Empreendedora e agricultora serra-leonina empodera mulheres através da agricultura sustentável

Uma agricultora de Serra Leoa tem empoderado mulheres do setor rural com a Slay Farms. O objetivo é construir relacionamentos com outros agricultores também pode ajudar os jovens empresários do agronegócio a entender o contexto local. Confira!

O Agro ainda é deles. De acordo com dados da FAO, menos de 15% dos proprietários agrícolas em todo o mundo são mulheres, enquanto 85% são homens. Mas se depender de serra-leonina Rugiatu Favor Kanu esse cenário irá mudar.

Defensora dedicada de práticas agrícolas sustentáveis e uma força gigante por trás do empoderamento das mulheres no setor agrícola de Serra Leoa, Rugiatu começou o seu próprio negócio, a Slay Farms.

Em seus 10 acres de terra, a jovem trabalha com outras agricultoras enquanto ensina tudo o que sabe sobre agricultura sustentável. Muito mais do que uma empresa, a Slay Farms é também uma comunidade.

Em um país onde a agricultura é um setor-chave e a maioria da população está envolvida na área, construir relacionamentos com outros agricultores também pode ajudar os jovens empresários do agronegócio a entender o contexto local, incluindo os desafios e oportunidades existentes”, escreveu ela em um post na página do Facebook da Slay Farms.

De acordo com ela, ao trabalharem juntas, jovens agricultoras podem criar um setor agrícola mais resiliente e sustentável em Serra Leoa e, assim, contribuir para o crescimento e desenvolvimento econômico do país.

A fazenda é sede de uma variedade de eventos que tem como objetivo divulgar informações sobre as tecnologias mais recentes da agricultura sustentável. Além disso, o local conecta as trabalhadoras a um mercado mais amplo para seus produtos.

BOLSA MANDELA

E não é só na fazendo que Rugiatu está presente. Ela também trabalha para o Conselho de Monitoramento de Produtos de Serra Leoa. Como Coordenadora de Controle de Qualidade, a jovem ajuda a garantir que as fazendas locais estejam produzindo os melhores produtos possíveis para distribuição doméstica e global. Que incrível!

Toda essa dedicação em promover uma inovação agrícola e dar a outras mulheres agricultoras uma vantagem na indústria recentemente, rendeu a Rugiatu a Bolsa Mandela Washington para Jovens Líderes Africanos.

O programa a levou a serra-leonina à Clark Atlanta University em Atlanta, nos Estados Unidos, para cursos acadêmicos e de liderança que ela poderá aplicar em seu trabalho no seu país. Além disso, a oportunidade proporcionará inúmeras redes de conexão e contatos para continuar crescendo em sua comunidade agrícola!

MULHERES FORTES!

Por aqui a gente adora falar sobre mulheres como a Rugiatu, empoderadas e com vontade de mudar o mundo!  Por exemplo, você lembra da jovem estadunidense que nasceu na prisão, foi aprovada em Harvard e irá estudar direito?

A mãe da Sky Castner deu à luz à menina na prisão do Condado de Galveston, no estado do Texas nos Estados Unidos. A mulher foi encarcerada no momento do nascimento da filha.

Assim, o pai levou a recém nascida e a criou como um pai solteiro. O começo de vida inusitado era apenas um prelúdio para tudo o que a menina iria viver.

Sky acaba de se formar em terceiro lugar na turma de 2023 da Conroe High School e, no segundo semestre, irá realizar um grande sonho: estudar direito na Universidade de Harvard! A aptidão pelos estudos sempre foi algo presente na vida da jovem, que adorava ler e se esforçada para manter as melhores notas possíveis.

Relembre a história completa!

Fontes: Inspiremore e SwitSalone.

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.