10 coisas misteriosas encontradas no fundo dos oceanos
Se a superfície terrestre já tem bastante mistérios, imagine o que se esconde no fundo dos oceanos. Veja a lista completa de coisas misteriosas dos oceanos.
Você já se perguntou o que se encontra no fundo dos oceanos?
A partir do ano 2000, o órgão americano NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), determinou que 95% dos oceanos do mundo e 99% do piso do oceano permaneceriam inexplorados.
Isso deixa muito espaço para mistérios e tesouros, intocados pelas mãos, longe dos olhos e das investigações humanas.
No entanto, houve alguns itens que os exploradores mais perseverantes conseguiram encontrar, e eles não decepcionam.
Confira 10 dos mais estranhos itens encontrados no fundo do mar:
1 – O Stonehenge subaquático
Encontrado por um grupo de mergulhadores suecos no fundo do Mar Báltico, este misterioso monumento foi descoberto em 2012, mas ainda não foi identificado.
Alguns o estão chamando de “Novo Stonehenge” porque ninguém sabe exatamente o que é, como chegou até lá, ou quem o colocou lá.
As teorias da conspiração são abundantes e, assim como o Stonehenge real, muitos acreditam que essa anomalia circular foi colocada nas profundezas do oceano por extraterrestres.
2 – A pedra circular misteriosa
Para você não confundir com o Stonehenge subaquático: essa pedra circular foi encontrada em 2003, no mar da Galileia.
Ela pesa mais de 60 mil toneladas, é feita de rochas de basalto e tem o dobro do tamanho do Stonehenge. Não precisa nem dizer que é diferente de qualquer coisa encontrada na Terra.
Como Stonehenge, a função e a a formação dessa pedra são desconhecidas, mas alguns cientistas acreditam que pode ser um antigo local público de enterro.
3 – O primeiro computador
A máquina de Anticítera é uma das descobertas mais surpreendentes até hoje, já que é um dos mais antigos mecanismos de engrenagens complexas conhecidas.
Enterrado no fundo do oceano há milhares de anos, esse objeto está em condições relativamente boas — pelo menos, boas o bastante para que os cientistas adivinhem sua função.
Às vezes, chamado de primeiro computador analógico devido à sua complexidade em estrutura, alguns cientistas acreditam que este objeto foi projetado para prever os eclipses lunares e solares baseados nos ciclos de progressão aritmética da Babilônia, porém, isso é apenas um palpite.
Embora tenha sido descoberto em 1900, sua verdadeira função continua sendo um mistério.
4 – A cidade perdida de Heracleion
Heracleion era uma antiga cidade egípcia que desapareceu no século II antes de Cristo.
No início dos anos 2000, o restos da cidade perdida foram descobertos no Mediterrâneo, a cerca de 46 m de profundidade.
Os arqueólogos descobriram primeiro algumas moedas de ouro, em seguida estátuas de 5 metros de altura e, depois de cavar um pouco mais fundo, os restos de 64 navios da cidade perdida.
Após anos de escavação, os cientistas ainda não determinaram o que exatamente fez com que a cidade afundasse.
5 – O caminho de Bimini
Localizado perto de North Bimini, uma ilha das Bahamas, o caminho de Bimini é uma estrada de calcário que fica sob a superfície do oceano.
O pedaços de calcário se juntam como as pedras de uma calçada, o que levou muitas pessoas a acreditarem que a estrutura é remanescente de civilizações antigas.
No entanto, muitos cientistas acreditam que a estrada de Bimini, assim como outras duas formações de calcário semelhantes, sejam formações naturais e simplesmente o resultado de processos geológicos.
6 – Cidade subaquática de Cuba
Em 2001, uma empresa chamada Advanced Digital Communications descobriu uma cidade subaquática que cobre aproximadamente 2 quilômetros quadrados no fundo do oceano.
As estruturas foram encontradas a cerca de 750 metros abaixo da superfície e acredita-se terem cerca de 50 mil anos de idade.
Também acredita-se que foram feitas pelo homem, o que, se for o caso, as tornariam algumas das estruturas mais tecnologicamente avançadas do planeta naquele momento.
7 – Rios subaquáticos
Rios não pode existir sob a água … ou podem?
De acordo com filmagens capturadas pelo submarino da Universidade de Leeds, existe um canal de águas profundas que flui ao longo do mar Negro.
O mais surpreendente de tudo isso é que este rio subaquático se parece muito com nossos rios, com arvores, folhas e até cachoeiras.
8 – Motor do Apollo 11
Apollo 11 foi a nave espacial que levou os astronautas até a lua pela primeira vez, e partes da histórica nave estiveram no fundo do oceano desde 1969.
Isso até 2013, quando Jeff Bezos, proprietário da Amazon, decidiu explorar as profundezas do oceano e encontrou componentes de dois motores de foguete do Apollo 11.
9 – Vida contra todas as probabilidades
As profundezas do oceano são um dos ambientes mais inabitáveis de toda a Terra.
Apenas muito recentemente, os cientistas descobriram micróbios vivos nas partes mais fundas do oceano.
Esses organismos milagrosos datam do período jurássico e estima-se que tenham aproximadamente 86 milhões de anos, apesar de terem pouco oxigênio e nenhum suprimento de alimentos.
10 – Outro oceano
Uma das descobertas subaquáticas mais recentes, mais incríveis e mais sub-relatadas da história: os cientistas descobriram outro oceano.
Há teorias de que as águas do oceano vieram de asteroides de gelo que colidiram com nosso planeta, mas os pesquisadores agora suspeitam que a água possa vir de um oceano “secreto”, que contém água o suficiente para preencher três vezes nossos oceanos.
Esse oceano escondida fica a aproximadamente 500 quilômetros abaixo da superfície, sob uma camada de mineral chamada Ringwoodita.
Ringwoodita é conhecida por ser capaz de reter água em sua estrutura molecular a altas temperaturas.
Como se isso já não fosse estranho o suficiente, o oxigênio armazenado nessa camada não é líquido, sólido ou gasoso!
O fundo do mar é realmente muito misterioso, né? Compartilhe essa publicação com seus amigos que também adoram os oceanos.
O que mais você acredita que tenha escondido nas profundezas do oceano? Comente e compartilhe sua opinião com a gente. 🙂
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.