7 coisas que você deve parar de fazer para não absorver energia negativa
A energia está ao nosso redor. Ela vibra através de odores, sons, cores, objetos, animais e pessoas. Podemos absorver energia positivas e negativas de tudo ao nosso redor, só depende de nós. Saiba como não se tornar uma esponja de negatividade.
A energia está ao nosso redor. Ela vibra através de odores, sons, cores, objetos, animais e pessoas. Sejam elas boas ou ruins.
Nós nos comunicamos uns com os outros e com tudo ao nosso redor através de diferentes formas de energia, mas nós as rotulamos de diferentes maneiras.
Na maioria das vezes, nossos humores dependem das energias que nos afetam. E acredite, elas podem ser mais intensas do que você imagina.
Se não temos cuidado, podemos absorver energias que são prejudiciais ao nosso bem-estar. E o pior, isso pode ser bem constante.
Nos tornamos esponjas de negatividade, onde outras pessoas conseguem despejar sua bagagem emocional.
É um ato nobre estar ao lado de alguém que está completamente confuso e perdido. Mas isso não significa que você deve descer onde estas pessoas estão e permanecer lá.
Isso seria contraproducente para vocês dois.
Ajudá-las a subir ao seu nível de positividade é a coisa certa a fazer, onde todos se beneficiam. É claro, você precisa abaixar suas mãos para levantar alguém.
Porém, é preciso muita consciência para não ir longe demais ao abaixar seus escudos. Se fizermos isso, ficaríamos em uma bagunça energética.
Aqui estão 7 coisas que você precisa parar de fazer para evitar absorver muita energia negativa:
1. Conectar-se com outras pessoas através de emoção negativa
- Este é um cenário comum entre amigos e familiares.
Quando seu amigo ou um membro da sua família está se sentindo deprimido, naturalmente você fica ao lado dele para oferecer conforto. Você oferece um ombro para chorar.
Embora descer ao nível onde ela está possa ajudar a outra pessoa a livrar-se da tristeza, isso pode baixar sua vibração.
No final, você pode ficar tão infeliz quanto a outra pessoa está.
Ao invés de baixar sua vibração para igualar com a da outra pessoa, por que não oferecer a ela uma vibração mais alta, para que ela consiga sair daquela vibração baixa?
Desta forma, todos podem ajudar uns aos outros. Não desrespeite ou duvide de como a outra pessoa está se sentindo, apenas ofereça uma perspectiva diferente enquanto estiver lá incondicionalmente.
2. Assumir uma responsabilidade que não é sua
As pessoas podem pedir ajuda a você, mas não é porque você está ali para ajudar que você precisa carregar toda a bagagem que torna aquela jornada difícil.
Você precisa lembrar que também tem a sua própria bagagem para carregar. Na verdade, está é sua maior responsabilidade.
Ter as mãos cheias enquanto tenta ajudar alguém não faz de você um herói, faz de você um tolo. Isso não ajuda ninguém e ainda prejudica a forma que você lida com sua bagagem.
Outras pessoas precisam aprender a carregar suas bagagens, para que elas se tornem fortes no final.
Proporcionar a elas encorajamento e uma dose constante de força são as melhores mãos que você pode oferecer a elas.
Dar a elas a oportunidade de aprender a lidar com suas bagagens por conta própria e aprender as lições que vêm junto com a superação destes desafios é a verdadeira ajuda.
3. Mostrar simpatia ao invés de compaixão
A compaixão é empoderadora, enquanto a simpatia é desempoderadora.
Isso porque quando você simpatiza, você sente pena daquela pessoa e por qualquer circunstância que aconteça com ela.
Qualquer pessoa que recebe simpatia não é ajudada de forma alguma. Elas se sentem amadas, mas infelizes, porque é assim que outras pessoas fazem parecer.
Por outro lado, mostrar compaixão faz com que a outra pessoa se sinta compreendida.
A compaixão mostra que você pode enxergar o interior da outra pessoa, ao ponto que nos torna iguais, dando a ela a oportunidade de enxergar isso por si própria.
Elas sentirão profundamente o amor e a força interior que você mostra, o que irá inspirá-las a também juntar suas forças interiores.
Com esta nova força, elas saberão que possuem a capacidade de controlar qualquer circunstância em que estiverem.
Ao mostrar compaixão, você mostra o quanto você confia na capacidade delas. E isso faz com que elas cresçam.
4. Achar que você sabe mais
Nós somos especialistas em dar conselho na vida complexa de outras pessoas.
Algumas vezes tentamos muito fazer com que outras pessoas nos ouçam para podermos ajudá-las, mas elas simplesmente não ouvem.
Mesmo dado verbalmente, seu conselho ou seu conhecimento não resolve todo o dilema de outra pessoa, pelo simples fato de que você não sabe tudo sobre a vida daquela pessoa.
Não importa o quanto suas experiências pareçam similares, há coisas que você simplesmente não enxerga ou não sabe.
Além disso, a outra pessoa enxerga as coisas de forma diferente de você. Seu conselho pode esclarecer algo para elas, mas não espere que as pessoas sigam ele à risca.
Deixe elas seguirem o seu próprio caminho, porque ele foi feito unicamente para elas.
Pessoas que realmente ajudam outras pessoas não dizem para onde ir ou como seguir seu caminho. Elas apenas oferecem conselho e abrem as portas.
Para evitar a negatividade de não conseguir ajudar outras pessoas, pare de tentar. Apenas ofereça conselho e perspectivas que elas possam usar para se tornarem melhores.
5. Escolher lados
Esta situação é inevitável entre amigos e familiares. Duas pessoas se envolvem em um conflito e as duas tentam persuadi-lo a escolher seus lados.
Mesmo se o seu único objetivo é ajudar as duas partes a resolver o problema, você se encontrará negativamente bombardeado pelas duas pessoas, que acusaram você de ser tendencioso.
Mais do que isso, você ama e se importa com estas pessoas, se elas não membros da sua família ou amigos próximos.
- Como resultado, você absorve as energias negativas dos dois.
Para evitar drenar sua própria energia, diga qual a sua posição e nunca escolha um lado. Deixe isso claro para eles.
Aceite as opiniões deles e saiba que as duas partes são capazes de resolver suas diferenças quando elas estiverem preparadas. Isso aconteceria mesmo se você não se intrometesse.
6. Agradar a todos
A maioria das pessoas empáticas tem genes de agradar as pessoas. Dizer “não” às pessoas não é fácil.
Mas ser uma pessoa empática sábia exige que você diga “não”, principalmente quando você está ciente do quanto da sua energia está em jogo.
Dar a sua energia facilmente é uma traição a si mesmo, mesmo que outros possam agradecer.
Há momentos em que você precisa se colocar em primeiro lugar, para poder ajudar outras pessoas ainda mais.
Como você pode continuar seu bom trabalho, se não tem energia suficiente para si mesmo? Quando se trata de sua energia, fortes limites são essenciais.
7. Ouvir o que as pessoas dizem
Qualquer um pode ter uma centena de opiniões sobre você. Se forem positivas ou negativas, não é da sua conta. Se tornar da sua conta, você convida energias negativas para sua vida.
Algumas opiniões realmente machucam, algumas fazem você se sentir bem consigo mesmo, mas todos possuem o direito de ter sua própria opinião, qualquer que seja.
Uma vez que você domina a habilidade de não se importar com o que os outros tem a dizer, você está pronto para seguir.
O que importa é que você define a si mesmo e sua vida baseado em quem e o que você acha que é, não baseado em como os outros te enxergam.
Deixe as pessoas te julgarem livremente e permita-se viver livremente. Afinal de contas, é a sua vida. Seja quem você é sem ter que se explicar para os outros.
—
Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Life Coach Code.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.