Uruguai constrói a primeira escola sustentável da América Latina

Cerca de 200 voluntários do Uruguai e de outros países colocaram a mão na massa para criar a Escuela Sustentable Jaureguiberry.

Quando vi o projeto do novo campus da Universidade FTP, realmente acreditei que a sustentabilidade pode se tornar realidade.

Com arquitetos mais conscientes e projetos de permacultura e bioconstrução sendo colocados em prática em mais lugares no mundo inteiro, sonhar com uma escola sustentável já não parece tão ilusório assim.

Nem ilusório, nem distante

.

Isso mesmo! Os nossos vizinhos uruguaios, apesar de geograficamente menores que nós, já estão alguns passos à frente quando o assunto é sustentabilidade.

Em 2014, cerca de 200 voluntários – do Uruguai e de outros países – começaram a colocar a mão na massa para criar uma escola sustentável.

Eles transformaram os dois mil pneus, as cinco mil garrafas de vidro, os dois mil metros quadrados de papelão e as oito mil latas de alumínio que tinham na Escuela Sustentable Jaureguiberry.

Apenas 40% do material utilizado para a construção não é reciclado

“Com este projeto, temos a possibilidade de parar de protestar e começar a propor. Fazer algo para mudar o que acreditamos que precisa ser mudado, o que acreditamos que tem de ser diferente”, desabafa Martín Espósito, coordenador geral do projeto, no teaser documental da Escuela Sustentable.

Agora, a escola sustentável uruguaia já está de pé.

Tudo isso graças não só aos voluntários, mas também ao norte-americano Michael Reynolds, que há 45 anos criou uma empresa especializada em edifícios sustentáveis e de baixo custo, chamada Earthship.

A estrutura da escola conta com placas de energia solar e moinhos de vento para gerar energia, hortas para a produção de alimentos orgânicos e pilares sustentados por garrafas de vidro recicladas.

Os uruguaios estão certos de que a educação em seu país está dando passos significativos para uma revolução em seu modo de ensinar, aprender, experienciar o mundo, incluir a comunidade e refletir.

Veja um dos vídeos do projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=U5DpM6JB7sM

Uma fonte de inspiração para o mundo inteiro, não é mesmo?

Acredito que se uníssemos a realização uruguaia com a reforma educacional finlandesa, alcançaríamos o modelo ideal de educação que o século XXI tanto precisa.

O que você acha?

Fonte: hypeness.com.br

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.