“É melhor serem dois que um, pois um ajuda o outro a alcançar o sucesso”
Você quer entender melhor sobre o que a Bíblia fala sobre trabalho com outras pessoas? Confira aqui uma excelente reflexão de Eclesiastes 4:9 para edificar sua vida.
Quando a vida é vivida sem nosso Senhor Todo-Poderoso, a vida é fútil e sem sentido, sabia disso?
Quando Deus é eliminado do coração do seu humano, então o ciclo da vida e a chance da morte não expressam nada além de desesperança.
Além disso, quando nosso Pai Celestial é excluído, então o inimigo tem total domínio sobre a vida de cada um que abandona Ele.
Você sabia que foi o Rei Salomão quem escreveu o livro de Eclesiastes? Apesar de ser um rei com sabedoria e sua riqueza superar qualquer outro ser mortal, ele foi um homem que perdeu sua direção espiritual.
De novo voltei a minha atenção e vi toda a opressão que ocorre debaixo do sol: Vi as lágrimas dos oprimidos, mas não há quem os console; o poder estava do lado dos seus opressores, e não há quem os console. (Eclesiastes 4:1)
Ao longo do tempo o Rei Salomão por causa das escolhas carnais que fez, viveu um vida derrotada.
Por isso considerei os mortos, mais felizes do que os vivos, pois estes ainda têm que viver! (Eclesiastes 4:2)
Salomão desonrou Deus
Embora tenha começado bem, Salomão desonrou nosso Pai Celestial.
Salomão ignorou a Palavra do Pai e seguiu seu próprio caminho, o que o levou à beira do desespero quando deveria estar desfrutando de uma vida vitoriosa e espiritualmente satisfatória.
No entanto, melhor do que ambos é aquele que ainda não nasceu, que não viu o mal que se faz debaixo do sol. Descobri que todo trabalho e toda realização surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas isso também é absurdo, é correr atrás do vento. (Eclesiastes 4:3,4)
Em meio a uma constante efusão de lamentações em Eclesiastes, onde ele se queixa:
“A vida não tem sentido. Tudo é fútil. Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.”
Assim, descobrimos algumas frestas de esperança e alguns bons conselhos. A verdade é que o Rei Salomão nos lembra que nosso Deus Criador fez tudo belo em seu tempo e colocou a eternidade no coração humano.
Ajude o seu irmão
Podemos aprender muito com a Palavra de Deus, sobre muitas coisas podemos entender a vontade de Deus para nossas vidas.
Aprendemos no livro de Eclesiastes que um crente verdadeiro além de ajudar o próximo:
- Ele ajuda quem precisa;
- Ajudar o irmão com trabalho;
- Trabalha em conjunto com outras pessoas;
- Os crentes precisam ajudar os outros com trabalho;
- Entender que Deus nos unem para ajudarmos uns aos outros;
- Não estamos sozinhos;
- Não precisamos trabalhar sozinhos.
É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. (Eclesiastes 4:9)
Não permita que o pecado desse mundo tire as coisas boas de Deus do seu coração. Não permita que as pessoas ruins desse mundo fira sua fé ou tira a sua paz.
Você precisa de verdade é entregar sua vida para Deus e entender que Ele nunca abandonará quem crer com fé.
Não deixe de ajudar quem precisa
Nós cristãos devemos ter a habilidade, o hábito de ajudar o próximo, fazer com que outras pessoas se sintam bem.
Assim que você ajuda uma pessoa, esse indivíduo pode ajudar outros, e assim vai a corrente do bem.
Quem traz bênção enriquece-se, e quem rega também será regado. (Provérbios 11:25)
Precisamos regar a bondade do mundo, entender que esse mundo pode ser melhor se você lutar contra o pecado e cultivar o auxílio aos necessitados.
Um verdadeiro cristão tem em seu coração a força necessária para ajudar pessoas em situações piores que as delas.
Mesmo passando por dificuldades, um cristão encontra forças para ajudar, para auxiliar os necessitados.
Um homem de Deus, uma mulher de Deus não trabalham sozinhos, eles sempre buscam fazer a vontade de Deus ajudando o próximo.
Quem é bom para com os pobres, empresta ao Senhor, e ele os recompensará pelo que fizeram. (Provérbios 19:17)
Confie na providência de Deus para sua vida
Não deixe de cultivar a bondade em seu coração, não permita que o pecado tire do seu coração a vontade de ajudar o próximo.
Alimente os pobres, ajude pessoas que realmente precisam de ajuda, confie na providência de Deus, pois Ele ajuda quem ajuda os outros.
Os generosos serão eles próprios abençoados, porque partilham o seu alimento com os pobres. (Provérbios 22: 9)
Fuja as amarras do pecado, cultive uma vida de oração e adoração a Deus. Mostre para as pessoas que Deus sustenta você para poder ajudar também outras pessoas.
Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede, ou forasteiro, ou precisando de roupas, ou doente ou na prisão, e não te ajudamos?’ Ele responderá: ‘Em verdade te digo, tudo o que você não fez por um dos menores, você não fez por mim.’ (Mateus 25: 44-45)
Que o Pai Celestial defina os seus passos, para que você consiga fazer a vontade dEle e em sua vida.
Só fuja do pecado, cultive o amor em seu coração diariamente.
Você não precisa trabalhar sozinho
Como cristãos que somo todos os dias de nossas vidas, nós somos todos pessoas com nossas próprias tarefas e responsabilidades dadas pelo nosso Pai Celestial.
Nós somos um Corpo que é chamado a viver e trabalhar em parceria uns com os outros irmãos, o que é muito mais produtivo do que trabalhar sozinho, não é mesmo?
A verdade é que os sucessos compartilhados e as tristezas compartilhadas não apenas dão maior encorajamento e são edificantes.
Percebi que, ainda assim, o povo que vivia debaixo do sol seguia o jovem, o sucessor do rei. O número dos que aderiram a ele era incontável. A geração seguinte, porém, não ficou satisfeita com o sucessor. Isso também não faz sentido, é correr atrás do vento. (Eclesiastes 4:15,16)
É como somos chamados a viver neste mundo por nosso Pai celestial. Precisamos sempre aprender com a Palavra de Deus sobre esses acontecimentos.
Que você possa trabalhar junto para o avanço do evangelho e realizar as obras do nosso Senhor na unidade do Espírito Santo, enquanto ainda é dia.
…
Você gostou de saber mais sobre o livro de Eclesiastes e como aprendemos muito sobre Deus com o Rei Salomão? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.