10 crenças fantásticas de diferentes culturas sobre o eclipse solar
Muitas são as crenças sobre o eclipse solar. Muito antes da explicação científica, diversas culturas já possuíam sua interpretação sobre o fenômeno. Conheça as crenças mais fantásticas:
Muitas são as superstições sobre o eclipse solar. Culturas que desde muito antes da explicação científica, já possuíam sua própria interpretação para este fenômeno.
O National Geographic explica que o eclipse solar acontece quando a lua nova se move entre a Terra e o Sol impedindo os raios solares de alcançarem a Terra.
Crédito: Jar155
Apesar da distância em que se encontram, o Sol e a lua parecem ter o mesmo tamanho vistos do nosso céu.
Imagine então como um eclipse solar poderia parecer sobrenatural para diferentes culturas:
1. Lobos engolindo fogo
O astrônomo E. C. Krupp, diretor do Observatório Griffith em Los Angeles, Califórnia, conta ao National Geographic que em algumas culturas, tanto o eclipse solar quanto o lunar indicavam que demônios ou animais consumiam o sol ou a lua.
Crédito: _Jasmin_
“Os Vikings viram um par de lobos no céu caçando o sol ou a lua”. Quando um dos lobos pegava uma das esferas brilhantes, acontecia o eclipse solar (ou lunar) como resultado.
2. Eclipse solar quando o sapo come o sol
Crédito: cocoparisienne
O astrônomo explicou que no Vietnam, as pessoas acreditavam que o eclipse solar era resultado de uma rã ou um sapo comer a lua ou o sol.
3. O céu está jantando
Por outro lado, Krupp explica que a tribo Kwakiutl na costa ocidental do Canadá acredita que é a boca do céu que consome o sol ou a lua durante um eclipse solar.
4. Eclipse solar esclarecido: o roubo do sol
Krupp comenta que na mitologia coreana sobre o eclipse envolve “cachorros de fogo” que tentam roubar o sol ou a lua. Aqui, o roubo é a forma de explicar o desaparecimento do sol durante o fenômeno.
5. O rei demônio hindu Rahu
Essa é uma das histórias mais coloridas na opinião de Krupp e envolve o rei demônio hindu Rahu. Ele disfarça a si mesmo como um deus com a intenção de roubar um elixir que garante imortalidade.
O sol e a lua veem o que Rahu está aprontando e reportam o seu crime para o deus Vishnu, o protetor do universo.
Como efeito do crime de Rahu: “Vishnu corta fora a cabeça dele antes que o elixir deslize por sua garganta”, explicou o astrônomo. Como consequência, a cabeça de Rahu se torna imortal, mas não seu corpo.
Crédito: skeeze
A cabeça do demônio continua a se mover pelo céu em perseguição ao sol e à lua por vingança. Às vezes, ele consegue pegá-los e os engole.
Por não ter garganta, no entanto, o sol e a lua caem do fundo de sua cabeça.
Como você pode imaginar, essa é a explicação para o eclipse solar.
6. Eclipse solar também significa reconciliação
Crédito: cairomoon
A astrônoma cultural Jarita Holbrook da Universidade da Província do Cabo Ocidental em Belville, na África do Sul, tem um mito favorito sobre o eclipse solar, que é o contado pelo povo Batammaliba nos países Togo e Benim na África Ocidental.
Ela explica à National Geographic que nesse mito em especial, o sol e a lua estão brigando durante o eclipse. As pessoas encorajam os dois a pararem e então acontece a reconciliação:
“Eles veem [o eclipse solar] como um momento de se unir e resolver velhas disputas e ira”, disse Holbrook. “É um mito que é mantido até hoje.”
7. Eclipse solar é estar em equilíbrio com o universo
Nancy Maryboy, presidente do Instituto de Educação Indígena nas Ilhas San Juan, em Washington, explica ao canal que o povo indígena Navajo mantêm tradição referente aos eclipses até os dias atuais.
O povo Navajo considera a ordem cósmica do universo como uma questão de equilíbrio.
“Algo como um eclipse é apenas parte da lei da natureza. Você pausa para reconhecer que esse tempo é especial e você reflete sobre a ordem cósmica.”
Crédito: Vishnu_KV
Alguns ainda seguem tradições mais antigas associadas a um eclipse solar, ficando dentro de casa com a família, cantando canções especiais e até abstendo-se de comer, beber ou dormir.
E há ainda a questão de não olhar para um eclipse solar: “Eles dizem que se você olhar para o sol durante um eclipse, afetá seus olhos depois.”
Esse ato de olhar o sol faz o equilíbrio com o universo ir embora. E problemas começam a surgir no caminho.
Então comer e beber durante o fenômeno também está fora de questão para os Navajo.
8. Mito do Eclipse Solar afetar mulheres grávidas
Muitos mitos modernos são causas de preocupação para muitas pessoas.
Crédito: Simah
Krupp conta que um dos mais persistentes é o suposto perigo para mulheres grávidas e seus bebês durante um eclipse.
“Parece irracional”, diz ele, mas acredite, ele já recebeu dúzias de ligações sobre esse mito.
9. Não olhar para o sol totalmente coberto
Outro mito moderno é a afirmação de que as pessoas não podem olhar diretamente para o sol quando está completamente coberto durante um eclipse solar total.
Crédito: DaveDavidsoncom
Os astrônomos Krupp e Holbrook, observam que não há problema algum quando o sol está completamente coberto. Para ela, é justamente o momento que você deveria estar aproveitando o momento para ver o eclipse solar.
10. Eclipse solar é sinal do Fim dos tempos
E há ainda outras culturas que acreditavam que o eclipse solar é sinal do fim dos tempos.
Susan Milbrath, curadora de arte Latino-Americana e arqueologia no Museu de História Natural na Flórida, falou sobre o povo Maia.
Crédito: ipicgr
Os indígenas Ch’orti’ acreditavam que “um eclipse solar que durava mais de um dia traria o fim do mundo e os espíritos dos mortos viriam a vida e comeriam todos na Terra”, explicou Milbrath ao New York Times, com base em seu livro “Star Gods of the Maya: Astronomy in Art, Folklore, and Calendars.”
No mesmo raciocínio, a curadora observou que os Maias Iucateque e Lacandón viam eclipses como total destruição. Para os Lacandón, a terra se dividiria e onças surgiriam para “comer a maioria das pessoas”.
É incrível o que um eclipse solar pode representar na vida das pessoas em culturas tão diferentes, seja uma crença antiga ou um mito atual.
Veja o vídeo da National Geographic sobre como um eclipse solar acontece (inglês):
Compartilhe com os seus amigos!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.