As empresas não querem o seu diploma, mas as suas habilidades e competências
Ter um diploma não é suficiente. Confesse, você já sabe disso. O que o mercado de trabalho precisa é de gente competente e comprometida. Leia mais.
Eu conheço e você também deve conhecer pessoas que nunca fizeram uma graduação, mas tem um salário muito maior do que muitas pessoas com diploma. Eu tenho observado que isso ocorre pela má formação básica desses profissionais.
A educação, ou melhor, o sistema de ensino em nosso país está preocupado apenas com números, em quantas crianças de 03 anos estão na escola, quantas pessoas estão entrando nas universidades, quantas pessoas estão sendo enviadas para estudar no exterior.
Mas não se importam em quantas crianças estão realmente aprendendo a ler e escrever corretamente, quantos jovens terminam o ensino médio sabendo escrever e interpretar bem um texto, como está sendo a empregabilidade desses formados nas universidades e assim por diante.
Tudo isso tem produzido profissionais frustrados e empresas ainda mais decepcionadas com toda essa bagunça.
Para ser mais claro, as empresas pagam pelas nossas competências e habilidades e não pelos diplomas que possamos ter. Claro, isso não nos desobriga a fazer um curso superior. Mas existem opções mais práticas e interessantes de ter uma profissão, como os cursos online de qualidade e os cursos presenciais com profissionais que estão fazendo acontecer e já atuam em uma determinada área.
Se você tem facilidade com novas tecnologias, é uma pessoa que gosta de aprender e tem disciplina para isso, basta você encontrar uma área com demanda reprimida e criar um conteúdo de qualidade com artigos, vídeos, podcast ou qualquer outro meio que essas pessoas gostarem.
Você está com a faca, o queijo e uma garrafa de café na mão. Compartilhe conhecimento relevante, de qualidade e as pessoas vão pedir para comprar de você.
Tem a outra pessoa que é totalmente desligada de redes sociais e desse mundo tecnológico, mas gosta de fazer pequenos reparos em casa e é caprichoso em tudo que faz. Se você mora em uma cidade com mais de 100 mil habitantes, você pode fazer uma clientela de senhoras que moram sozinhas e ser o cara que vai fazer pequenos serviços para essas pessoas, ganhando uma boa grana com tudo isso. Para citar apenas uma profissão, na verdade existem demanda para várias outras.
Sinceramente, tem uma porrada de profissões que não precisam de diploma e que estão carentes de bons profissionais. Pesquise, junte sua vocação e a vontade de trabalhar e vai ganhar dinheiro onde ninguém está querendo ir ralar.
Sendo bem direto ao ponto, as empresas não querem um diploma em um papel timbrado, elas querem as nossas habilidades e competências. Essa foi e sempre será a verdade no mercado de trabalho, principalmente o privado.
Existem muitos especialistas práticos (sem diploma) e estão ganhando bem mais que pessoas com diploma de ensino superior ou de especialista.
Por isso, se você terminou a graduação e acha que sua vida já está resolvida, sinto muito, mas você está no século errado. A educação continuada, aliada com a prática do conhecimento adquirido, é o segredo para adquirir maturidade profissional e isso não significa que você tenha que fazer uma pós-graduação cara em uma escola tradicional ou trabalhar em uma grande empresa.
Se é assim, então é errado fazer um curso superior, um MBA?
Claro que não, desde que essa seja a sua vocação e você já esteja atuando nessa área que pretenda fazer o curso. Mas você não precisa de um curso superior, um MBA ou um pós-MBA para ser um profissional de sucesso.
Muitas empresas irão dispensar você pelos cursos que você tem e preferir alguém com a experiência exigida, mesmo que essa pessoa não tenha uma formação acadêmica.
O que quero alertar é que apenas um diploma já não é garantia de emprego, ser um profissional de sucesso não exige uma formação acadêmica robusta, com muitos artigos publicados e um currículo Lattes extenso.
Mas exige sim, qualificação, habilidades e competências que você terá que descobrir e aperfeiçoá-las ao longo da vida.
***
Xico Trindade é cristão, conservador e escreve textos no Medium de vez em quando.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.