Estados Unidos usa cabras para prevenir incêndios florestais

Ao estar passando por uma onda de calor preocupante, Estados Unidos passa a usar cabras para ajudar a prevenir incêndios.

Nesse último final de semana, as temperaturas de alguns estados que ficam os EUA chegaram a entrar para a história. Em específico no domingo, os termômetros chegaram a marcar 46,6ºC.

De acordo com os especialistas no assunto, a temperatura só chegou a baixar tanto assim, há mais de 80 anos. E claro, muitos problemas acabam aparecendo por causa disso.

Essa grande massa de calor que chega a atingir grande parte dos Estados Unidos é chamada de cúpula de calor (ou domo), que chega a se comparar com a tampa de panela.

Ao lado, o Canadá se encontra na mesma situação de susto. As autoridades locais já chegaram a avisar aos moradores, que estejam alertas nos dias seguintes, pois o fenômeno pode durar essa semana toda.

E uma das coisas que chegam a levantar muita preocupação na região, são os incêndios que ocorrem durante esse período que além de estar super quente, não apresenta nenhum sinal de chuva se aproximando.

Locais que possuem matos secos por perto, como regiões florestais, acabam se tornando uma preocupação ainda maior para as autoridades locais, já que um incêndio nessa proporção se torna ainda mais difícil de ser apagado.

Buscando soluções para que algumas medidas de precaução possam ser tomadas, o Estados Unidos chegou a animar os moradores de algumas regiões. Isso porque estão tornando o hábito de usar cabras para evitar certos focos de incêndios.

Por outro lado, os bichinhos também acabam saindo ganhando também, já que passam a se alimentar de tudo o que aparece pela frente nas regiões em que são levadas. Não entendeu sobre o que estamos falando?

As cabras como uma prevenção séria de incêndios florestais

Como chegamos a falar mais acima, existem regiões que são tomadas por algumas plantações que estão secas. Por causa do calor, os matos acabam ficando ainda mais.

Sendo assim, havendo qualquer sinal de fogo perto de uma região dessa, controlá-lo para que não se espalhe se torna uma atividade não só perigosa, mas quase impossível de ser feita por serem basicamente um combustível.

Quando as cabras são colocadas nesses locais, elas conseguem comer esse tipo de vegetação seca. E isso faz com que o estado precise de mais e mais cabras para conseguir conter certos riscos.

Quem sai ganhando nessa história?

É bem provável que muitos criadores de cabras sejam procurados pelas autoridades para auxiliar certas ações em determinadas regiões. Ainda assim, as cabras acabam se alimentando, o que também é bom para elas.

Porém, deveríamos aprender mais com essas situações e passar a respeitar os animais e seus habitats, já sendo apenas quem são, eles não só previnem “incêndios”, como muitos fenômenos e doenças.

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.