10 dicas práticas para aprender a respirar MELHOR e salvar sua saúde
Confira aqui com essas dicas como respirar melhor e começar a ter uma vida mais saudável. Entenda como a respiração pode ser um grande aliado para sua saúde do corpo.
Você já parou para pensar em como respirar adequadamente para melhorar a saúde do corpo? Você sabia que a respiração geralmente é um processo inconsciente? No entanto, existem algumas formas ideais de respirar.
Nós analisaremos aqui o que acontece dentro do corpo de uma pessoa quando a respiração. Faremos isso para você entender a importância de respirar melhor para ter uma vida mais saudável.
Além disso, aqui também iremos fornecer algumas dicas e exercícios para melhorar a eficiência respiratória. Dicas essas adequados para pessoas com problemas respiratórios e aqueles sem eles. Continue e confira!
O que acontece com nosso corpo quando respiramos?
Como todo mundo já sabe, respirar, ou o simples ato da respiração, é um processo complexo de troca de ar que envolve as seguintes partes do corpo:
- Os pulmões;
- O diafragma;
- Os músculos intercostais.
Os pulmões são um par de órgãos esponjosos localizados em cada lado do tórax. Eles conseguem se expandir quando uma pessoa inspira e se contraem quando ela expira.
Além disso, cada pulmão do nosso corpo é envolvido por uma fina membrana chamada pleura. Essa membrana protege o pulmão e permite que ele deslize para frente e para trás durante a respiração.
Já o diafragma é um músculo fino localizado abaixo dos pulmões e acima da cavidade abdominal. O seu movimento para cima e para baixo ajuda a contrair e expandir os pulmões.
Para finalizar o processo de respiração, os músculos intercostais são os músculos que correm entre as costelas. Sendo assim, eles auxiliam a respiração, ajudando a expansão e contração da cavidade torácica.
Fazer exercício NESSE horário pode te fazer APRENDER mais!
10 Dicas para Aprender a Respirar Melhor
Agora que você já sabe a importância da respiração certa e adequada para a sua saúde, que tal aprender a respirar corretamente? Foi pensando nisso que selecionamos ótimas dicas para você aprender a respirar melhor e ter uma vida mais saudável.
1 – Exercitar a respiração simples
Uma pessoa pode realizar este exercício quantas vezes forem necessárias para aprender a respirar direito. Com isso, essa respiração pode ser feita em pé, sentado ou deitado.
Além disso, se a pessoa acha este exercício difícil ou acredita que a respiração está deixando ela ansiosa ou em pânico, parar é uma boa opção.
Para que o exercício seja eficaz, tente novamente em um dia ou mais e aumente o tempo gradualmente.
2 – Fazer respiração de ressonância
Você já ouviu falar na respiração por ressonância, ou respiração coerente? Você sabia que esse tipo de respiração pode ajudar você a entrar em um estado de relaxamento e reduzir a ansiedade. Veja a seguir como fazer:
- Deitar e fechar os olhos;
- Respirar suavemente pelo nariz e com a boca fechada;
- Contar por seis segundos;
- Não encher demais os pulmões de ar;
- Expirar por seis segundos;
- Deixar o ar sair do corpo lentamente sem forçar;
- Continuar o processo por até dez minutos.
É muito importante que você reserve alguns minutos adicionais para ficar quieto e se concentrar em como seu corpo se sente.
Exercício de Yoga para os Olhos: aprenda a técnica que mudará sua VIDA!
3 – Praticar a respiração labial franzida
O fato é que a respiração com lábios franzidos é uma técnica de respiração simples que ajuda a tornar as respirações profundas mais lentas e mais intencionais.
Com isso, a técnica foi encontrada para beneficiar pessoas com ansiedade associada a doenças pulmonares como enfisema e doença pulmonar obstrutiva crônica.
4 – Ter uma respiração atenta
A meditação Mindfulness (Atenção Plena) envolve focar a respiração e trazer sua atenção para o presente, sem permitir que a mente se desvie para o passado ou futuro.
5 – Bafo de Leão
A respiração do leão, ou “Simhasana” (Pose de Ioga) em sânscrito, durante a qual uma pessoa coloca a língua para fora e ruge como um leão, é outra prática útil de respiração profunda.
Sendo assim, a respiração pode ajudar a relaxar os músculos do rosto e da mandíbula, aliviar o estresse e melhorar as funções cardiovasculares.
6 – Praticar a respiração 4-7-8
O exercício respiratório 4-7-8, também denominado respiração relaxante, atua como um tranquilizante natural para o sistema nervoso das pessoas – é uma técnica muita usada.
No início da respiração, é melhor realizar o exercício sentado com as costas retas. Após se familiarizar melhor com o exercício de respiração, no entanto, a pessoa pode executá-lo deitado na cama.
Adeus incômodo! Fazendo os sintomas da MENOPAUSA fluírem com Yoga
7 – Treinar a respiração de Caixa
Também conhecida como respiração quadrada, a respiração em caixa é muito simples de aprender e praticar, além, claro, de ser muito bom para a manutenção da saúde do corpo.
Na verdade, se uma pessoa já se notou inspirando e expirando no ritmo de uma música, ela já está familiarizado com esse tipo de respiração compassada.
8 – Respirar pela Barriga
Sobre esse tipo de respiração, de acordo com o The American Institute of Stress, vinte a trinta minutos de respiração abdominal por dia reduzem a ansiedade e o estresse.
Por isso, comece a encontrar um lugar confortável e tranquilo para se sentar ou deitar. Em seguida, experimente sentar-se em uma cadeira com as pernas cruzadas ou deitar-se de costas com um pequeno travesseiro sob a cabeça e os joelhos.
9 – Alternar a respiração pela narina
A respiração por narina alternada envolve o bloqueio de uma narina por vez enquanto uma pessoa respira pela outra, alternando entre as narinas em um padrão regular.
Portanto, é melhor praticar esse tipo de respiração na posição sentada para manter a postura. Você entendeu?
10 – Alternar entre Respiração Torácica e Respiração Adnominal
A verdade é que a maioria das pessoas não está realmente consciente da forma como está respirando, porém, geralmente, existem dois tipos de padrões de respiração:
- Respiração diafragmática (abdominal);
- Respiração torácica (tórax).
A respiração diafragmática é um tipo de respiração profunda e uniforme que envolve o diafragma. Ele permite que os nossos pulmões se expandam e criando pressão negativa que leva o ar pelo nariz e pela boca, enchendo os pulmões de ar.
Você sabia que esta é a forma como os bebês recém-nascidos respiram naturalmente? Uma pessoa provavelmente também está usando esse padrão de respiração quando está em um estágio de sono relaxado.
Já a respiração torácica é um tipo de respiração que vem do tórax e envolve respirações curtas e rápidas. Quando uma pessoa está ansiosa, ela pode nem perceber que está respirando dessa maneira.
…
Você gostou de saber mais sobre como a respiração pode melhorar nossa saúde? Gostou também das dicas para aprender a respirar melhor ter uma vida mais saudável? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.