Do Cristo Redentor à NASA: mundo presta homenagens ao eterno Rei Pelé
O mundo foi tomado por homenagens ao Rei Pelé que vão da Nasa ao Cristo Redentor, passando ainda por jogos na Europa e uma lembrança do craque junto com Maradona.
29 de dezembro de 2022. O dia em que o Rei Pelé passou para a eternidade. Fez bonito nos campos de futebol com a camisa do Brasil e do Santos e viu o mundo render-se ao seu talento. Não faltaram homenagens para aquele que é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos.
Ver essa foto no Instagram
Além de jogadores, jornalistas esportivos, políticos e artistas, a NASA também deu o seu jeitinho de homenagear Pelé. A agência espacial norte-americana publicou, em suas redes sociais, uma foto da galáxia na constelação do Escultor com as cores do Brasil. O comentário de uma usuária na publicação do Instagram chama a atenção: “Pelé, uma estrela que virou constelação”.
O Cristo Redentor, grande símbolo do Rio de Janeiro (RJ) e do nosso país, também não podia deixar de homenagear o Rei Pelé com as cores verde-amarela. Quem passou pela Avenida Paulista, no coração de São Paulo (SP), deve ter visto a homenagem da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que iluminou seu prédio com uma imagem do craque.
Os aplausos e a linda homenagem do @orangevelodrome ao Rei Pelé 🖤👑🇧🇷
🎥 @PVSportFR pic.twitter.com/EB2tyKxiFw
— Olympique de Marseille 🇧🇷 🇵🇹 (@OM_Portugues) December 29, 2022
Na Europa, o Rei foi lembrado em partidas do Campeonato Francês e do Campeonato Espanhol. No jogo entre Olympique de Marselha e Toulouse, na França, os jogadores das duas equipes se reuniram no meio-campo para o que seria um minuto de silêncio. No entanto, o silêncio deu lugar aos aplausos a Pelé que vinham das arquibancadas e de dentro do gramado. O jogador Payet, do Olympique, ficou claramente emocionado com o gesto e foi às lágrimas.
Pelé e Maradona
A internet também foi tomada por homenagens e começou a circular um vídeo que muita gente, provavelmente, nem sabia da existência. O encontro entre Maradona e Pelé em um programa de TV, em 2015.
Ver essa foto no Instagram
O ídolo argentino desafiou o Rei a uma disputa de altinha, como é chamado o jogo em que os participantes devem cabeçear a bola sem deixá-la cair. Dá para ver a habilidade dos dois que tocam um para o outro com grande precisão. Se a brincadeira fosse acabar só quando um deles errasse, é bem provável que passassem anos ali rs.
Enquanto o mundo chora a partida de Pelé, é bem provável que os dois estejam continuando essa disputa de altinha lá no Céu. Maradona representando a Argentina e o Rei representando a seleção verde-amarela em uma reedição da rivalidade que existe entre as duas nações vizinhas.
Fica o bonito legado de um brasileiro que mostrou que, mesmo em um país tão desigual e racista como o nosso, um garoto negro e pobre pode chegar ao estrelato e tornar-se Rei.
Pelé não morreu. Foi para a eternidade e segue vivo no coração e na memória de todos nós. Obrigado por tudo!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.