Com apenas 13 anos, menino é aprovado em 1° lugar no curso de Direito
Garoto prodígio é aprovado em mais uma universidade pública e soma diversos feitos em sua carreira estudantil.
A época de vestibular para estudantes tende a ser a fase mais assustadora e preocupante de todas. Muitos ficam o ano inteiro se preparando e estudando para alcançarem a nota tão desejada e ter a maior realização de todas: ser aprovado em uma universidade pública.
Há casos raros de quem se adiante nesse processo, como o Caio Temponi, que com apenas 13 anos passou em 1º lugar no curso de direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O jovem estudante recebeu a notícia no último dia 22, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Caio mora com sua família no Ceará, e mesmo tão novo é muito empenhado e dedica-se ao máximo em seus estudos, um baita orgulho para seus familiares que admiram e comemoram suas vitórias.
O garoto prodígio é muito aplicado, e essa aprovação é apenas mais uma em seu currículo estudantil, isso porque ele já foi aprovado em outras universidades.
Em 2021 recebeu a notícia que havia sido aceito no curso de administração na Universidade Estadual do Ceará (Uece), ainda é medalhista de ouro na olimpíada de matemática.
Claro que não para por ai, em 2020 ele passou em primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), acertando 100% das questões do vestibular, ganhando o título do aluno mais novo a ser aprovado na Epcar.
O jovem não guarda seus dons, e adora espalha-los com quem quiser aprender, pensando nisso criou um canal no YouTube, com intuito de ajudar outros alunos nos estudos.
O orgulho da família
Sua mãe, Laurismara Temponi conta orgulhosa sobre a aprovação do filho nas Universidades, mas explica que não quer que Caio pule as etapas da vida, e que curta cada momento.
“Vamos deixar ele curtir os amigos, a adolescência dele, participar e vivenciar a escola. A vontade é grande sim, que ele vá, mas no momento o pensamento é que ele continue estudando o ensino médio e faça Enem no final do ano novamente. E decidir o que vamos fazer em caso de uma nova aprovação”, comenta.
Já que o estudante com apenas 13 anos já cursa o 2º grau do Ensino médio, onde a faixa etária normalmente é entre os 15 – 16 anos.
Caio pulou 3 séries para participar do vestibular da Uece, e para isso teve que passar por uma entrevista com uma psicóloga. Depois um teste de QI (quociente de inteligência) e uma prova de nível de série.
O aluno conta cheio de esperança e alegria que seu maior sonho é ser Juiz Federal, indo contra a vontade dos pais que sempre quiseram que o filho cursasse medicina, mas decidido ele afirma que direito é sua paixão.
“Eu quero ser juiz federal. Eu não decidi ainda o estado em que vou fazer a prova. Talvez na Universidade de São Paulo (USP) ou por aqui mesmo em Fortaleza. Mas, o que eu quero mesmo é fazer direito”, disse ao G1.
Por fim, muito simpático ainda deixou duas dicas para quem almeja passar em excelência em um vestibular:
- Qualidade não é quantidade. Estude de modo que você consiga produzir direito; que você consiga estudar o suficiente, fazer as horas trabalharem a seu favor
- Deixe o celular, de preferência, em outro cômodo para não se desconcentrar e focar mais;
Fonte: G1