A diferença entre a psicopatia e a sociopatia que você precisa entender
Você quer entender melhor a diferença entre psicopatia e a sociopatia, assim como saber identificar sinais de comportamento? Confira aqui a diferença entre esses termos.
A verdade é que todo mundo já ouviu os termos “psicopata” e “sociopata” utilizadas para explicar uma determinada pessoa que vive com transtorno de personalidade antissocial.
A sociedade em que vivemos tem sensacionalizado demais os termos como “sociopata” e “psicopata” sem antes saber de verdade o significado por trás do significado.
Com isso, várias pessoas que não sabem que estão falando evocam de forma errada imagens de pessoas assim como:
- Irritadiças;
- Temperamentais;
- Pessoas de coração frio sem emoção.
Para amenizar um pouco da desinformação de certas pessoas nesses ternos, graças às representações em livros e filmes, a população tem opiniões distorcidas sobre qual é realmente a diferença entre psicopatia e sociopatia.
Na realidade, isso significa viver com essa condição de saúde mental quando uma pessoa sofre com psicopatia ou sociopatia.
Como a sociedade enxerga pessoas psicopatas e sociopatas?
Os comportamentos de pessoas assim geralmente parecem típicos, exceto que a pessoa pode utilizar carisma e ferramentas sociais para manipular outras pessoas para benefício próprio.
Por outro lado, uma determinada pessoa com comportamentos de psicopatia ou sociopatia pode ser mais previsível e mais propensa a ficar com raiva.
Essa geração de raiva rápida pode causar interrupções em suas vidas diárias, afetando assim até uma vida social saudável.
Qual a diferença entre psicopatia e sociopatia?
A diferença entre um psicopatia e um sociopatia muitas vezes não é clara para algumas pessoas.
Isso porque uma vez que ambos são mais termos de opinião popular para transtorno de personalidade antissocial do que termos médicos reais.
Você precisa entender que a psicopatia tem origem em fatores hereditárias ou genéticas, já a sociopatia tem fatos sociais, como, por exemplo, abuso na infância ou traumas.
Quando muitas pessoas falam sobre indivíduos psicopatas ou sociopatas, os estereótipos que elas normalmente estão presumindo para definir são:
Pessoas sociopatas são:
- Temperamental;
- Sem empatia;
- Manipuladoras;
- Desprovidas de culpa ou vergonha;
- Ambivalentes em relação às consequências.
Pessoas psicopatas são:
- Sangue-frio;
- Calculistas;
- Violentas;
- Desprovidas de moral;
- Incapazes de amar.
Pode ser um pouco complicado de dizer a diferença entre comportamento de pessoas sociopatas e comportamento de pessoas psicopáticas, a sociedade ainda não diferir os termos.
Além disso, se uma determinada pessoa está preocupada se ela ou um familiar apresenta estar mostrando sinais de psicopatia, ou sociopatia, ela pode fazer testes.
18 sinais de que você namora uma pessoa NARCISISTA
Como identificar psicopatia e a sociopatia?
Quando os critérios medicinais são considerados, sociopatas e psicopatas dividem todos os sintomas, com alguns sintomas sendo mais graves em psicopatas.
Para que uma determinada pessoa seja diagnosticada com esses termos que aqui você está aprendendo, pelo menos três dos sete traços listados a seguir devem estar presentes nessa pessoa:
1 – Falta de respeito
Pessoas que apresentam sinais de psicopatia ou sociopatia são indivíduos sem respeito pelas:
- Normas;
- Leis sociais;
- Tendência a infringir as leis.
2 – Mentirosa e manipuladora
Pessoas desse tipo são mentirosas, amam enganar pessoas por prazer e manipulam constantemente outras.
Além disso, psicopatas ou sociopatas utilizam identidades, apelidos falsos para ganho pessoal e ganhos futuros também.
3 – Não pensa no futuro
É fácil identificar pessoas com sinais de sociopatia ou psicopatia pelo comportamento de não planejar de longo prazo e agir sem pensar nas consequências dos atos.
4 – Agressividade
Pessoas com sinais de psicopatia ou sociopatia apresentam comportamento agressivo, assim, causando dano mental ou físico a outras pessoas ao seu redor.
5 – Perigosa nas atitudes
Os seus atos são espontâneos, pessoas assim não têm medo das consequências do futuro. Um psicopata ou sociopata não se preocupa com a sua segurança, com a segurança dos outros.
6 – Sem palavra
Quer saber se um amigo ou familiares apresenta sinais de sociopatia ou psicopatia? Observe as atitudes.
A pessoa não mantenha a palavra, não cumpre responsabilidades pessoais ou profissionais sem se preocupar com consequências futuras.
7 – Não admite que está errado
Os psicopatas e pessoas com problemas de sociopatia não sabem o que é sentir culpa pelo que fez, remorso ou muito menos empatia.
Simpatia? Essas pessoas não sabem o que é isso, pois depois de ferir ou maltratar os outros, elas vivem normalmente.
15 coisas que pessoas introvertidas gostariam todos SOUBESSEM (e respeitassem)
Sinais de pessoas psicopatas e sociopatas
Agora que você já sabe a diferença entre os dois e como identificar uma pessoa com esses problemas, está na hora de aprender a detectar alguns sinais de alteração de comportamento dessas pessoas.
Para não confundir mais os termos, confira a seguir alguns sinais de pessoas sociopatas e psicopatas, são eles:
- Frio e rude;
- Superioridade;
- Cometer crimes;
- Gosta de roubar;
- Gosta de intimidar;
- Prefere ficar sozinho;
- Não mostrar emoções;
- Tenta controlar os outros;
- Prefere ameaçar os outros;
- Não aprender com os erros;
- Incapaz de manter amizades;
- Gosta de ameaça com suicídio;
- Abusa de substâncias químicas;
- Usar carisma para ganhar favores;
- Usar humor e inteligência para manipular;
- Não consegue manter relacionamentos positivos.
Outro grande sinal de pessoas psicopatas ou sociopatas é a facilidade em praticar crueldades com animais, chegando até a ferir e matar animais por prazer.
Sou psicótica ou sociopata por ser uma pessoa egoísta?
Tanto pessoas com psicopatia quanto pessoas com sociopatia, ambas podem passar a vida inteira sem um diagnóstico efetivo, enquanto isso, continuam causando dor às pessoas ao seu redor.
A verdade é que as pessoas que apresentam sinais e comportamento de egoísmo são taxadas pela sociedade como sociopatas ou psicopatas.
Para realmente entender esse problema de comportamento, um diagnóstico pode muito bem ser realizado apenas quando os sintomas ocorrem a longo prazo.
Pessoas que apresentam esses sintomas, os comportamentos delas não mudam devido à punição que certas pessoas acreditam que vão melhorar.
Mudanças de estilos de vida pode ser tratado com médicos e profissionais capacitados na área de atuação.
O fato é que pessoas que apresentam egoísmo exagerado pode exibir certos comportamentos de psicopatia ou sociopatia, essa é a verdade.
Esse sinal pode ser a longo prazo ou pode ter uma consciência, um direcionamento moral que faz com que as pessoas se sintam mal com o comportamento.
…
Você gostou de saber a diferença entre psicopatia e sociopatia? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para entender os termos e não confundir mais.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.