Coxinha brasileira é eleita uma das melhores comidas de rua do mundo

A enciclopédia gastronômica TasteAtlas listou a coxinha brasileira como uma das melhores comidas de rua do mundo.

Vai uma coxinha aí? Esse prato tão amado pelos brasileiros também é querido lá fora, sabia? Em lista da enciclopédia gastrônomica TasteAtlas, a coxinha foi eleita a 30ª melhor comida de rua do mundo!

O salgado levou uma nota de 4,6 (o máximo era 5) e foi descrita aos estrangeiros como uma espécie de croquete crocante com carne de frango e cream cheese como recheio.

A coxinha brasileira é um prato que não podia faltar entre as melhores comidas de rua (imagem: MARCELOKRELLING/Getty Images/iStockphoto)

“[A coxinha] se originou em São Paulo no século 19 e, durante os anos 50, se espalhou por Rio de Janeiro e Paraná, atualmente se tornando um dos salgados mais populares do país. Reza a lenda que a coxinha foi feita pela primeira vez para o filho da princesa Isabel, que só gostava de carne de frango”, disse a TasteAtlas, segundo o site Nossa (UOL).

Da mesma forma que a coxinha foi eleita uma das comidas de rua mais gostosas do mundo pela TasteAtlas, ela também figura entre as melhores do gosto popular brasileiro. Duvida? É só fazer uma pesquisa com seus amigos, familiares e colegas de trabalho e ver quantas pessoas vão citar a coxinha como uma das coisas mais gostosas do Brasil.

Aliás, comida boa no nosso país é o que não falta: doces, carnes, bebidas, salgados, temperos… A nossa gastronomia é uma delícia!

Mas e aí você deve estar se pergutando: se a coxinha ficou em 30º lugar, qual prato ganhou o título de melhor comida de rua do mundo?

A resposta é o guotie, um bolinho de massa frita crocante por fora e macio por dentro. Seu recheio leva carne de porco desfiada, repolho chinés, cebolinha, gengibre, vinho de arroz e óleo de gergelim.

O primeiro lugar ficou com o guotie, prato de origem chinesa (imagem: TasteAtlas)

O guotie tem origem chinesa, tendo surgido, supostamente, entre os anos 960 e 1279. Uma tradição que atravessa séculos e se mantém popular na China. Outros pratos conhecidos também figuraram na lista, como: tacos (México – 4º lugar) e o lomito (Argentina – 35º lugar).

Picanha

Há algum tempo, um outro ícone da cozinha brasileira foi destaque em um raking da TasteAtlas (uma premiação diferente da lista de melhores comidas de rua do mundo).

Nesse caso, a picanha foi eleita a segunda melhor comida do mundo! Esse corte de carne tão gostoso também tem vários fãs no exterior. Muita gente não recusa um convite para comer aquela picanha em um churrasco com os amigos ou com a família. É uma delícia!

E você, qual outro prato tipicamente brasileiro colocaria entre os melhores do mundo?

Fonte: Nossa (UOL)

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.