Com 82 anos, idosa se torna inspiração fitness do mundo inteiro
Chegar aos 82 anos praticando tantos exercícios não é para qualquer um. A alemã Erika Rischko mostra que as atividades físicas são seu forte e aparentemente não pretende parar tão cedo.
Esqueça agora essa história de “estou muito velho para fazer exercícios” ou “atividades físicas não são para mim”. A alemã Erika Rischko, de 82 anos, mostra que essa desculpa não existe quando o assunto é manter o corpo em forma e cuidar da sua saúde.
Ela adotou um estilo de vida fitness de dar inveja a muitas pessoas. Só para você ter noção, ficar 20 segundos na posição de “prancha” é um exercício sofrido para a maioria dos que ousam fazer numa aula de pilates, fisioterapia ou qualquer outra modalidade.
Erika não só consegue ficar vários minutos, como também aguenta tranquilamente seis halteres de 10 kg em suas costas!
A alemã diz que mistura exercícios o tempo todo para ter diferentes intensidades e deixa o conselho: comece devagar e não faça nada extremo.
Ela própria só foi começar a praticar atividades físicas por volta dos seus 55 anos, porque antes era muito atarefada com os cuidados dos filhos. Quando eles cresceram, encontrou a oportunidade perfeita para se matricular na academia.
“Nos cinco primeiros anos eu não era tão viciada. Lentamente, comecei a fazer mais e até me juntei a desafios. “Meu marido, que também tem 82 anos, vai à academia comigo. Descubra o que funciona para você porque, se você não gostar, não vai durar”, conta, em entrevista.
Erika diz que uma boa companhia é um dos segredos para a prática dos exercícios se estabelecer como um hábito na sua vida. Tendo alguém para te estimular, conversar e dividir os desafios, tudo fica muito mais fácil e animador.
A pandemia de Covid-19 fechou academias, ginásios e espaços de lazer pelo mundo todo. Mas se engana quem pensa que a idosa interrompeu suas atividades.
Continuou praticando musculação duas vezes ao dia e manda vídeos do seu treino para incentivar parentes e amigos. Hoje, ela tem até perfil no Instagram e no Tik Tok, onde desperta a curiosidade e se tornou um ícone fitness para o mundo.
Ver essa foto no Instagram
Paixão que ainda vai longe!
E nada indica que Erika vá parar tão cedo. Ela pegou paixão pela prática. Um exemplo de como se manter em movimento é extremamente importante para um envelhecimento saudável. Não apenas em relação ao corpo, mas também no que diz respeito à mente.
Além de prevenir a obesidade, combater problemas cardíacos e outras inúmeras doenças, os exercícios físicos também ajudam no controle da ansiedade e da depressão.
Isso para não falar do fator social: muitas pessoas fazem amizades em sua rotina de treino e encontram, nessa atividade, um novo hobby.
Ver essa foto no Instagram
Para quem quer chegar aos 82 anos na mesma condição da Erika, está aí o segredo: não fique parado, mantenha o bom humor e o pensamento positivo. A vida é linda e temos que aproveitá-la ao máximo fazendo o que nos permite viver bem!
E você, que atividade física ou esporte mais gosta de praticar?
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.