Para este pensador, quanto mais você deseja, mais pobre vai se sentir; CONCORDA?

Os ensinamentos a seguir vêm do filósofo romano Séneca, o Jovem. Ele acreditava que ser pobre é um estado de espírito, algo que você consegue controlar.

A sabedoria estóica é um guia de como melhorar a vida. Com passos simples, pode não só mudar sua rotina, mas transformar você de dentro para fora

Os ensinamentos a seguir vêm do filósofo romano Séneca, o Jovem. Ele acreditava que ser pobre é um estado de espírito, algo que você consegue controlar.

Por ser pensamentos que podem te guiar em um caminho mais leves e cheios de gratidão, vamos te apresentar com muita ênfase e carinho.

Quanto mais você, mais pobre se sente 2

O que isso significa?

Basicamente, ser “pobre” não tem nada a ver com o que você tem, e sim com o que você deseja, apesar do que você já tem.

Quanto mais você deseja, mas pobre se sentirá, independentemente do que você já possui. Consegue entender onde estamos querendo chegar?

Uma famosa citação do filósofo, que na verdade é uma sátira, chega a dizer o seguinte:

“A pobreza com satisfação é um estado honroso.”

Séneca explica que “se é contentamento, não é pobreza”. Existe uma grande diferente acerca da primeira coisa que você pensou, com o que de fato ele quis dizer. Reflete nisso?

Ele ainda diz que não importa o quanto você gaste tempo desejando coisas que você não tem, especialmente porque isso irá evitar que você espere ganhos futuros.

O que tirar disto

Não vamos confundir o que Séneca está querendo dizer aqui. Ele não está falando que a pobreza não existe. Não é isso.

Para este pensador, quanto mais você deseja, mais pobre vai se sentir; CONCORDA?

Pessoas sofrem com ela desde o início da civilização, necessitando desesperadamente de comida, água ou abrigo. Isso é uma realidade que não podemos negar.

O que Séneca está falando aqui é sobre um conceito mais geral de pobreza, de nos atribuirmos como “pobres”.

Ele quer dizer que o ato de querer e a cobiça é o que te colocam nesse estado de espírito. Quanto mais você quer, mais você sente falta e mais pobre você se sente.

Gosto de pensar na vida como um copo e a água como as coisas que você quer e realmente precisa na vida.

Felicidade e satisfação:

O que Séneca chama de “suficiente” — é ter o copo cheio até a borda com água.

No entanto, quanto mais coisas você deseja, maior será seu copo. Isso significa que você precisará de muito mais água para enchê-lo por completo e alcançar a felicidade.

Além disso, você passará a vida odiando o fato de seu copo não estar cheio, enquanto poderia gastar suas energias procurando formas de preenchê-lo.

Por outro lado, se você tem um copo pequeno, é preciso pouca água para preenchê-lo, o que torna muito mais fácil chegar ao estado de satisfação.

seneca-pensamentos

No mínimo, reavalie suas necessidades

Pode-as de forma realista, priorize e defina sua versão de “suficiente” – coisas que você precisa realmente para ser feliz.

Pare de se distanciar de seu verdadeiro destino e tenha foco em como alcançar tais coisas. Melhor ainda:

  • pare de se sentir tão pobre, pare de querer tanto.

Afinal, se você não tem nada e não deseja mais nada, você tem tudo o que precisa. Quer saber mais sobre o estoicismo? Clique aqui.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Life Hacker escrito por Patrick Allan.

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e os ajude a se sentirem mais satisfeitos. Essa é uma realização que precisamos conhecer.

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.