De acordo com Harvard, esses são os 5 melhores exercícios físicos

Você sabe quais são as melhores atividades físicas para perder peso? Confira aqui, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Harvard, quais os melhores exercícios físicos.

Você é daquelas pessoas que acha que correr uma maratona é a maneira mais simples de ficar em forma? Cuidado!

Segundo os estudiosos de Harvard, para perder peso, aumentar a massa muscular, fortalecer os ossos e proteger o coração, há exercícios físicos melhores do que correr uma maratona.

A professora de Medicina e Epidemiologia da Faculdade de Medicina de Harvard nos Estados Unidos, I-Min Lee, fala que correr longas distâncias não faz bem para as articulações e nem para o sistema digestivo de uma pessoa.

Com isso, a proposta da professora para atividades físicas inclui outros cinco exercícios que trazem mais benefícios que vão desde a perda de peso até a ganho de massa corporal, fortalecimento dos ossos e proteção do coração.

Acredite, para os pesquisadores de Harvard, das cinco melhores atividades físicas, nenhuma delas é de correr.

Veja a seguir quais são as cinco atividades físicas mais benéficas para a saúde em longo e curto prazo de acordo a professora de Medicina de Harvard I-Min Lee.

As cinco melhores atividades físicas para perder peso e ganhar massa

Confira a seguir, de acordo com a professora de Medicina de Harvard, I-Min Lee, quais são as melhores atividades físicas para você que quer perder peso e ganhar mais massa muscular.

1 – Natação 

Segundo os autores do boletim de saúde de Harvard Healthbeat, a natação se trata do exercício perfeito para ganhar massa e perder gordura corporal.

Na natação a pessoa trabalha quase todos os músculos do corpo, eleva a frequência cardíaca e pode melhorar a proteção do cérebro da deterioração e a saúde do coração relacionada à idade.

melhores-atividades-físicas-perder-peso

O hábito de nadar regularmente entre trinta e quarenta e cinco minutos é um exercício aeróbico que ajuda a combater a depressão, como também a elevar o estado de ânimo e a diminuição do estresse.

Para a professora Lee, a natação é uma ótima atividade física para pessoas com artrite. Já para o diretor da empresa de treinamento Home Wellness, Ángel Merchán, não acredita na existência de uma treinamento perfeito baseado em apenas uma modalidade, embora o considere bastante completo.

Por isso, é preciso que a pessoa tenha uma abordagem incluindo diversas práticas. As cargas e os impactos na natação são também necessárias para a prevenção da osteoporose e para o estímulo dos tendões.

Portanto, você deve combinar a natação com um trabalho de força, com pesos, e de impacto, corrida.

2 – Treinamento de força 

A realização desse tipo de atividade física requer o uso do peso para criar resistência contra a gravidade. O peso pode se o próprio corpo, tiras elásticas ou pesos com ou sem alça.

melhores-atividades-físicas-perder-peso

O treinamento de força trata-se de uma exercício fundamental em qualquer tipo de treinamento, como melhorar o força muscular, prevenir lesões ou até mesmo ativar o metabolismo. 

Todos os tipos de pessoas podem e devem fazê-lo, mas claro que de forma adaptada para cada situação. Para as pessoas na terceira idade, o treinamento de peso ajuda no combate a vários problemas comuns, como dores nos joelhos e nas costas, osteoporose e sobrepeso.

Além disso, o treinamento de força é essencial para manter o peso que se perdeu, proteção dos ossos e músculos, melhoramento no mecanismo do corpo, assim, tornando a pessoa mais consciente de cada movimento.

3 – Tai Chi (Arte marcial)

Tai Chi é uma arte marcial chinesa que combina uma série de delicados movimentos e fluidos para criar uma espécie de meditação em movimento.

O exercício físico é praticado bem lentamente e suave com um alto grau de concentração dando uma atenção especial para a respiração em profundidade.

melhores-atividades-físicas-perder-peso

Como são as próprias pessoas que definem o seu próprio ritmo, a atividade física é acessível para várias pessoas, independentemente da idade ou da condição física.

A arte marcial Tai Chi é uma ótima atividade para os mais velhos, pois o equilíbrio é um componente essencial da condição física e é algo que perdemos com o avançar da idade.

Além disso, esse tipo de exercício físico melhora a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio, previne o surgimento de dores lombares e problemas na coluna vertebral.

Com o Tai Chi, você pode aprender a respirar e a canalizar as energias, como também melhorar o sono e a relaxar o corpo e a mente.

Qualquer pessoa pode realizar essa atividade, pois ele não provoca nenhum tipo de impacto.

4 – Caminhar 

Vários estudos e pesquisas apontam que a caminhada durante pelo menos trinta minutos, mesmo sendo em um ritmo moderado ou pausado, pode trazer para a pessoa vários benefícios, tanto para o corpo como para mente.

Para as pessoas com depressão severa, esse tipo de atividade física pode contribuir para uma redução clinicamente muito importante.

melhores-atividades-físicas-perder-peso

A caminhada é uma atividade física que melhora o sistema cardiovascular, podendo ajudar também no fortalecimento da parte inferior do corpo nas pessoas mais velhas e naquelas que têm pouca condição física.

Essa atividade também tem o poder de diminuir os níveis de colesterol, que é essencial para as pessoas com diabetes, reforça o sistema imunológico, melhora a circulação e oxigenação do corpo.

5 – Exercícios de Kegel

Os exercícios de Kegel é muito importante para as mulheres e os homens, pois eles ajudam a fortalecer a região pélvica.

À medida que nós vamos envelhecendo, a região pélvica, que inclui o útero, a bexiga, o intestina delgado e o reto, fragiliza-se. Portanto, manter esse conjunto com resistência traz muitos benefícios como o de evitar vazamentos da bexiga.

melhores-atividades-físicas-perder-peso

Segundo os pesquisadores de Harvard, a forma mais correta de fazer os exercícios de Kegel é comprimir os músculos usados para segurar a urina ou os gases durante dois ou três segundo, soltar e repetir todo o processo por dez vezes, de quatro a cinco vezes por dia.

Porém, para o fato de que a realização de uma quantidade muito grande desses exercícios pode levar a um enfraquecimento dos músculos da região pélvica, assim provocando uma nova redução da capacidade de controlar a bexiga.

Gostou de saber mais sobre as cinco atividades físicas que os pesquisadores da Universidade de harvard recomendam para quem quer perder peso e ganhar massa muscular? Então deixe nos comentários a sua opinião, ficaremos felizes em saber. Bom treino!

Claudio Bernardo
Escrito por

Claudio Bernardo

Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.