Ainda não entendeu o que é consentimento sexual? É como uma xícara de chá…
Entenda de uma vez por todas o que é consentimento sexual através desta simples analogia com uma xícara de chá. Veja e você vai querer compartilhar.
Sexo e consentimento são uma questão complicada, principalmente porque algo que parece tão simples algumas vezes leva à casos de estupro.
Pensando nisso, a polícia de Thames Valley, na Inglaterra, decidiu atacar o assunto comparando-o à um conhecido passatempo inglês – beber uma xícara de chá.
O resultado é simples, efetivo e até mesmo divertido, dando instruções claras sobre o que é consentimento sexual.
O conceito se baseia na ideia de que você não obrigaria alguém a beber chá se eles não quisessem, mesmo que você tenha feito o chá especialmente para a pessoa.
Clique no play. Lembre-se de habilitar as legendas em português no menu do vídeo.
De maneira brilhante, o vídeo exemplifica situações onde o consentimento pode “confundir” algumas pessoas, sempre mantendo a analogia do chá.
Mas essa “confusão” precisa ser esclarecida, não é mesmo?
A lei é clara. Sexo sem consentimento é estupro. Conscientização sobre o que significa consentimento e sobre como consegui-lo é vital.
“Talvez ela estivesse consciente quando você perguntou se queria chá, e ela respondeu sim. Mas, enquanto você fervia a água, separava o chá e adicionava o leite, ela ficou inconsciente. Não a faça beber o chá. Ela disse sim antes, mas pessoas inconscientes não bebem chá.”
Mais claro que isso, impossível. Não?
A campanha brilhante se chama “Consentimento é Tudo” (#ConsentisEverything), e foi criada originalmente pelo Blue Seat Studios, e só então foi adaptada pela polícia.
Mas, comparar chá à sexo sem consentimento é algo muito superficial, pra dizer o mínimo.
Por exemplo, e se você estivesse bêbado(a) e aceitasse uma xícara de chá, mesmo não tendo capacidade para tomar essa decisão?
É claro que uma pessoa inconsciente não pode dar seu consentimento, mas sua habilidade em consentir pode se perder muito antes dela ficar ficar inconsciente.
De qualquer forma, pelo simples fato de discutir esse problema abertamente, os autores do vídeo já estão de parabéns.
E claro, acima de tudo, reconhecemos que a importância desse assunto nem se compara com uma “simples ilustração”.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.