma pintura, mas não é. Estas montanhas ficam em Gansu, na China. Elas são formadas por camadas de arenito e diversos depósitos minerais. Esculpidas pela erosão, hoje, elas são uma grande atração turística.
8 – Caverna Son Doong
Foto: sondoongcave.org
Esta caverna é a maior do mundo e fica no Vietnã. O nome significa “caverna do rio da montanha” e acredita-se que foi criada entre 2 e 5 milhões de anos atrás pela ação da erosão do calcário, que abriu grandes espaços onde a rocha era mais fraca.
9 – Giants Causeway
Foto: Patrice78500/Creative Commons
Nas listas de patrimônio cultural e natural da humanidade desde 1986, a “calçada dos gigantes” já causou muitas dúvidas sobre sua origem. No passado, quem olhava estas colunas na Irlanda do Norte ficava intrigado e alguns realmente deixavam a imaginação solta, como o nome bem dá a entender. Hoje se sabe que a formação é resultado de ação vulcânica ocorrida durante o Período Terciário, há cerca de 50-60 milhões de anos.
10 – Emerald Ice – Lago Baikal
Foto: Alexey Trofimov
Localizado na Rússia, o mais antigo e profundo lago do mundo é também um dos mais impressionantes pela aparência. Durante o inverno, a água cristalina congela e uma série de fatores naturais deixam expostas elevações de gelo que mais parecem grandes esmeraldas.
Fala a verdade, é ou não é um mundo de riquezas?
Fonte: boredpanda.com.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.