9 pequenos hábitos que de te trarão energia e produtividade diariamente
Disposição é fundamental para uma vida plena. Então, como ter mais energia para fazer as tarefas diárias? Confira a resposta em nove simples hábitos.
Como ter mais energia? Como ter disposição ao longo do dia?
Para muita gente, esse é um questionamento tão aceito que já nem tentam mais encontrar mudanças. Energia, não tempo, é a base para a produtividade.
Ter todas as horas do dia não irá ajudá-lo se você estiver exausto pela maior parte do tempo. Mas existem pequenas coisas te ajudarão a mudar isso tudo!
Seus hábitos definem seus níveis de energia:
- Se você tem bons hábitos, você se sentirá energizado e será mais resistente ao esgotamento físico e mental.
- Se seus hábitos estão desalinhados, você pode entrar em um ciclo em que você se sente cada vez pior, até que seja uma luta se manter acordado.
Aqui estão nove hábitos para aumentar seus níveis de energia.
1. Durma cedo
O sono é a base da sua energia. Se você não dormir o suficiente, você começará a ter um desempenho ruim.
Enquanto algumas pessoas afirmam trabalhar melhor com seis ou menos horas de sono, as pesquisas dizem que eles estão se enganando. Sete a oito horas de sono são obrigatórias para você permanecer cognitivamente forte ao longo do dia.
Para algumas pessoas, a privação do sono pode ter um platô mental, o que significa que elas se sentem um pouco cansadas o dia todo, mas não acham que estão piorando.
Um experimento interessante mostrou que a privação de sono causou declínios contínuos no desempenho mental, embora os sujeitos sentissem que estavam se mantendo firmes.
- Desafio: vá para a cama às 10 da noite todas as noites, incluindo finais de semana, pelos próximos trinta dias.
2. Exercite-se todos os dias
O exercício é um investimento a longo prazo em relação a níveis de energia.
A curto prazo talvez você não sinta diferença ao cortar a atividade física da sua rotina, mas ao longo do tempo não praticar exercícios reduzirá seu condicionamento físico geral, tornando mais difícil pensar direito e permanecer alerta durante todo o dia.
Se você se esforça para encontrar tempo para o exercício, não faça da academia um pré requisito para se exercitar. Crie o hábito de fazer flexões ou burpees todos os dias em casa.
Isso fará com que seu coração bombeie mais sangue, é o suficiente e você não precisará separar duas horas na sua agenda já ocupada.
Você pode adicionar aulas de ginástica ou academia junto com hábito de fazer flexões durante o dia, mas esse investimento básico em exercícios irá mantê-lo afiado quando você não puder ir para a academia.
- Desafio: faça pelo menos 10 burpees ou flexões todos os dias da sua casa.
3. Tire uma soneca de 20 minutos
O cochilo pode parecer um ato preguiçoso, mas há pesquisas mostrando que ele tem uma série de benefícios cognitivos. Isto é particularmente verdadeiro se você está aprendendo muito, já que o curto período de sono pode ajudar com a memória.
Eu costumava me sentir culpado tirando sonecas, acreditando que era um sinal de fraqueza. Agora, acho que é definitivamente uma força.
Um cochilo curto pode fazer você voltar para o trabalho à tarde, quando normalmente você estaria exausto.
Mesmo que você trabalhe em um escritório que não incentive o cochilo, você pode usar uma parte do seu horário de almoço para descansar rapidamente.
A chave é aprender a tirar sonecas curtas
Muitas pessoas fazem cochilos por muito tempo, levando-os a fases mais profundas do sono, que os deixam ainda mais atordoados quando acordam (embora os benefícios até mesmo para esses cochilos muitas vezes ocorram depois que o torpor inicial desaparece).
A chave é acordar imediatamente com o seu alarme. Se você começar a adicionar mais tempo, um cochilo rápido pode se tornar um longo sono.
- Desafio: insira um cochilo de 20 minutos depois do almoço para recuperar sua energia durante a tarde.
4. Faça o trabalho duro pela manhã
Procure fazer o seu trabalho mais importante nas primeiras quatro horas do dia de trabalho, começando o mais cedo possível.
Os benefícios para sua energia aqui são principalmente psicológicos.
Meus níveis de energia dependem muito do meu humor. Se eu tiver feito algum trabalho importante, meu humor geralmente é bom e me sinto produtivo.
Se perdi tempo em e-mails, reuniões, ligações ou não consegui produzir algo valioso, muitas vezes fico frustrado e exausto ao entrar na segunda metade do dia.
A outra razão para essa abordagem é que o trabalho profundo nem sempre é sustentável durante todo o dia de trabalho. É melhor concentrá-lo em um período específico do que inseri-lo aleatoriamente em intervalos de tempo.
- Desafio: faça as primeiras quatro horas da sua manhã uma zona de trabalho tranquila e profunda.
5. Defina uma intenção para o dia seguinte
Energia é muitas vezes sobre o momento.
Comece a trabalhar duro e você vai superar a procrastinação e continuar dedicado durante todo o dia. Comece devagar e você pode acabar lutando contra seus próprios impulsos, desperdiçando energia em coisas que não são produtivas.
Uma maneira de evitar isso é definir uma intenção muito clara de como será seu dia na noite anterior, especialmente no início.
Visualizar essa intenção e anotá-la em sua agenda pode fazer isso acontecer mais automaticamente quando você acordar.
- Desafio: antes de ir para a cama, anote seu plano para o dia seguinte e visualize-o.
6. Venda-se aos seus objetivos
Muitas pessoas mantêm simultaneamente duas crenças contraditórias: que outras pessoas (profissionais de marketing) são realmente boas em persuadi-las a fazer todo tipo de coisas que não fariam de outra maneira, mas que elas mesmas não têm capacidade de mudar sua própria motivação para fazer as coisas tem de fazer.
A verdade é que você precisa se tornar o vendedor dos seus próprios objetivos. Não para outras pessoas, mas para você. Parte disso começa com a embalagem – como você molda suas metas e projetos pode ter um efeito enorme em sua motivação.
Isso é algo que você tem que fazer? Ou um desafio emocionante?
E então sempre refresque sua memória lembrando-se de suas inspirações. Por que você começou esse caminho? O que você esperava alcançar?
Bons profissionais de marketing sabem concentrar o cliente na visualização do que desejam para impulsionar as vendas. Você pode se concentrar no que quer para ter mais energia e fazer o que precisa ser feito.
- Desafio: reserve dez minutos todos os dias para pensar sobre o que as ações de hoje estão ajudando você a construir.
7. Tenha amigos melhores
Você pode não ser capaz de escolher seus pais, colegas ou seu chefe. Mas você tem algum controle sobre os amigos em sua vida.
Você sabe que alguns amigos lhe deixam mais energizados depois de uma conversa com eles. Outros você deixa a conversa sentindo ainda pior do que você estava anteriormente.
Você não precisa excluir amigos que estão passando por momentos difíceis, mas deve considerar com quem você gasta seu tempo quando há pessoas que consistentemente criam trocas emocionais unilaterais como base para seus relacionamentos.
Todo mundo precisa de um ombro para chorar algumas vezes, mas algumas pessoas esperam que você seja seu ombro permanente.
- Desafio: defina um limite de tempo para os amigos que deixam você se sentindo esgotado.
8. Leia livros melhores
Um dos grandes benefícios da leitura de livros não é simplesmente dar idéias e informações. E sim, reforçar uma mentalidade que geralmente já ocorre em um nível subconsciente.
Os melhores livros não são aqueles que ensinam fatos, mas aqueles que sutilmente mudam seus padrões de pensamento. Os audiolivros podem ser muito úteis para isso, já que você pode ouvi-los e re-escutá-los todos os dias.
Um bom livro para isso é aquele que, quando você o ouve, ajusta automaticamente o seu pensamento para as coisas que você precisa trabalhar duro.
Assim como uma boa música pode ser o plano de fundo de uma emoção em particular, um bom livro pode ser o plano de fundo de uma determinada energia do pensamento.
- Desafio: tenha sempre um livro em áudio que motive você a trabalhar em seus objetivos.
9. Alinhe sua vida
O último hábito não é um processo único, mas um esforço contínuo para trazer os diferentes elementos da sua vida para fora do conflito e para o alinhamento uns com os outros.
Muita energia é desperdiçada porque as diferentes partes de nossas vidas, internas e externas, estão em conflito umas com as outras.
(O colega de trabalho que não quer que você seja promovido, os amigos que zombam de seus objetivos ou até mesmo os medos e suposições internas que o mantêm hesitante.)
Gaste algum tempo desembaraçando os diferentes conflitos em sua vida para ver como você poderia resolvê-los. Talvez isso possa ser feito a curto prazo, fazendo uma mudança. Às vezes, requer um plano de longo prazo para escapar do ambiente tóxico, do círculo social ou do sistema de crenças que o retém.
- Desafio: sente-se por uma hora e reflita sobre todas as coisas que ajudam seus objetivos e todas as coisas que o impedem. Como você poderia resolver essas tensões?
Agora você sabe como ter mais energia e disposição ao longo do dia
Que hábitos você já construiu para lhe dar energia para trabalhar duro nas coisas que são importantes para você? Compartilhe nos comentários!
___
Este texto foi publicado originalmente no blog de Scott H. Young. Tradução feita por Awebic. Saiba mais sobre o trabalho de Young aqui.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.