Com 30 anos, cachorro de Portugal quebra o recorde de mais velho de todos os tempos
O cachorro Bobi foi reconhecido pelo Guinness como o mais velho do mundo. Ele tem 30 anos e nasceu em Portugal.
Portugal pode se orgulhar de ter um recorde muito curioso: o país em que vive o cachorro mais velho que se tem registro. É o Bobi, que tem 30 anos e foi reconhecido pelo Guinness World Records com esse título de dar inveja a cães do mundo inteiro.
O Bobi é da raça rafeiro do Alentejo, cuja expectativa de vida vai de 12 a 14 anos. No entanto, o cãozinho nasceu em 11 de maio de 1992 e continua firme e forte, indo muito além do esperado para os animais da sua raça. Foi feito um registro no serviço veterinário da cidade portuguesa de Leiria no dia em que ele nasceu – documento que serviu de prova para o Guinness conceder o recorde ao Bobi.
“Bobi tem sido um guerreiro por todos esses anos, só ele sabe o quanto tem aguentado, não deve ser fácil porque o tempo de vida de um cão médio não é tão alto. Estamos muito felizes e gratos à vida por nos permitir, depois de 30 anos, ter o Bobi em nosso dia a dia”, afirmou o seu tutor Leonel Costa, segundo o g1.
No dia em que o seu fiel amigo de quatro patas veio ao mundo, o Leonel tinha apenas 8 anos. Ou seja, os dois cresceram juntos, da infância até a fase adulta. Ao tudo que indica, vão seguir juntinhos!
O cão é descrito como um animal calmo, de convivío fácil e que gosta de brincar com os quatro gatos que vivem na mesma casa que ele. Muita gente pensa que cachorros e gatos não se dão bem, mas não faltam notícias – inclusive aqui no Awebic – mostrando que os dois podem ser excelentes amigos!
Vida no campo
Mas qual seria o segredo para a longevidade do Bobi? Sua família diz que é o fato de sempre ter vivido no campo, em uma propriedade agrícola calma e tranquila onde pode correr e explorar a natureza. Bem diferente de um centro urbano agitado onde os cães precisam ficar sempre presos na coleira.
E olha que curioso: o Bobi geralmente come a mesma comida que os seus tutores. Eles só tomam o cuidado de garantir que o alimento é adequado para o cachorro e que não esteja temperado. Vai ver tem algo aí que está prolongando sua vida…
Antes do Bobi, o recorde de cachorro mais idoso do mundo pertencia ao Spike, um chihuauha de 23 anos nascido nos Estados Unidos – o título, porém, não durou muito.
Saber que há cães vivendo por tantos anos é motivo de alegria. Afinal, eles trazem muita felicidade por onde passam e, se dependesse de nós, viveriam ainda mais!
Fonte: g1
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.