Ciência consegue revelar a forma certa de abraçar uma pessoa e ter ‘benefícios’

Com certeza você irá se beneficiar se cultivar momentos de respeito e abraços no dia a dia. Confira aqui o que a ciência diz sobre a forma correta de abraçar uma pessoa e seus benefícios.

Gosto de você ou não, o abraço faz parte da cultura ocidental. Apesar de muitas pessoas amarem ou odiarem, esse tipo de contato humano tem bons benefícios, assim como também alguns limites.

Na verdade, os abraços não apenas conferem proximidade e sentimento emocional entre as pessoas, mas também mostram uma excelente melhora nas condições de saúde física e mental.

É importante frisar que o abraço não é tão simples quanto parece, pois, além de apresentar algumas limitações, esse comportamento é extremamente saudável.

Além dos benefícios, muitas pessoas também têm dúvidas em relação a qual forma correta de abraçar uma pessoa.

forma certa de abraçar

Ciência consegue revelar a forma certa de abraçar uma pessoa e ter ‘benefícios’. (Imagens: Pexels)

Para onde vão os braços? Qual é o tempo mínimo de um abraço? Podemos forçar abraços em pessoas que não gostam desse tipo de comportamento?

São várias as dúvidas sobre esses assuntos e a ciência tem uma explicação com base em dados de pesquisa em relação à forma correta de abraçar.

O que a ciência diz sobre a forma certa de abraçar?

Apesar de muitas pessoas não sentirem muita diferença em relação a qual tipo de abraço dá e o tempo de duração, existe uma forma correta de abraçar.

O fato é que a ciência já comprovou que existe um formato correto de abraçar para que esse comportamento seja agradável e respeitoso para ambas as partes.

Vários participantes da pesquisa foram submetidos a testes em relação a diversos tipos de abraços para serem coletados dados e analisar qual forma correta.

A biopsicólogo da Ruhr-University Bochum chamada Julian Packheiser diz o seguinte:

“Algo que eu gostaria de ver no estudo é a condição em que você realmente estende o abraço ainda mais.”

forma certa de abraçar

A equipe de parque ficou surpresa ao descobrir que o abraço de 10 segundos parecia um tempo desconfortavelmente longo para abraçar uma estranha.

Na verdade, a intimidade do relacionamento das pessoas que irão se abraçar desempenham papel fundamental. 

A proximidade emocional interfere no abraço?

Os pesquisadores do estudo repararam que nem a proximidade emocional e nem a altura da pessoa tiveram efeitos significativos no abraço.

Por outro lado, eles observaram que a maioria das pessoas que participaram do teste tinham altura relativamente próxima e achavam que a cintura do pescoço pode ser mais comum.

De acordo com um estudo publicado na Acta Psychologica, vários fatores influenciando na hora de uma abraço, como:

  • Duração;
  • Estudo;
  • Gênero;
  • Proximidade emocional;
  • Comportamento dos braços.

Além disso, o estudo também pode comprovar que a preferência dos homens para homem em relação ao abraço é de abraços cruzados.

Na verdade, o estilo de abraço conta muito, isso porque o abraço cruzado pode transmitir proximidade entre as pessoas sem acrescentar um sobre texto romântico.

Qual o tempo correto de um abraço confortável?

Apesar de muitas pessoas não se importarem tanto com uma forma correta de abraçar e apenas pensar e demonstrar a fé e carinho com esse comportamento, existe uma forma certa para algumas.

Os resultados da pesquisa sugerem que o abraço mais seguro e confortável é aquele que dura de 5 a 10 segundos com os braços cruzados.

forma certa de abraçar

Na verdade, a pesquisa aponta que o abraço para ter a probabilidade de ser agradável e reconfortante para qualquer pessoa deve durar de 5 a 10 segundos.

Está gostando de saber mais sobre o abraço e como esse comportamento social pode beneficiar nossa saúde? Então confira aqui mais conteúdos sobre saúde:

Você já parou para analisar o abraço de uma pessoa? Será mesmo que algumas regras e dados coletados de uma pesquisa deve dizer ou não o que fazer em relação a um abraço amoroso?

Quais os benefícios do abraço para a saúde?

Apesar de muitas pessoas acharem que alguns tipos de abraços são calorosos ou desrespeitosos, não podemos negar que o abraço faz bem à saúde física e mental.

Confira a seguir alguns benefícios do abraço para a saúde mental e física e se surpreenda com as propriedades medicinais desse comportamento social extremamente diário em nossas vidas.

1 – Salvar vidas

Com certeza você já deve ter presenciado alguém salvar outra pessoa de um suicídio ou outro risco à vida com um abraço.

Na verdade, o abraço é um remédio natural que nos faz sentir o calor humano e perceber que não estamos sozinhos e outras pessoas estão lá para nos ajudar.

2 – Comunicar sentimentos e emoções

Você pode conhecer uma pessoa dura de coração e sentimentos e acalmá-las através de um abraço caloroso e respeitoso.

O fato é que nem as pessoas mais duronas não conseguem se render a um abraço caloroso e que comunica muitas emoções e sentimentos profundos da alma.

3 – Prevenir doenças

Com certeza você terá uma saúde mental mais saudável se praticar mais atitudes e comportamentos diários com abraços.

forma certa de abraçar

Esse tipo de ferramenta social não serve apenas para amigos e familiares, mas também para auxiliar pessoas desconhecidas com o calor humano.

4 – Afastar o estresse, depressão e outras doenças psicológicas

A cura para as doenças psicológicas pode estar em uma simples atitude de abraçar e ouvir uma pessoa com problemas de depressão, estresse ou ansiedade.

Cultive mais momentos de abraços e trocas de sentimentos e emoções na sua família e círculo de amigos e se dois mais a ajudar pessoas com problemas psicológicos.

5 – Promover a sensação de bem-estar

É muito caloroso e respeitoso quando recebemos um abraço de uma pessoa amada e sentimos que estamos seguros e bens com as pessoas que amamos.

Com certeza você terá boas experiências de vida em situações mais amorosas se cultivar mais momentos de amor e abraços calorosos.

Você gostou de saber mais sobre o que a ciência diz a respeito da forma certa de abraçar e os benefícios desse comportamento social para nossa saúde física e mental?

Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações sobre os benefícios do abraço.

Claudio Bernardo
Escrito por

Claudio Bernardo

Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.