Como orar a Deus corretamente? Não esqueça os elementos da oração
Como orar a Deus corretamente? 📖 Versículos | Passo a Passo | Colinha | O que falar Como orar a Deus com o Pai Nosso.
Pode até parecer que muitas vezes Deus não ouve as nossas orações, porém, o fato é que Ele sempre está escutando.
Na realidade, Deus é quem sabe o que é melhor para cada um de nós, então não se frustre se quando orar, Ele não responder da forma que você espera.
Por muitas vezes, as orações não são respondidas pelo simples fato da pessoa está orando errado – pedir, pedir e pedir não é algo para chamarmos bem de oração, concorda?
Como orar?
Orar é algo singelo, puro, pessoal. Há quem diga que qualquer tipo de oração vale. Mas estamos falando daquela que consegue alcançar os ouvidos de Deus com sinceridade.
Por isso há “elementos” que não podem deixar de existir nesse hábito. Muitos até devem falar de forma clara e rude:
- Será mesmo que existe um jeito errado de orar?
E é por isso que preparamos para você um guia de como melhor o modo como se comunica com Deus. Pode ser mais simples do que você pensa. Continue conosco!
O que significa orar a Deus?
Orar é um ato religioso que tem como objetivo ativar uma ligação, uma conversa com Deus. Assim, dando-nos a oportunidade de agradecer, manifestar nossos desejos e reconhecer nossas falhas.
De acordo com os diferentes credos religiosos, a oração pode ser feita individualmente ou em conjunto com outras pessoas, assim, podendo envolver o uso de palavras ou música.
Como posso orar corretamente?
Todo cristão deve saber como orar corretamente, pois muitas pessoas que fazem orações de forma inadequada e contrária aos princípios da Bíblia.
Orar é conversar com Deus, e a Sagrada Escritura nos mostra importantes lições de como orar de maneira correta, e claro, é algo simples e agradável de se fazer!
70 versículos sobre o poder da ORAÇÃO
Baseado nisso, veja a seguir algumas dicas de como você pode melhorar seu momento de oração.
Como se aprende a orar?
- Sempre tenha uma vida de oração;
- Quando for orar, tenha humildade e entendimento do propósito da oração;
- Tenha cuidado com as “fórmulas de oração”, use suas palavras para se comunicar com Deus;
- Saiba direcionar sua oração para a pessoa certa;
- Tenha consciência de sua oração e da sua condição como criatura pecaminosa;
- Ore com fé e aceite à vontade de Deus;
- Ore com perseverança e fervor no coração;
- Ore tendo consciência de que esses momento é um privilégio;
- Tenha em vista a soberania de Deus.
Como orar pela Bíblia
O jeito mais comum de orar pela Bíblia é através do Pai Nosso, que está localizado em Mateus 6:9-13, você já deve conhecer.
Na Palavra de Deus há vários exemplos de como praticar corretamente a oração, assim nos auxiliando no entendimento de como a oração pode ser feita do jeito certo.
Veja alguns modelos da Bíblia que você pode adotar para melhorar seu momento de oração com Deus Todo Poderoso.
Oração do Pai Nosso: 5 motivos para aprendê-la e guardar no coração
Como se deve fazer uma oração?
Antes de qualquer passo, entenda que isso é uma das coisas mais importantes do seu viver. Não aceite interrupções e comece da seguinte forma:
1 – Adoração
“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu […] pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre”. (Mateus 6:9,10,13)
2 – Petição
“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje […] não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal” (Mateus 6:11,13)
3 – Confissão
“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (Mateus 6:12)
Quais são os tipos de Orações?
Existem vários modo de conversar com o Criador do Universo, não é apenas se ajoelhar e rezar. As indispensáveis são: perdão de pecados, agradecimento e petição.
E a seguir você conhecerá várias formas de oração:
O que falar na hora de orar?
Essa “colinha” que você pode anotar em seu caderno de devocional para seguir sempre, começará se forma bem simples.
Com o tempo, você nem vai precisar olhar quais são os passos ou sentir dificuldade. Seu coração começará a fazer isso com a mais pura gratidão que você pensaria sentir.
1 – Adoração
É qualquer oração em que simplesmente o cristão adora, onde todas as pessoas verdadeiramente devem falar com Deus regularmente, seja por palavras, por músicas ou lendo a Bíblia.
2 – Confissão de Pecado
É aquele tipo de oração que você se quebranta, confessando a Deus todas as suas falhas e pecados cometidos. São momentos como esses que você poderá se abrir, falando tudo que está te deixando triste e angustiado.
3 – Ação de Graças
São aqueles momentos que você usa para agradecer a Deus por todas as maravilhas e bênçãos derramadas em sua vida, tanto espiritual quanto física. Agradeça por tudo e todos os dias.
4 – Petição e súplica
Essa oração se refere a quando nos dirigimos para Deus apresentando todas as nossas necessidades, é nesse momento que podemos abrir nossos corações e pedir alguma coisa ou interceder por outras pessoas.
Além disso, somos encorajados pelas Escrituras Sagradas, falar para Deus todas as nossas ansiedades.
5 – Intercessão
Interceder é pedir a para o Senhor em favor as pessoas que nos cercam ou que nem mesmo conhecemos. É nesses momentos de oração que pedimos bênçãos e prosperidade para as pessoas que amamos.
Como pedir algo a Deus?
Para pedir algo a Deus de forma simples e rápida, anote para não esquecer e use por uma semana até aprender:
- Ore com fé (Marcos 11:24).
- Seja específico (Mateus 7:7).
- Peça conforme a vontade de Deus (1 João 5:14).
- Busque o Reino em primeiro lugar (Mateus 6:33).
- Agradeça antecipadamente (Filipenses 4:6).
- Confesse seus pecados (1 João 1:9).
- Ore com persistência (Lucas 18:1).
- Confie no tempo de Deus (Gálatas 6:9).
Quais são os benefícios da oração para minha vida?
Orar todos os dias vai te fazer ficar perto de Deus, ser uma pessoa mais inabalável e confiante nas promessas que Ele fez para sua vida.
Fizemos uma lista bem básica para você entender que a oração não pode ficar longe dos nossos dias. Aliás, estamos falando do nosso alimento espiritual, não é?
1 – Paz mental
“Não fiquem ansiosos por causa de coisa alguma, mas em tudo, por orações e súplicas, junto com agradecimentos, tornem os seus pedidos conhecidos a Deus; e a paz de Deus, que está além de toda compreensão, guardará o seu coração e a sua mente por meio de Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7)
2 – Consolo da parte de Deus
“Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de ternas misericórdias e o Deus de todo o consolo, que nos consola em todas as nossas provações.” (2 Coríntios 1:3,4)
3 – Ajuda para evitar tentações
“Persistam em orar, para que não caiam em tentação.” (Lucas 22:40)
4 – Perdão de pecados
“Se o meu povo, que leva o meu nome, se humilhar, orar, procurar a minha face e abandonar os seus maus caminhos, eu ouvirei desde os céus, perdoarei o seu pecado.” (2 Crônicas 7:14)
5 – Orientação para tomar boas decisões
“Se falta sabedoria a algum de vocês, que ele persista em pedi-la a Deus — pois ele dá a todos generosamente, sem censurar —, e ela lhe será dada.” (Tiago 1:5.)
6 – Uma maneira de ajudar outros
“A súplica do justo tem um efeito poderoso.” (Tiago 5:16)
7 – Alegria quando uma oração é respondida
“Deus disse [a Salomão]: ‘Ouvi a sua oração e o pedido de favor que você fez diante de mim.’” (1 Reis 9:3.)
Além de todas essas dica de como orar melhor, você precisa saber que o Espírito Santo é quem leva o cristão a orar de forma cada vez mais confiante para Deus.
Se eu não orar corretamente?
Não há como orar errado. Você pode fingir fazer toda e qualquer coisa, mas na oração, você é você e está em uma conversa serena e sincera com Deus.
É normal achar que não sabe ou que sua oração não está “bonita”. Todavia, é uma sensação dura que você precisa ignorar. Siga o Pai Nosso como exemplo:
Oração do Pai Nosso:
Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.
Acalme-se e conte para Deus tudo o que você sente que precisa falar. Ele quer muito te ouvir todos os dias. Insista pois não podemos viver sem oração.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.