Conheça a cidade brasileira que não registra crimes há 40 anos; partiu morar lá?
Se você quer ter uma vida tranquila e segura, considere a possibilidade de se mudar para Serra da Saudade. A cidade, localizada em Minas Gerais, é a menor do Brasil e não registra crimes há 40 anos. Já pensou?
Uma cidade que não registra crimes há 40 anos deve ser coisa de países como Finlândia, Islândia, Japão, Nova Zelândia, certo? Errado. Fica aqui no Brasil! Já ouviu falar de Serra da Saudade, no interior de Minas Gerais?
Muito disso se deve ao fato de ser a menor cidade do nosso país: lá, vivem apenas 836 pessoas, segundo a prévia do Censo de 2022 do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE). Esse total de habitantes representa um ganho de 65 novos moradores em comparação com 2021.
Com menos gente, automaticamente, a tendência é que a cidade sofra menos com violência e criminalidade. “A maioria das pessoas aqui é parente. Se você cita um nome e vai falando sobre a família todo mundo já sabe quem que é. Aqui tem uma tranquilidade muito grande, não precisa se preocupar com criminalidade.
Não tem crime aqui há mais de 40 anos. Acontece de ter roubos em outras cidades e os criminosos se refugiarem aqui, mas crime mesmo aqui não tem”, explica a assessora de imprensa da prefeitura de Serra da Saudade, Adriana Oliveira Paolineli, em entrevista ao jornal O Tempo.
Se formos olhar para a História, Serra da Saudade é um cidade relativamente nova. Localizada a cerca de 260 km da capital mineira Belo Horizonte, ela só foi emancipada e ganhou o nome atual em 1963. Considerando que, no Brasil, temos vários municípios com mais de 400 anos (caso de São Paulo, Rio de Janeiro, Olinda, Salvador e tantas outras), é algo muito recente.
Fama de “Suíça brasileira”
“Aqui sempre foi pequeno. Tanto que antes éramos um arraial, mas já fomos chamado de Suíça brasileira por nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] ser muito bom”, disse Adriana. Ou seja, é uma cidade perfeita para quem quer tranquilidade e ver seus filhos brincando na rua sem medo.
Devido ao seu tamanho, os moradores de Serra da Saudade precisam recorrer a cidades um pouco maiores quando precisam de determinados serviços. O município tem, por exemplo, apenas uma escola e um posto de saúde. Se a pessoa precisa de um hospital ou quer fazer um curso superior na universidade, tem que buscar alternativas em outras cidades próximas.
Que tal colocar Serra da Saudade no seu roteiro de viagens? Passar uns três dias lá só recarrendo energias e entrando no clima da menor cidade do Brasil? Se você mora em uma grande metrópole como São Paulo ou Rio de Janeiro, com certeza irá sentir a diferença no ritmo e no clima do dia a dia.
É perigoso até você querer se mudar para lá em definitivo, hein!
Fonte: O Tempo
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.