9 dicas para manter a motivação durante a jornada para suas realizações
Com certeza você vai se autodesenvolver com essas dicas para manter a motivação. É durante a jornada para ter boas realizações que devemos manter a consistência.
Quem nunca perdeu a motivação, não é mesmo? Quando nos sentimos para baixo, não sentimento vontade de recobrar as energias, muitas vezes, perdendo a consistência na jornada.
Continua mesmo sem motivação é bastante desafiador, especialmente nos dias em que tudo está contra. Você cumprindo ou não suas obrigações, a motivação faz parte do trabalho.
Muitas pessoas recorrem ao esforço como estratégia para driblar o desanimo, com isso, manter-se na disciplina e foco sem perder a consistência.
Foi pensando nisso que selecionamos algumas dicas para manter a motivação durante a jornada e não perder o progresso diante do desânimo.
9 dicas para manter a motivação durante a jornada
A motivação faz parte de nosso dia a dia, querendo você ou não. Algumas pessoas não acreditam que motivar-se seja a solução para a falta de vontade.
Para ela, basta apenas reconhecer a necessidade de colocar a mão na massa e trabalhar com ou sem motivação.
Por outro lado, a motivação, quando bem aplicada, desperta nas pessoas algumas vantagens, estratégias e até novos caminhos a serem traçados. Veja a seguir como manter a motivação.
1 – Planejar pequenas metas para criar força
São as pequenas metas que farão uma grande diferença no futuro. Por incrível que pareça, muitas pessoas usam das pequenas metas atingidas com forma de motivação.
Um bom trabalho realizado é visto como maneira saudável de se motivar, com isso, agregando mais resultados as atividades empregadas.
Sem dúvida, estabelecer boas metas para cumpri-las com excelência ajuda diversas pessoas a se destacarem nas áreas de atuação.
2 – Acompanhar os processos
Como uma forma de visualizar os caminhos já trilhados, acompanhar a jornada rumo as realizações pessoais fazem parte da motivação.
Muitas pessoas acham que a motivação se resume a vídeos com palavras de efeito ou pessoas falando que tudo dará certo, quando, na verdade, vai muito além.
Quando usado como estratégia de produtividade, acompanhar os processo e ser uma pessoa motivada em prosseguir, a motivação é uma aliada única.
3 – Aceitar as cobranças positivas dos amigos
Existem muitas cobranças e críticas positivas, vista como conselhos mais direcionados, é importante aceitá-las de coração aberto.
Ao contrário das cobranças desnecessários e sem conexão com seu processo, é bastante motivador quando uma pessoa recebe uns puxões de orelhas positivos.
Na verdade, quando a crítica é bem estruturada e construtiva, seu processo de sucesso melhorará consideravelmente.
4 – Mudar de ambiente
É bastante benéfico para sua força de vontade variar um pouco os locais de trabalho. A motivação também vale para o que sentimos e enxergamos.
Pode até parecer besteira, mas, a motivação melhor o seu dia de trabalho quando estamos um lugares aconchegantes e de energias positivas.
Chega a ser impossível ser produtivo e coletar bons resultados trabalhando em um ambiente tóxico e sem conexão com suas metas.
5 – Recompensar as pequenas conquistas
Lembra que damos a dica de estabelecer pequenas metas para ter mais motivação nas realizações? Agora você só precisa casar ela com se recompensar pelas conquistas do dia.
Tanto os elogios e palavras de reconhecimento quanto as recompensas são necessárias para melhorar até mesmo a visão da motivação no trabalho.
Ser reconhecido pelo trabalho bem feito faz com que as pessoas despertem o sentimento de missão cumprida, melhorando assim vários aspectos de produtividade e criatividade.
6 – Praticar a gratidão
Um tipo de comportamento bastante negligenciado pelas pessoas que buscam ser pessoas melhores no ambiente e vida pessoal é a gratidão.
Você é grato pelas conquistas do dia a dia? Será mesmo que você reconhece que erro e agradece pela falha para efetuar o certo?
Apesar de muitas pessoas levarem para o lado ético profissional, praticar a gratidão é uma das melhores formas de se motivar.
7 – Lembrar do seu “porquê”
Antes de buscar motivação para realizar seus objetivos, é importante você responder alguns questionamentos, como:
- Você sabe o que está fazendo?
- Por que você batalha diariamente para ter bons resultados?
- É por reconhecimento ou teste pessoal?
- Será que seus comportamentos diários estão ligados aos seus objetivos?
Saber responder o porquê de certos comportamentos você adere realizar para ter bons resultados é importante até mesmo para a motivação.
8 – Ter um calendário com metas
O que adianta você ter toda a motivação do mundo se não é organizado? A organização das metas e projetos é fundamental para o sucesso da jornada.
A motivação pode ajudar pessoas desregradas a encontrarem caminhos mais simples para realizar as responsabilidades do dia a dia.
Com isso, ter um calendário com tudo que precisa ser feito além de motivar a trabalhar mais focado, essa ferramenta ajuda ser mais organizado.
Confira aqui no Awebic mais conteúdos inspiradores sobre motivação:
- Essa música de Pitty é uma grande lição de vida e MOTIVAÇÃO
- A neurociência da motivação: como manter-se motivado até nos dias ruins
- 9 coisas que conseguem destruir a sua MOTIVAÇÃO e roubam suas grandes conquistas
- 68 frases de Arquimedes para te trazer motivação e inspiração ao sucesso na vida
- MOTIVAÇÃO: homem percorre o Brasil e a América do Sul de bike
9 – Praticar atividades que aumenta o humor
Qual foi a última vez que você fez uma atividade recreativa para descansar a mente e melhorar o humor? A sobrecarga mental no trabalho é um grande inimigo da produtividade e motivação.
Com certeza seus processos de trabalhos serão mais fluidos se encaixar mais momentos para cuidar de si.
O descanso mental é valorizado em muitas empresas, fazendo com que muitas delas exijam que os funcionários tirem momentos para descontração.
…
Você gostou dessas dicas para manter-se motivado durante jornada para suas realizações pessoais? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares essas dicas de produtividade.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.