Com apenas 23 anos ela criou app para economia de 70% de água na agricultura e agora vai para NASA
Do interior de MG para o Vale do Silício nos EUA.
Se a crise hídrica está forte agora, imagine como será no ano que vem — já que a época de chuvas está indo embora e os reservatórios estão em situações piores do que em 2014.
Para nossa sorte tem gente trabalhando para reverter este problema social.
Conheça a administradora Mariana Vasconcelos que criou um aplicativo para redução de consumo de água na irrigação com os sócios Anderson Casemiro, Raphael Pizzi e Thales Nicoleti.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70% da água do mundo é utilizada para irrigação na agricultura, porém 50% deste volume é desperdiçado durante o processo.
Este fato mostra como a solução da equipe é brilhante. Batizada de Agrosmart, a plataforma permite a comunicação entre um aplicativo para celulares e sensores instalados na terra. Dessa forma agricultores podem saber a quantidade exata de água necessária para a atividade agrícola.
“O sistema promove uma economia de água entre 30% e 70%”, diz Mariana
Mas os benefícios para agricultores não param por aí. Usar as soluções da Agrosmart também gera economia de energia elétrica e aumento da produtividade, além de ser de uso simples.
“Queria algo que falasse a linguagem do agricultor. Tenho contato constante com eles, sei de suas dificuldades diárias”, afirma a empreendedora.
De Itajubá (MG) para a Nasa, no Vale do Silício
A Agrosmart deu seus primeiros passos na Universidade Federal de Itajubá, desenvolveu seu modelo de negócio e recentemente venceu 562 finalistas do concurso Call to Innovation 2015, promovido pela faculdade Fiap. Com o prêmio Mariana ganhou uma bolsa de estudos para o Graduate Studies Programa 2015 da Singularity University, que fica dentro de uma base de pesquisa da Nasa no Vale do Silício e tem cursos focados em inovação.
“A Singularity University é conhecida por empoderar agentes de mudança e nós acreditamos muito na nossa solução não só para economizar água, mas para que as pessoas fiquem mais conscientes da importância de garantir recursos hídricos para o futuro e melhorar a produtividade do setor agrícola”, diz.
Brasileiros mudando o mundo
Você pode conhecer mais sobre a Agrosmart no Facebook ou no site agrosmart.com.br.
Muitos empreendedores brasileiros como Mariana estão trabalhando por um mundo mais ‘limpo’ com menos desperdícios. Se você gostou de conhecer essa história, aproveite e compartilhe com seus amigos através do botão abaixo.
Fundador do Awebic. Acredita numa internet mais amigável. ;-)