Corredor abre mão da vitória para ajudar concorrente caído
Durante uma corrida classificatória, corredor desaba durante trajeto, mas é ajudado por concorrente desconhecido a finalizar a prova.
Numa corrida, Brandon descobriu que seu maior prêmio não seria o troféu, mas abrir mão deste, superar suas ambições pessoais e ajudar a um desconhecido que sofreu câimbras durante o percurso a completar a prova.
Blake Cerveny, tinha iniciado a prova de forma explosiva e isso impactou seu desempenho físico no decorrer do trajeto. Ainda no início sentiu os músculos, mas persistiu heroicamente na prova caindo diversas vezes no trajeto.
Sua última queda foi à 100 metros da linha de chegada. O pai do garoto estava prestes a intervir na corrida para socorrer o seu filho, mas foi surpreendido pela intervenção heroica de outro competidor.
Brandon, que naquele dia visava alcançar uma boa marca para se classificar para a competição em nível estadual, observou que um dos concorrentes estava no chão. Sua reação foi imediata: deu suporte ao desconhecido sustentando-o até o fim da prova.
Um jornalista que testemunhou o fato relatou: “Eu vi Blake ziguezagueando a 100 metros do final, um clássico sinal de que suas pernas estavam prestes a colapsar. Enquanto mantinha minha câmera apontada para ele, vi Brando entrar em cena. Comecei a sussurrar: ‘Não, não, não’ para mim mesmo”.
“É primeira vez que vejo um atleta para sua corrida e se esforçar assim para ajudar um colega competidos a chegar ao fim da prova. O mais impressionante é que brando não teve quase nenhum tempo para pensar se deveria ajudar; ele reagiu tão rápido que o fez institivamente” completou o jornalista.
A verdadeira vitória
Mesmo sendo praticantes do mesmo esporte e tendo competido entre si diversas vezes, os jovens ainda não se conheciam. Após o fim da prova, um foi para tenda médica, onde foi diagnosticado com fadiga muscular e o outro seguiu para o local descanso reservado aos atletas.
A história ficou conhecida por toda a cidade e os jovens foram convidados por diversas mídias sociais para contar a história e foi só então que descobriram o nome um do outro.
Brandon, através de sua atitude, mostrou que a superação esportiva não passa apenas pelo campo do esforço físico, mas também pelo crescimento como pessoa, abrindo mão de feitos pessoais para alcançar conquistas coletivas.
“Brandon é uma excelente pessoa. Ele é verdadeiramente uma pessoa doce e um grande líder.” Relata a treinadora do valente garoto.
A importância dos esportes
Os esportes acompanham o homem desde de quando ele se descobriu como ser pensante e passou a viver em sociedade. Na Grécia antiga era comum prestar as últimas condolências fúnebres a um ente falecido através de competições esportivas.
Praticar esportes não é apenas sobre superar seus adversários em competições, mas é antes sobre superar a si mesmos. São longos dias de treinos onde o atleta leva seu corpo a exaustão visando superar suas limitações físicas e assim progredir pouco a pouco.
Num mundo onde passamos cada dia mais de uma perspectiva competitiva para uma visão colaborativa, tem sido cada vez mais comum aos atletas verem a si mesmo como maior obstáculo a ser superado, em vez do outro, que até então era visto como um adversário.
Formado em História, entusiasta da literatura, apaixonado por artes.