CUIDADO: você pode está sendo manipulado por um narcisista e não sabe!
Confira aqui quais são os perigos de ser uma pessoa totalmente controlada e manipulada por pessoas narcisistas. Conheça os riscos e se previna.
Você sabe o que é micromanipulação? Sabia que isso é um método de controle de um narcisista? Pois é, as pessoas usam uma mistura de táticas diretas e secretas para manipular outras pessoas.
Essa manipulação é um dos comportamentos mais confiáveis de uma pessoa narcisista. Quer uma pessoa seja um narcisista totalmente diagnosticado ou apenas exiba alguns dos traços, a micromanipulação é uma tática chave para atingir o seu objetivo final.
Em alguns casos, essa micromanipulação é fácil de identificar e pode ser evitada ou ignorada. Como por exemplo, um vendedor insistente, políticos ou CEOs de grandes empresas.
Porém, a manipulação tende a ser muito mais velada quando vem de uma pessoa amada e confiável. Por isso, com o amor, vem a vulnerabilidade. Nas mãos certas, nossas inseguranças e dúvidas ficam seguras e respeitadas.
Mas já nas mãos de uma pessoa manipuladora, nossa bondade e amor são tidos como certos e transformados em exploração. Essa micromanipulação pode ser direta ou encoberta, independentemente do estilo, a intenção dessa pessoa é controlar e ferir.
O que pensa e faz uma pessoa narcisista e manipuladora?
A Psychological Harassment Information Association detalha a manipulação como quando o agressor usa informações pessoais, privadas e confidenciais para desestabilizar uma pessoa, fazendo assim, ela de vítima.
O propósito por trás disso é a ideação, ou que a vítima está sendo levada a acreditar em algo falso para que a pessoa narcisista (manipulador) obtenha ou recupere o controle.
Essas manipulações diretas e indiretas são utilizadas para manter um indivíduo próximo e apegado. As histórias exageradas e dramáticas têm como objetivo manter a atenção que pode estar escorregando.
Por isso, é muito importante entender que essas táticas não se devem ao manipulador que ama você e quer que você fique, ao contrário, é porque seu amor, atenção e apego estão começando a se desgastar.
Pense agora em um relacionamento entre um narcisista e seu parceiro(a) como uma corda.
Essa corda costumava ser revestida com algo atraente, reconfortante e calmante, era coercivo o suficiente para levar a pessoa a pensar que a posse era amor. À medida que o relacionamento se alongava, a corda ficava mais apertada e mais no controle do manipulador.
Mas à medida que a tensão da corda aumentava, a cobertura quente e enganosa começou a se desgastar e a própria corda começou a irritar e queimar a pessoa.
Essas manipulações são utilizadas como um esforço para recuperar a corda em seu invólucro e evitar que ela se rompa, liberando assim a vítima.
As pessoas narcisistas não podem aceitar o fato de que outras pessoas não queiram estar com elas ou até mesmo rejeitar.
Lembre-se de que um traço-chave das pessoas narcisistas é um ego exagerado e imerecido e uma ideia interior de que as pessoas têm ciúme deles.
Para esses tipos de pessoa, simplesmente não é possível que seu parceiro(a) não os ame e possa viver feliz sem eles.
As pessoas narcisistas e manipuladores gostam de atenção
Se a pessoa narcisista perder a atenção e as afirmações de apenas uma pessoa que antes era bem controlado, ela fará de tudo para recuperar esse controle por meio da manipulação.
Alguns métodos de manipulação são diretos, muito ousados e usados para incitar a empatia da vítima.
Esses tipos de pessoas não pensarão duas vezes antes de ameaçar um suicídio ou mesmo alegar ter um plano para o suicídio.
O objetivo disso é despertar o traço de cuidador no parceiro abusado e mantê-lo por perto.
Veja o que diz uma ex-vítima da região metropolitana de Nova York sobre esses tipos de pessoas:
“Meu ex ameaçou suicídio muitas vezes durante nosso relacionamento de três anos. Sempre que eu tentava deixar o relacionamento, ou ele sentia que eu não estava prestando atenção ou me importando o suficiente, ele faria um monólogo sobre como ele iria morrer porque ninguém se importava. Ele alegou até ter um plano, e que ele tentou uma vez, mas ele sobreviveu. No início, as ameaças funcionaram e eu cedi e fiquei. Mas, finalmente, percebi que era apenas um truque para me manter por perto. Ele nunca teve ajuda, nunca foi a um médico ou conselheiro. Nós terminamos há um ano e ele ainda está vivo”.
Viu? O suicídio é uma ferramenta direta e assustadora usada por pessoas narcisistas e manipuladoras, mas seu efeito pode ser evitado quando o parceiro(a) o reconhece como uma mera ferramenta, não uma realidade, e então cria limites.
O suicídio não é uma ameaça a ser encarada levianamente, porém, se a pessoa recusar ajuda, não há muito mais que um amigo ou parceiro possa fazer.
Entenda como funciona a micromanipulação das pessoas narcisistas
Se os métodos de manipulação direta não estão funcionando, as pessoas narcisistas podem recorrer ao que é conhecido como micromanipulação .
Esse método semelhante às manipulações indiretas e encobertas, mas a micromanipulação são mais voltadas para a simpatia e empatia de seu parceiro(a) e seu próprio status de vítima percebido.
A Micromanipulação são formas intencionais de redirecionar a narrativa e recuperar o controle sobre os pensamentos e sentimentos da vítima.
Esses comentários breves são feitos em conversas casuais ou passageiras, com o objetivo simples de atingir forte e inesperadamente e exigir que a pessoa volte ao manipulador para esclarecimentos. Isso já conteceu com você?
Esse método de abuso psicológico é muito mais perigosa porque cria uma situação de cheiro mais doce, na qual a vítima volta quase que voluntariamente.
Confira a seguir o que uma ex-vítima, Dani, Nova Inglaterra, diz sobre essa questão:
“Minha ex-parceira sempre enviava mensagens que supostamente não eram para mim e, então, dizia ‘opa, desculpe, mandei isso para a pessoa errada’. Ou ela enviava e depois cancelava o envio de uma mensagem e tudo que eu via era ‘Jane não enviou uma mensagem.’ Nas primeiras vezes, caí nessa e perguntava o que ela queria ou qual era o problema, e tudo se transformava em uma conversa completa. Uma amiga finalmente me disse que eu estava dando à minha ex o que ela queria: atenção.”
Uma pessoa narcisista poderia facilmente dizer: “Tenho um compromisso que pode atrasar”, em vez de elaborar sobre as ameaças de câncer.
A inserção intencional de informações inesperadas, sejam reais ou fabricadas, tem como objetivo chocar o ex-parceiro(a), extrair simpatia e apoio e, por fim, apertar novamente as cordas que se afrouxaram.
O papel de vítima pode ser muito útil para um manipulador narcisista que está tentando reconquistar um ex-parceiro(a) empático. Faça uma análise da sua vida e se pergunte se isso já aconteceu como você, pois isso é sério.
Algumas pessoas que sofrem desse mal estão tão arraigadas em seu agressor que aceitam as manipulações como um fato e permanecem na situação.
Já outros começam a ouvir a vozinha que questiona essas histórias e ameaças. Todas as manipulações são focadas em predar os medos, dúvidas e culpa da vítima.
Uma pessoa narcisista nunca quer um parceiro para amor, apoio e amizade, o propósito de todo relacionamento é meramente satisfazer os próprios desejos e demandas.
Tome cuidado, pois existe uma certa força e respeito próprio que surge quando uma pessoa se recusa a aceitar as mentiras que está sendo alimentada e começa a procurar a verdade.
Libertar-se das cordas manipulativas usadas pelas pessoas narcisistas não é fácil, mas a liberdade sempre vale o esforço e a dor. Cuide-se!
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.