16 fatos sobre o Cirque du Soleil para quem está procurando uma programação inesquecível
Pensando em te persuadir de forma amorosa, separamos aqui 16 fatos sobre o Cirque du Soleil que te farão comprar um ingresso hoje!
Desde a sua fundação, em 1984, o circo contemporâneo Cirque du Soleil já se apresentou para mais de 180 milhões de pessoas em 450 cidades em todos os continentes, exceto na Antártica.
Em outras palavras:
Provavelmente há um show do Cirque perto de você agora (ou em breve).
Para os não iniciados, o Cirque du Soleil – que celebrará seu 40º aniversário em julho de 2022 – apresenta uma mistura de:
- Atos de circo,
- Performance de rua,
- Feitos acrobáticos incomparáveis,
- E coisas que você jamais imaginaria ser possível.
E não importa o tema da apresentação, a tecnologia sempre desempenha um papel importante – a empresa sediada em Montreal, agora uma das maiores companhias de teatro ao vivo nos negócios, aprimora consistentemente suas apresentações com palcos de ponta, efeitos especiais e acrobacias incríveis.
Foi exatamente por isso que resolvemos te contar fatos impressionantes sobre o Cirque du Soleil, para que você se renda aos emocionantes momentos. Vamos lá?
1. O Cirque du Soleil começou como uma trupe de 20 performistas de rua
O Cirque du Soleil tem suas raízes nos Les Échassiers de Baie-Saint-Paul, um grupo que realizou atos como cuspir fogo e fazer malabarismos nas ruas de Baie-Saint-Paul em Quebec, Canadá, no início dos anos 80.
Um dos membros da trupe era Guy Laliberté, que deixou de lado o ensino superior para ingressar no grupo; em 1984, ele apresentou uma proposta ao governo canadense para uma empresa de artistas que viajaria pelo país para comemorar o 450º aniversário da descoberta de Canadá por Jacques Cartier.
Laliberté conseguiu um contrato de US$ 1 milhão para tornar a proposta uma realidade, o que levou à incorporação do grupo como organização sem fins lucrativos, sob o nome Cirque du Soleil.
2. O nome “Cirque du Soleil” significa “Circo do Sol”
“Quando preciso reservar um tempo para me reenergizar, vou a algum lugar à beira-mar para me sentar e assistir ao pôr do sol.
Foi daí que surgiu a ideia de ‘Soleil’, em uma praia no Havaí, e porque o Sol é o símbolo da juventude e da energia”, explicou Laliberté à Fortune em 2011.
3. Las Vegas tem seis apresentações permanentes do Cirque du Soleil
O primeiro show do Cirque du Soleil teve 10 apresentações e atingiu 15 cidades em Quebec. Agora, existem 23 shows do Cirque du Soleil em todo o mundo, incluindo seis apresentações permanentes em Las Vegas e 12 que estão em turnê.
Embora seja difícil determinar a apresentação mais popular, o Cirque du Soleil afirma que Alegría – que aconteceu de 1994 a 2013 antes de ser “reinterpretado em uma versão renovada” em 2019 – um de seus “programas mais amados”, com 6.600 apresentações para mais de 14 milhões de pessoas em todo o mundo. São muitos ingressos.
4. Mystère é a apresentação do Cirque du Soleil que está em cartaz há mais tempo
Primeira apresentação permanente do Cirque em Las Vegas, Mystère também é a apresentação que está em cartaz há mais tempo de todas as produções do Cirque.
Este show alegre e familiar foi inaugurado em 1993, em Treasure Island, e apresenta uma mistura clássica de ginástica e trapézio do Cirque du Soleil.
5. As apresentações do Cirque du Soleil são incrivelmente caras para produzir
Por exemplo, Ká — que estreou em 2005 – custou pelo menos US$ 165 milhões para ser criada, se tornando uma das produções teatrais mais caras da história (para comparar, o musical Homem-Aranha, o show mais caro da Broadway, tinha estimativas de custo de cerca da metade disso).
Grande parte do orçamento foi para proezas técnicas, incluindo uma cena de batalha com acrobatas em fios lutando verticalmente.
Infelizmente, foi durante a sequência de batalhas que a aérea Sarah Guillot-Guyard morreu em 2013. Foi a primeira fatalidade do Cirque du Soleil no palco.
6. Existe uma apresentação do Cirque du Soleil no gelo
Crystal, a “primeira experiência no gelo do Cirque”, estreou em dezembro de 2017 na cidade de Quebec e em Montreal. São basicamente as acrobacias coreografadas que você esperaria do Cirque du Soleil, mas todo mundo está usando patins.
7. Muitos integrantes do Cirque du Soleil são ex-atletas olímpicos
O Cirque du Soleil emprega 1.300 artistas de 50 países diferentes, e o Cirque diz que cerca de 40% de seus artistas vêm de disciplinas como ginástica rítmica e mergulho.
Para esse fim, em 2016, o Cirque tinha 22 atletas olímpicos (incluindo dois medalhistas) em vários papeis, desde trampolins até nadadores sincronizados. Isso sem mencionar os muitos artistas recrutados das equipes nacionais de ginástica.
8. Os integrantes do Cirque du Soleil treinam exaustivamente
Antes de serem escalados para uma apresentação específica, os possíveis artistas participam de treinamento artístico e acrobático na sede internacional do Cirque du Soleil em Montreal.
Dependendo da apresentação e do papel, os membros do elenco fazem treinamentos e exercícios diários, às vezes com duração de mais de 90 minutos, além de ensaios regulares.
Os exercícios diários podem incluir levantamento de peso, alongamento, supino, flexões, abdominais e trabalho com cordas.
9. As cozinhas do Cirque du Soleil em turnê utilizam cerca de 1.300 kg de comida por semana
Os shows do Cirque itinerante têm uma equipe de cerca de cinco chefs que distribuem refeições para elenco e equipe todos os dias.
Os menus mudam diariamente e incorporam especialidades locais em qualquer cidade em que o show chegar. Em uma entrevista de 2017, a gerente de cozinha do Cirque, Paola Muller, disse que a cozinha pode fazer entre 900 e 1.300 kg de comida por semana.
Um artigo do Thrillist de 2016 observa que 40 a 45 kg de proteína são servidas a cada refeição e saladas com 22 ingredientes.
10. O Cirque du Soleil leva a segurança a sério, mas as acrobacias ainda são perigosas
Os membros do elenco do Cirque du Soleil fazem acrobacias perigosas regularmente. Mas, mesmo com sistemas de segurança rigorosos em vigor (alguns artistas os chamam de “irritantes”), lesões e acidentes acontecem.
De acordo com a Vanity Fair, houve 53 feridos nos shows permanentes de Las Vegas em 2012 e, em 2018, um aéreo foi morto na Flórida durante uma apresentação de Volta.
11. A Princesa Diana era uma antiga fã do Cirque du Soleil
Ela levou os príncipes Harry e William para uma apresentação do grupo em 1990. No início de 2019, o príncipe Harry e Meghan Markle, duque e duquesa de Sussex, assistiram a uma apresentação de caridade do Cirque du Soleil; a duquesa usava uma das pulseiras de Diana e um vestido inspirado em um dos looks de sua falecida sogra.
12. O Cirque du Soleil possui um programa de extensão baseado no “Circo Social”
Fundado em 1995, o Cirque du Monde apoia a filosofia de que as artes circenses podem ser usadas como intervenções para jovens em risco, criando confiança e comunidade para as crianças que precisam. Essa ideia é chamada de “circo social”; esta e outras campanhas globais para cidadãos atingiram 100.000 crianças em 50 países.
13. Alguns trajes do Cirque du Soleil são feitos de cortinas de banheiro
Os figurinos de todos os shows do Cirque são únicos, pois precisam ser não apenas impressionantes, mas também atléticos, práticos e seguros. O Montreal Costume Workshop do Cirque emprega 300 artesãos em tempo integral, incluindo sapateiros, chapeleiros e designers têxteis.
A evolução de cada traje exige muita criatividade — e tentativa e erro. Veja, por exemplo, o programa aquático do Cirque, O, em Las Vegas. Alguns trajes são feitos de cortinas de banheiro, limpadores de cachimbo ou pedaços de espuma para fazê-los flutuar na água.
A equipe do guarda-roupa lava 60 cargas de roupa por noite para manter as 4.800 roupas e acessórios limpos, e há uma sala totalmente separada dedicada à secagem completa com aquecedores especializados.
14. Luzia é a primeira apresentação do Cirque em espanhol
Embora os shows do Cirque du Soleil não sejam pautados regularmente nas falas (é para isso que servem as mímicas!), Luzia é o primeiro show inteiramente en español. O título de Luzia combina duas palavras em espanhol — luz e lluvia (chuva) — e apresenta uma cortina de chuva de última geração e um palco giratório.
15. Você pode experimentar o Cirque du Soleil em Realidade Virtual
Uma extensão natural da experiência do Cirque? Realidade virtual.
Em 2018, a MK2, uma empresa com sede em Paris especializada em cinemas VR, adquiriu direitos de distribuição para quatro shows do Cirque, coproduzidos pela Felix & Paul do Canadá. Agora você pode experimentar momentos de Ká, Kurios, Luzia e O no Google Daydream, Oculus Rift, Samsung Gear VR e muito mais.
16. A apresentação dos Beatles do Cirque du Soleil, LOVE, está em cartaz há mais tempo que Os Beatles
A apresentação dos Beatles do Cirque, LOVE, está em cartaz desde 2006. Os Beatles estiveram juntos por cerca de uma década, de 1960 (ou 62, se você estiver considerando quando Ringo Starr se juntou e quando eles lançaram seu primeiro single) até 1970.
LOVE continua firme no Cirque, vendendo regularmente de 75 a 90% da capacidade do teatro e está no topo das muitas “visitas obrigatórias” de Las Vegas.
Via: Mental Floss.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.