Descubra onde fica a cidadezinha com as ruas mais lindas de Goiás
A cidade de Goiás velho é uma das mais procuradas por quem quer um roteiro histórico e econômico, saiba porque...
Está em busca de um roteiro no centro-oeste que vá superar suas expectativas? Descubra onde fica a cidadezinha com as ruas mais lindas de Goiás, ela é conhecida como Goiás Velho e nesse guia você vai saber todos os detalhes para ter uma experiência inesquecível por lá.
Em uma região que fica próxima à Brasília e a Goiânia, essa é uma das poucas cidades que oferecem um roteiro turístico com um bom custo-benefício. Que tal aproveitar o que o cerrado tem de bom e conhecer esse espaço que guarda tantas histórias?
A seguir, você conhece os principais pontos turísticos e a melhor época do ano para se deslocar até a cidade. Tenho certeza de que não vai se arrepender em dar uma chance a esse lugar.
Uma cidadezinha com ruas lindas em Goiás
Nós não poderíamos deixar de exaltar os encantos desta região. Cidade de Goiás ou Goiás velho, como é mais conhecida, proporciona um verdadeiro mergulho na história da construção social do povo Goianiense.
O melhor de tudo é que você pode fazer esse passeio de forma acessível. Reúna os amigos e a família e descubra o que tem de tão encantador nessa cidade que é patrimônio histórico mundial, reconhecido pela UNESCO desde 2001.
Breve história de Goiás Velho
A partir da afirmação acima, já podemos imaginar a riqueza cultural presente em Goiás velho. A história da cidade começou através das expedições de Bandeirantes, que se aventura vão em busca das riquezas do país.
Bartolomeu Bueno da Silva e seu pai, conhecido como Anhanguera, em meados do século 18, descobriram que a região que atualmente é chamada de Goiás possuía ouro em abundância.
Somente em 1729 foi fundada a cidade de Goiás, se tornando a partir daí a sede do governo do estado até o ano de 1933. O nome da cidade é derivado dos índios Goyazes, que habitavam aquela região até que foram extintos.
Parte da construção histórica e social desta cidade está preservada. Muito se pode observar através da arquitetura das antigas casas, das igrejas e das ruas de Pedra. Muitas celebrações culturais típicas também foram preservadas, além de aspectos ligados à gastronomia.
Quando ir e como chegar em Goiás Velho?
Se você não tem tanto tempo livre para o turismo, é mais um motivo para você conhecer essa cidadezinha. Basta um final de semana para percorrer seus principais pontos turísticos.
Apesar de pequena, a cidade conta com vários museus e passeios, que podem ser feitos, em sua maioria, a pé. Isso evita o uso de veículos e diminui os custos da sua viagem.
A melhor forma de chegar é a partir de Brasília, seguindo no sentido de Goiânia, através da BR 060. Durante o percurso você vai passar por Anápolis, Nerópolis, Nova Veneza, Itauçu e Itaberaí.
Para atento a estrada, em algumas áreas ela não é duplicada e a sinalização pode ser precária. Levando em consideração o índice de turismo, se você quer realizar esse passeio com um clima quente, o melhor momento para viajar é entre maio e setembro.
Principais pontos turísticos de Goiás Velho
É claro que não deixaríamos de revelar os principais pontos turísticos dessa cidade. Vão desde o turismo de aventura até o religioso. Não deixe de incluir esses pontos de parada no seu roteiro e aproveite ao máximo todos os encantos de Goiás velho.
Igreja de nossa senhora do Rosário
Construída em 1761 por escravos, sua arquitetura em estilo colonial remete bem a época. A igreja foi construída para abrigar os devotos de nossa senhora do Rosário, mas hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade de Goiás velho.
Museu das bandeiras
O prédio onde hoje funciona o museu, é na verdade uma antiga cadeia, que funcionou até 1950. Atualmente, ele conta com um acervo que reúne diversos documentos do período colonial, imperial e republicano. Além disso, também possui utensílios, móveis, vestuários e muita arte Sacra, datadas dos séculos passados.
Museu casa de Cora Coralina
Essa instituição cultural está localizada na cidade de Goiás, bem às margens do Rio Vermelho. Seu principal objetivo é preservar e passar adiante a obra da grande poetiza Brasileira, Cora Coralina. Se você se interessa por poemas e literatura, não deixe de incluir este museu no seu roteiro pela cidade.
Igreja de São Francisco
Essa igreja é um dos principais pontos turísticos do centro histórico da cidade de Goiás. Devido à sua importância, a construção foi tombada, juntamente com seu acervo, que inclui desde imagens até móveis antigos. A igreja está às margens do Rio Vermelho e sua arquitetura é estonteante. Vale a pena conferir e fazer lindos registros.
Mercado Municipal
E é claro que você não pode deixar de fora o Mercado Municipal de Goiás velho. A construção é linda e retém comerciantes de diversos segmentos. Os visitantes afirmam ter uma variedade de restaurantes, artesanato e muito mais. Não esqueça de passar por lá para comprar algumas lembranças da sua viagem.
Teatro de São Joaquim
O Cine teatro de São Joaquim está localizado no centro da cidade e é um ótimo roteiro para ser complementado com o Museu casa de Cora Coralina. Nas redes sociais, você também confere a programação do que está em cartaz. Ideal para quem não abre mão de roteiros culturais enquanto está viajando.
Melhor roteiro para um fim de semana:
Agora que você já conhece todos os pontos turísticos perfeitos dessa cidade, chegou a hora de montar um roteiro completo para aproveitar durante um fim de semana. A ideia é que você vai chegar no sábado, então se programe para iniciar amanhã já em Goiás velho.
Se a intenção for viajar em um feriado:
Lembre-se de fazer as reservas com antecedência.
Chegando lá, vá até um centro de atendimento turístico e peguei um mapa com os principais roteiros de Goiás velho. No primeiro dia, faça o check-in na acomodação, aproveito para almoçar em um restaurante da sua escolha e passe a tarde conhecendo o centro histórico.
No domingo, é dia de visitar a casa museu de Cora Carolina e a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Uma dica também é visitar a casa de dona Augusta, uma doceira muito famosa na cidade e que faz doces típicos daquela região. Finalize o dia conhecendo o Palácio Conde dos Arcos e o museu de arte Sacra, ambos localizados na praça do coreto.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!