Escolas de estado brasileiro fica no top 10 do Prêmio Melhores Escolas do Mundo

Duas escolas do estado do Ceará foram classificadas no top 10 do Prêmio Melhores Escolas do Mundo. Elas concorrer nas categorias “Ação ambiental” e “Apoiando vidas saudáveis”. Confira!

Referência desde 2019 quando o assunto é preservação ambiental, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jaime Tomaz de Aquino, da cidade de Beberibe, no Ceará, é uma das duas instituições de ensino cearenses classificadas no top 10 do Prêmio Melhores Escolas do Mundo. A outra concorrente é a EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, do município de Carnaubal.

O “World’s Best School Prizes 2023” é promovido pela T4 Education, uma organização global que trabalha no desenvolvimento de ferramentas, iniciativas e eventos para o aprimoramento da educação. A EEMTI Jaime Tomaz De Aquino e a EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves estão concorrendo nas categorias “Ação ambiental” e “Apoiando vidas saudáveis”, respectivamente.

Orgulhosa de fazer parte da história do centro de ensino de Beberibe, a estudante Emilly Bernardo, de 16 anos, da 2ª série do ensino médio, diz que começou a se interessar pelo assunto de ecologia depois de participar de uma aula especial promovida pela escola.

Lá ela aprendeu a importância da reciclagem e que o papel, um material super usado em colégios, é um dos resíduos que mais agridem o meio ambiente quando não descartado da forma correta.

Para diminuir o consumo e o descarte, fazemos essa ação de forma constante. Sou a aluna responsável pela reciclagem de papel e também sou diretora do grupo ambiental da escola”, explicou.

De acordo com Emily, na EEMTI Jaime Tomaz De Aquino, os alunos desenvolvem diversas ações, como o cultivo de vegetais que são utilizados na merenda dos estudantes.

Além disso, a instituição está sempre presente em eventos da área e colabora com organizações envolvidas na preservação ambiental. Dentro dos muros da escola, a EEMTI Jaime Tomaz promove o uso racional de energia, a captação de água de aparelhos de ar-condicionado e da chuva e, claro, a coleta seletiva do lixo gerado por funcionários e alunos.

SAÚDE MENTAL

Já a EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves é destaque no quesito saúde mental dos alunos. Durante a pandemia, os professores perceberam a mudança de comportamento dos alunos, como problemas de ansiedade, depressão, dificuldades de comunicação e socialização, além de casos mais graves de baixa autoestima e automutilação.

Assim, nasceu o projeto “Adote um Estudante”, que trabalha com o apoio de psicólogos voluntários, de diversas partes do Brasil. Esses profissionais passaram a oferecer atendimentos online e de forma individual.

Uma das jovens atendidas pelo projeto é a Mirely Alves, de 17 anos, aluna da 3ª série do ensino médio. Durante seis meses, ela fez acompanhamento com psicólogos e disse que o projeto foi de suma importância para a sua melhora.

Me vi necessitada e aceitei. O atendimento foi muito importante, pois eu estava passando por algumas dificuldades e não sabia como fazer, com ansiedade a mil e muitos pensamentos negativos”, explicou.

Quem também foi agraciada pelo “Adote um Estudante”, foi a Vitória Nascimento, de 17 anos.

Você ter alguém ali pra lhe ouvir e aconselhar, traz conforto e alívio. É gratificante ver o quanto a gestão é acolhedora, o quanto se importa com os alunos”, afirmou.

DEDOS CRUZADOS

O resultado das três escolas finalistas em cada categoria do “World’s Best School Prizes 2023” será em setembro deste ano. Um mês depois, será a divulgação dos primeiros lugares. As escolas vencedoras receberão 50 mil dólares. Ou seja, vamos torcer para ter Brasil nesta lista!

Vale a pena acompanhar a página do prêmio e também das escolas cearenses. É pura inspiração!

Fonte: SEDUC.

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.