Esse bairrozinho de Pernambuco é o lugar mais lindinho do Brasil
O Poço da Panela é sem dúvidas um dos bairros mais lindos de Pernambuco. Localizado na cidade do Recife, o espaço conta com história, natureza e muito mais...
Você já ouviu falar do PoçodaPanela? Esse bairro reúne lindos casarões históricos e seus moradores e visitantes podem desfrutar de uma calmaria surpreendente. Isso porque além de ser um dos bairros mais lindos de Pernambuco, ele está localizado na região central do Recife.
Apesar de ser um bairro com pouca extensão territorial, ele é um ótimo roteiro para quem gosta de arquitetura, história e muito contato com a natureza. Só para você ter uma ideia, o Poço da Panela é banhado pelo Rio Capibaribe e suas ruas mantém características do século 18.
Também não deixaríamos de destacar inúmeras opções para os gastrónomos de plantão. Trouxemos tudo o que você precisa para ter uma boa experiência por lá. Confira agora um pouco sobre a história do Poço da Panela, e quais são as melhores atrações, bares, restaurantes e muito mais.
Poço da Panela: Um dos bairros mais lindos de Pernambuco
O Poço da Panela costuma ser reconhecido como o ponto de encontro da sociedade intelectual e artística do Recife. Suas ruas são tranquilas e o cenário se assemelha ao de uma cidade de interior.
Toda essa magia se traduz como fonte de inspiração e eu tenho certeza de que você também vai adorar explorar o bairro. O Poço da Panela reúne, na medida certa, socialização e natureza.
O surgimento do Poço da Panela
O bairro nobre do Recife, localizado na zona norte, surgiu em meados do século 18. Sua área pertencia as terras do engenho casa forte e inicialmente, o povoado ficava em meio às plantações de cana-de-açúcar.
Somente a partir de 1746, após uma epidemia de cólera, que afetou boa parte dos recifenses, a população passou a olhar para aquela região de forma diferente.
Alguns médicos da época, divulgaram que os banhos naquele trecho do Rio Capibaribe eram um ótimo remédio para combater a doença.
A partir disso, as famílias com maior poder aquisitivo começaram a se mudar para as margens do Rio, construindo seus casarões de veraneio.
Neste mesmo período, construíram um poço que para a população se assemelhava a uma bacia. As pessoas então começaram a chamar o local de Poço da Panela.
O povoado que logo virou um lindo bairro
O Poço da Panela seguiu como uma área predominantemente rural até a década de 70. Depois disso o espaço foi dividido em lotes e famílias de classe média e alta começaram a construir suas casas e ocupar a região com pretensões residenciais.
Geograficamente, o Poço da Panela faz Fronteira com os bairros de Santana, Monteiro, casa forte e casa amarela, todos localizados na zona norte. Além de torre, cordeiro e iputinga, bairros da zona Oeste.
Dados do IBGE, apontam que o Poço da Panela possui 87 hectares e uma população total de 4006 habitantes. Em um período passado, o espaço também foi ocupado por moradores ilustres.
Durante seu passeio, é possível conhecer a casa desses moradores, como o escritor, Ariano Suassuna, o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arrais, o poeta, Maciel Monteiro e o famoso abolicionista pernambucano, José Mariano e sua esposa, dona Olegarinha.
O Poço da Panela é uma zona de preservação histórica e cultural
Esse bairro é tido como um dos mais importantes de Pernambuco.
Ele guarda características históricas que ajudam a contar a história do estado. Atualmente, o Poço da Panela faz parte da zona especial de preservação do patrimônio histórico e cultural.
Ao caminhar pelas ruas, você nota a proibição de construções que divergem do cenário. A maioria das casas contam com quintais cheios árvores frutíferas e preservam características arquitetônicas de época.
Caminhar pelo Poço da Panela é como entrar em uma máquina do tempo. Além das ruas e da parte histórica, você também pode se divertir nos parques e praças públicas. Quer saber o que tem para fazer no Poço da Panela? Confira tudo a seguir.
O que fazer no Poço da Panela?
Não é à toa que este seja um dos bairros mais lindos e procurados de Pernambuco. O Poço da Panela também conta com um roteiro imperdível e emocionante. Independentemente de qual seja o seu estilo de viagem, tenho certeza de que vai encontrar uma atração agradável e surpreendente.
Explore as ruas e casarões históricos
Você já imaginou poder ver de perto figuras arquitetônicas que remetem a época de expansão da cidade do Recife? O Poço da Panela é um bairro que se diferencia muito de todos ao entorno.
A metrópole já está tomada pelos arranha-céus, mas no Poço da Panela é possível desfrutar da tranquilidade de ruas que se assemelham a cidades do interior.
Visite a Avenida Marquês de Tamandaré
Os baobás são um forte símbolo de Pernambuco. Passeando pelo Poço da Panela, não deixe de passar pela avenida Marquês de Tamandaré. Lá está localizado um dos baobás africanos mais icônicos da cidade. A magnitude da planta, transmite sensações únicas de contato com a natureza.
Conheça a linda Igreja de Nossa Senhora da Saúde
Essa construção é uma das mais lindas do bairro. Ela é datada de 1772 e é tombada como patrimônio histórico. A igreja possui características arquitetônicas marcantes e está nas proximidades da estrada real do poço, outro roteiro imperdível para quem visita à região.
A Estrada Real do Poço também é incrível
Esse roteiro também chama a atenção dos turistas que passeiam em Pernambuco. A famosa estrada real do poço, insere os visitantes em um cenário cheio de magníficos casarões seculares, além de natureza exuberante.
A área é bem tranquila e quase não existe comércios ou o tráfego de veículos. A estrada é considerada uma das principais vias de acesso à igreja de nossa senhora da saúde e oferece um passeio completo para todos os turistas.
O melhor bairro para um tour gastronômico
Os roteiros gastronômicos também tornam o Poço da Panela um dos melhores bairros de Pernambuco.
Ao explorar as ruas históricas não é difícil encontrar bares e restaurantes com conceitos diferenciados. Para quem curte uma vai bi mais informal, vale a pena conhecer o Terraço Capibaribe.
Os amantes do café, vão se deliciar com a infinidade de opções no bairro. E pode ficar tranquilo porque também existe restaurante vegano, especializado em massas, comida contemporânea, comidas regionais e até sushi.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!