Amar demais o dinheiro pode te condenar; Eclesiastes 5:10 é a explicação mais clara disso
Você deseja limpar seu coração de toda ganância e arrogância que o dinheiro gera no coração? Confira aqui uma excelente reflexão sobre amar demais o dinheiro.
Podemos aprender muito com Eclesiastes 5:10 sobre amar o dinheiro e as riquezas deste mundo. A pessoa escrava do dinheiro não ficará satisfeita com mais dinheiro, nem o amante da riqueza se contentará com os ganhos.
Um dos grandes perigos de ser materialista e achar que toda a riqueza do mundo irá fazer feliz, é que as pessoas sempre desejam mais e mais sem satisfazer.
A palavra de Deus está repleta de reflexões de ensinamentos que nos dizem sobre o verdadeiro valor da riqueza que vem de Deus e a insignificância que é os bens materiais deste mundo.
Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido. (Eclesiastes 5:10)
Consagrando uma vida a Deus é possível entender qual é o significado da riqueza e a não importância de acumular dinheiro e mostrar para as pessoas que tudo pode.
O homem que obtém riquezas por meios injustos é como a perdiz que choca ovos que não pôs. Quando a metade da sua vida tiver passado, elas o abandonarão, e, no final, ele se revelará um tolo. (Jeremias 17:11)
A verdadeira riqueza vem de Deus
O grande perigo de achar que o dinheiro trará felicidade é que muitas pessoas não se agradam com o que tem, muitas vezes esquecendo que só tem alguma coisa porque Deus deu.
Não existe muito valor na satisfação passageira que o dinheiro traz na mente de uma pessoa amante das conquistas terrenas vazias e sem significado.
Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu. “Dou este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. (Apocalipse 3:17-18)
É nítido no olhar das pessoas que querem sempre mais a ausência da felicidade muitas dessas pessoas utilizam da riqueza terrena para preencher vazios existenciais.
Nem a riqueza e nem todo dinheiro do mundo trata para sua vida a verdadeira felicidade que só Deus pode oferecer a quem buscar ele com fé e temor.
A felicidade é Deus, não riquezas terrenas
Você é feliz com o que tem? Apesar das dificuldades muitas pessoas aprendem a se contentar com o que tem e buscar nisso a felicidade.
Precisamos ter um coração grato, pois tudo que temos da vida vem das mãos de Deus de bom grado. Que você possa buscar uma vida abençoada na gratidão e feliz com as conquistas que já venceu.
Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. (Efésios 1:18-19)
Tudo que você tem é bençãos de Deus em sua vida, por isso que você deve ser grato e sempre desejar o melhor para as outras pessoas assim como você tem.
A verdade é que você precisa servir bem as outras pessoas e não desenvolverem seu coração a ganância por mais dinheiro e uma falta de felicidade que a riqueza sem Deus oferece.
Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou. O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo. Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam. (Gênesis 26:12-14)
Ter Deus nos projetos é buscar a verdadeira riqueza
Não adianta você ter um montão de dinheiro e acúmulos de bens materiais se você não tem uma vida feliz e ir de acordo com a vontade de Deus.
Compartilhe as coisas boas da vida com muito amor no coração, aprenda com os erros da vida e seja uma pessoa melhor nas falhas.
Não digam, pois, em seu coração: ‘A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza’. Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que dá a vocês a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê. (Deuteronômio 8:17-18)
Nada impede de você ser rico e bem-sucedido nas suas escolhas da vida, mas para qualquer pessoa que deseja ser feliz, Deus tem que estar em primeiro lugar sempre.
Fortaleça sua fé no Criador e busque sempre a humildade para saber lidar com as mudanças em sua vida.
Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês”? (Lucas 16:10-11)
Não apensar colocar de lado, mas eliminar de sua vida a arrogância e egoísmo se deseja seguir a vontade de Deus.
Em nome de Jesus Cristo, seja um homem ou mulher que teme a Deus. Sua vida pode ter várias riquezas que nenhum banco conseguirá guardar.
…
Você gostou de saber mais sobre o que Eclesiastes 5:10 fala sobre dinheiro? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre o que a Bíblia fala sobre dinheiro e riqueza.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.