DESCUBRA qual destino brasileiro está entre os lugares mais acolhedores do mundo

Paris? Londres? Nova York? Que nada! O distrito de Monte Verde ocupa o sexto lugar na lista de destino mais acolhedores do mundo em 2022. Você já foi conhecer?

Na sua opinião, o que um lugar precisa para ser acolhedor? Pessoas gentis, atrativos naturais, culinária gostosa? Pois bem, o distrito de Monte Verde, na cidade mineira de Camanducaia, foi eleito um dos 10 destinos mais acolhedores do mundo em 2022!

O ranking foi feito pela plataforma de viagens Booking.com com base na avaliação de mais de 232 milhões de usuários. Pessoas que viajaram e compartilharam suas impressões sobre os locais.

E olha só que bacana: Monte Verde ficou em sexto lugar, à frente de destinos badalados como Açores, em Portugal, e Bruges, na Bélgica.

Chamado carinhosamente de “Suíça brasileira”, o distrito foi escolhido por despertar romantismo em qualquer turista, oferecer belas vistas para os apaixonados por natureza, pelo montanhismo e por ter uma gastronomia saborosa.

Segundo o portal UOL, a premiação também destacou a diversidade das espécies animais, especialmente os lindos pássaros.

Foram lembrados ainda os charmosos chalés alpinos à beira das montanhas. A lista completa dos 10 escolhidos você confere a seguir:

1. Matera (Itália)
2. Bled (Eslovênia)
3. Taitung City (Taiwan)
4. Nafplio (Grécia)
5. Toledo (Espanha)
6. Monte Verde (Brasil)
7. Bruges (Bélgica)
8. Nusa Lembongan (Indonésia)
9. Ponta Delgada, Açores (Portugal)
10. Hoi An (Vietnã)

E detalhe: já é a segunda vez que Monte Verde aparece em destaque. Em 2020, como bem lembrou o site Só Notícia Boa, o distrito ficou em nono lugar no Traveller Review Awards, prêmio da Booking.com.

Conheça Monte Verde

Agora que você já sabe qual é o destino brasileiro entre os mais acolhedores do mundo, que tal conhecer um pouco mais sobre ele?

O distrito mineiro tem 71 anos de existência e possui uma população de 4.132 pessoas, segundo o IBGE. Monte Verde fica a 30 quilômetros da sede do município de Camanducaia. Já em relação à capital Belo Horizonte, a distância é de 484 quilômetros, com acesso pela BR-381, segundo a Agência Minas.

Quando o assunto é paisagem, se destacam árvores típicas da Mata Atlântica, como o ipê o carvalho. Você também pode encontrar outros tipos de vegetação, como araucária e cedros. É considerado um refúgio de paz e tranquilidade, com várias opções de lazer.


Entre elas, trilhas na natureza e passeios de trenzinho, quadriciclo e jeep. Também tem arvorismo, patinação e tirolesa. Nas lojas da cidade, você pode aproveitar para ir às compras e conhecer os belos produtos artesanais.

Se você quiser mais dicas, basta clicar aqui e se encantar com as belezas de Monte Verde. Um lugar que vale muito a pena visitar com toda a família. Aproveite para descansar, viver novas aventuras e cultivar boas memórias dessa viagem.

Caso você já tenha ido, compartilhe com a gente o que achou do distrito e que passeios recomenda. Vamos valorizar o enorme potencial turístico do nosso país e preservar esse patrimônio lindo que temos no Brasil. Viva Monte Verde!

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.