Com apenas 2 anos, menino encanta ao aprender a ler e escrever
Conheça Noah, o menino de 2 anos que já lê, escreve e sabe contar em inglês e português. O segredo? Pais envolvidos na educação do filho e uma criança com muita, mas muita vontade de aprender!
Você lembra a idade exata que tinha quando começou a ler e a escrever? Bom, essa é uma coisa que a família do Noah Henrique Baioco nunca vai esquecer. Com apenas 2 anos e 9 meses de idade, o menino já lê e escreve, conhece o alfabeto inteirinho em inglês e português, e também conta de 1 a 20 nos dois idiomas.
Surpreendente, não? Segundo a mãe, a publicitária Edjane Maria da Silva Baioco, de 28 anos, Noah começou a se interessar por programas educativos quando tinha apenas 3 meses.
“O Noah começou a contar de 1 a 5 quando tinha 9 meses, e aprendeu o alfabeto com 1 ano e 5 meses. O Noah também começou a escrever as letras com a mesma idade. Logo depois, passou a ler, porque juntava todas as palavras. Ele lê e escreve atualmente”, afirma a publicitária ao site G1.
A mãe explica que trabalha em casa, na cidade de Potirendaba, interior do Estado de São Paulo, e convive bastante com o pequeno. Esse convívio direto ajudou Noah a aprender essas habilidades tão cedo e tão rápido.
O menino aprendeu brincando e se divertindo com alfabetos, livros e jogos de encaixe. Se precisar repetir uma informação 10 vezes, Edjane diz que pega na mão do filho e repete com toda a calma e disposição.
O pai de Noah, Leonardo Baioco, também é muito inteligente na parte de exatas e participa da rotina de aprendizado com a criança. Vale lembrar que, pela idade, o menino nunca frequentou a escola ou teve professores particulares.
Uma inspiração que gerou críticas
Como se já não fosse incrível o bastante, Noah foi praticamente um autodidata aprendendo inglês com vídeos na internet.
“Recebo críticas de alguns pais, dizendo que o Noah deveria estar brincando, e não aprendendo tudo isso. Porém, meu filho se interessa e gosta. Infelizmente, muitos pais deixam as crianças na frente das telas, achando que haverá algum aprendizado. Mas não é bem assim. É necessário conversa, repetição e paciência”, diz a mãe.
Ela, no entanto, não se diz tão surpresa com a evolução do garoto. Na infância, também aprendia as coisas com uma velocidade acima do esperado.
Em uma era onde parecemos estar cada vez mais ocupados e sem tempo, é de se admirar a história de uma família que se empenha tanto com o aprendizado do filho em casa. Tudo o que Noah está aprendendo agora fará uma diferença enorme no futuro.
Uma história de sucesso que já começa a ser escrita desde os primeiros passos da criança. A verdadeira transformação vem por meio da educação e Noah está no caminho certo.
Vale a pena guardar seu nome porque, nas próximas décadas, teremos um adulto muito talentoso e brilhante. Parabéns ao Noah e aos seus pais. Que continuem firmes e fortes na estrada do conhecimento!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.