Você não pode ser produtivo sem rotinas e rituais (por onde começar)
Você é aquilo que faz repetidamente. Suas rotinas e seus rituais fazem parte disso e moldam sua produtividade ao longo dos dias. Saiba mais!
Há poucas coisas que afetam tanto sua produtividade diária, sua trajetória profissional e o bem-estar geral, quanto suas rotinas.
Como Will Durant escreve em A História da Filosofia (uma citação muitas vezes atribuída erroneamente a Aristóteles):
“Nós somos o que fazemos repetidamente.”
Hoje sabemos a verdadeira extensão dessas palavras. Segundo pesquisa, até 40% de nossas ações diárias são movidas por hábitos – as ações e rotinas inconscientes que desenvolvemos ao longo do tempo.
No entanto, rotinas não são a única coisa que precisamos para uma vida equilibrada. A maioria de nós passa os dias pulando entre as tarefas. E trocar o hábito de fazer isso mudará por completo a sua vida!
Somos um designer pela manhã e, em seguida, um escritor de e-mail profissional e um participante de reunião no período da tarde. É preciso se doar sobre muitas coisas todos os dias!
E são nossos rituais – aquelas ações simbólicas realizadas em momentos chave – que nos ajudam a passar pelo dia tranquilamente. O que muita gente pode definir como chato, pode ser a chave da sua produtividade!
Como Maria Popova, fundadora do Brain Pickings escreve, embora muito diferente na prática, a rotina e o ritual parecem ser dois lados da mesma moeda:
“Enquanto a rotina visa tornar o caos da vida cotidiana mais contido e controlável, o ritual visa embutir no mundano um elemento mágico. A estrutura da rotina nos conforta e a especialidade do ritual nos vitaliza.”
Então, como rotinas e rituais se encaixam no dia de trabalho moderno? E como podemos desenvolver aqueles que maximizam nossa capacidade de realizar um trabalho significativo?
Como criar uma rotina de produtividade?
Em sua forma mais básica, uma rotina é uma série de ações seguidas regularmente.
Você pode ter uma rotina matinal composta das coisas que você faz assim que acorda (tomar banho, fazer o café da manhã, planejar seu dia, dirigir para o trabalho).
Ou uma rotina noturna que ajuda você a relaxar e desconectar de tudo para conseguir dormir de forma mais fácil e rápida.
Todos nós temos rotinas (quer as reconhecemos ou não). No entanto, nem todos conscientemente elaboram suas rotinas para maximizar seu tempo e aproveitar as horas que lhes sobram!
É por isso que muitas pessoas estão interessadas nas rotinas de empreendedores e criativos de sucesso. Achamos que seguir os mesmos passos trará os mesmos resultados.
Como encontrar minha própria rotina?
Mas seguir cegamente as rotinas de outra pessoa não fará com que você seja tão produtivo quanto ela.
A correlação não é causalidade, não é porque o CEO da Apple acorda às 3:45 da manhã todas as manhãs que essa seja a razão do seu sucesso. Em vez disso, a rotina diária de maior sucesso é aquela que funciona para você.
No trabalho, isso significa compreender os fluxos e refluxos naturais do corpo. Planejando um trabalho significativo quando você é mais adequado para isso.
E proteger seu tempo e atenção de interrupções, distrações e muitas reuniões. O que é importante não é a natureza exata da sua rotina, mas sim que você tem uma e a cumpre.
Os rituais nos ajudam a render mais e se distrair menos
Embora você possa rotineiramente passar a primeira hora do dia escrevendo antes de suas reuniões matinais, seu cérebro nem sempre permite uma pausa tão limpa entre as tarefas.
Isso acontece graças ao que é chamado de “resíduo de atenção”. Como escreve o autor do Trabalho Focado, Cal Newport , enquanto você pode alternar rapidamente da tarefa A para a tarefa B no trabalho:
“Sua atenção não te segue imediatamente — um resíduo da sua atenção permanece preso pensando na tarefa anterior.”
Para superar esse resíduo de atenção, precisamos de alguma maneira dizer formalmente:
“Eu terminei de trabalhar nesta tarefa por enquanto e é hora de passar para a próxima.”
É aí que entram os rituais!
Os rituais são comportamentos repetidos como rotinas (podem até ser parte de sua rotina). No entanto, eles estão carregados de um significado mais profundo além de apenas uma sequência de ações.
Pense em rituais religiosos ou tradições familiares. Esses rituais significam uma mudança ou momento de importância que devemos tomar nota.
Como trazer rituais para o seu dia de trabalho
Há momentos-chave durante o dia de trabalho em que os rituais podem ajudar a guiar você e aliviar os resíduos de atenção.
Pense em mudar da atividade de escrever um documento para ter uma reunião. As expectativas mentais entre os dois são incrivelmente diferentes.
E precisamos de alguma maneira de nos desconectar de nossas palavras e nos envolver com a pessoa à nossa frente. Então, o que você faz?
A resposta simples é: praticamente qualquer coisa! Os rituais são profundamente pessoais. Você poderia dar um passeio rápido, pegar uma xícara de café ou guardar seu laptop.
A vantagem de ter um ritual
A ação em si não importa tanto quanto o que ela simboliza para você – que você termina uma parte do seu dia e está pronto para passar para a próxima. Agora, eu entendo se você é cético!
Mas pesquisas descobriram que os rituais ajudam no autocontrole, podem aliviar o desapontamento depois de ouvir notícias difíceis e podem até reduzir a ansiedade antes de tarefas estressantes e melhorar nosso desempenho.
Parte disso é porque nossos comportamentos nos levam a conclusões sobre nós mesmos. Quando repetimos um ritual associado a uma determinada tarefa, isso nos diz que somos disciplinados, motivados e focados.
Como Francesca Gino e Michael I. Norton, cientistas comportamentais da Harvard Business School, escrevem:
“Apesar da ausência de uma conexão causal direta entre o ritual e o resultado desejado, a realização de rituais com a intenção de produzir um determinado resultado parece ser suficiente para que esse resultado se torne realidade.”
Os mais interessantes (e bizarros) rituais de criativos, empreendedores e líderes
Rotinas são fáceis de explicar! Mas os rituais muitas vezes parecem muito estranhos para as pessoas do lado de fora. Pense na relação entre atletas e superstição.
É difícil acreditar que alguém realmente pense que fazer barba durante os torneios ou não trocar de meias irá ajudá-los a vencer. Mas eles fazem isso de qualquer forma.
Para ajudar você a se sentir menos envergonhado, aqui estão alguns dos mais interessantes (e alguns totalmente bizarros) rituais de artistas, empresários e criativos:
Rituais de Simone de Beauvoir
Escritora, sempre corrigia o trabalho do dia anterior antes de lançar algo novo:
“Se o trabalho está indo bem, passo um quarto ou meia hora lendo o que escrevi no dia anterior e faço algumas correções. Então eu continuo de lá. Para pegar o tópico eu tenho que ler o que eu fiz .”
Rituais de Winston Churchill,
Político, tirava uma soneca no final da tarde para separar seu trabalho matinal de seu trabalho noturno:
“Às 5 da tarde, depois de outro uísque e refrigerante, ele ia dormir por uma hora e meia. Ele dizia que essa sesta, um hábito adquirido em Cuba, permitia que ele trabalhasse 1 dia e meio a cada 24 horas. Às 18h30, ele acordava, tomava banho novamente e se vestia para jantar às 20h.”
Rituais de Stephen King
Escritor, cria o mesmo ambiente de trabalho todas as manhãs antes de começar a se colocar no estado de espírito certo:
“Há certas coisas que faço sempre para me sentar para escrever. Eu tenho um copo de água ou uma xícara de chá. Por um tempo eu me sento, das 8:00 às 8:30, em algum lugar dentro dessa meia hora todas as manhãs. Eu tenho minha pílula de vitamina e minha música, sento no mesmo lugar, e os papéis estão todos organizados nos mesmos lugares. O objetivo cumulativo de fazer essas coisas da mesma maneira todos os dias parece ser uma maneira de dizer à mente que você estará sonhando em breve.”
Rituais de Will Self
O autor Will Self fuma e bebe chás e cafés estranhos. Como ele explica no The Guardian:
- Pergunta: “Na sua linha de trabalho, você gasta muito do seu tempo sozinho. Como você sobrevive?”
- Resposta: “Rituais. Fumando cachimbos, charutos, marcas especiais, acessórios, toda a besteira. Café, chá, infusões estranhas…”
E do outro lado do espectro, Picasso recusou-se a jogar fora seus recortes de unha e outros detritos do corpo por “medo de desperdiçar sua essência“.
Enquanto Charles Dickens sempre dormia voltado para o norte, acreditando que melhorava sua criatividade.
Rotinas alimentam seu dia, mas os rituais ajudam você a passar por eles
Os dias têm um jeito engraçado de passar sem que percebamos. E enquanto as rotinas nos ajudam a sentir o controle do nosso tempo, os rituais garantem que nos atenhamos aos nossos planos.
Às vezes, são as ações mais simples que nos ajudam a vencer o dia e permanecer motivados.
___
Este texto foi publicado originalmente no Rescue Time, por Jory Mackay. Adaptação feita por Awebic.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.