9 cidades brasileiras ABANDONADAS para quem gosta de uma viagem diferentona
Está em busca das cidades brasileiras abandonadas, mas que ainda rendem um bom passeio turístico? Essa lista conta TUDO sobre os locais...
Se você é o tipo de viajante que curte um turismo diferenciado, essa lista foi feita para você. Reunimos todos os detalhes sobre as 9 principais cidades brasileiras abandonadas e você vai ficar surpreso com as possibilidades que existem em cada uma delas.
As histórias por trás do abandono dessas cidades também são surpreendentes. Cada uma foi fundada, aproveitada e abandonada de uma forma diferente. Em alguns pontos, uma ou 2 famílias insistem em habitar os espaços.
Eu tenho certeza de que você não vai querer morar em nenhuma da brasileiras abandonadas, mas por que não desbravar um turismo diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil?
Foi pensando em te ajudar na hora de montar um cronograma diferenciado que reunimos cada detalhe sobre essas cidades. Confira tudo o que preparamos na lista abaixo.
Cidades brasileiras abandonadas
1 – Airão Velho (AM)
Para abrir a nossa lista de cidades brasileiras abandonadas, falaremos de Airão Velho, no estado do Amazonas. Conhecida também como cidade do apocalipse formiga, a região foi fundada em 1965 às margens do rio Negro.
Durante muito tempo, Airão Velho foi considerado o distrito mais importante da região, desde a colonização portuguesa até o fim da Segunda Guerra Mundial.
Era neste povoado onde se concentrava boa parte da produção de borracha no Amazonas. Até hoje especula-se sobre os verdadeiros motivos que fizeram a cidade ser abandonada. A história popular fala que Airão Velho foi invadida por formigas que comiam pessoas. Um tanto curioso, não acha?
2 – Fordlândia (PA)
Você deve estar achando este nome familiar ou pelo menos curioso, não é. A cidade de Fordlândia fica localizada no estado do Pará e seu projeto foi criado por Henry Ford, fundador de uma famosa fábrica de veículos.
A ideia de Henry era ter um lugar ideal para a extração de borracha utilizada nos seus veículos. A cidade então foi criada com o intuito de receber os funcionários. Eles deveriam morar e cultivar a seringueira, árvore conhecida pela sua matéria-prima.
Ainda que fosse uma boa ideia, a cidade não chegou a ser concluída. Constataram que as terras da região eram impróprias para a plantação de seringueira e tudo o que havia sido construído acabou ficando para trás.
3 – Igatu (BA)
A cidade de Igatu fica no estado da Bahia, mais precisamente na região conhecida como Chapada Diamantina. Em outros tempos, o município era conhecido como Xique-Xique.
As primeiras pessoas que ocuparam aquele espaço, se beneficiaram extração de diamantes. Isso fez com que Igatu se se tornasse uma região rica e próspera em pouco tempo.
A região chegou a ter mais de 10 mil habitantes, mas no início do século XX, o declínio na exploração mineral fez com que a cidade fosse perdendo os seus habitantes gradualmente. Estima-se que hoje existam pouco mais de 300 moradores na cidade.
4 – Vila de Biribiri (MG)
Essa Vila fica nas proximidades da cidade de Diamantina. Ela faz parte do parque estadual do biribiri. Sua construção ocorreu no século 19, com o intuito de abrigar funcionários que trabalhavam em uma fábrica de tecido na região.
Até hoje, o espaço preserva características arquitetônicas marcantes, que descrevem as tradições do período em que a Vila foi construída. Se o seu tipo de viagem é explorar a história e por trás de cada lugar, essa é uma chance diferente de você ter outra perspectiva sobre Minas Gerais.
Não podemos deixar de destacar que a Vila foi abandonada quando a fábrica de tecidos encerrou suas atividades. Pouquíssimas famílias permaneceram no local e assumiram o compromisso de preservar as casas e as outras características da Vila.
5 – Cococi (CE)
Essa cidade já foi o tema principal de muitas matérias e se você acompanha os meios de imprensa, deve ter ouvido falar sobre ela. Cococi fica no estado do Ceará e é uma das mais famosas cidades brasileiras abandonadas.
Ela foi fundada no século 17, época que marcou o seu maior auge, como era de se esperar. Atualmente, apenas duas famílias habitam a região e se comprometeram a manter a memória de Cococi viva!
Uma história popular, conta que a cidade foi abandonada após uma maldição. O padre da congregação local teria ficado chateado após precisar refazer uma missa. Tudo isso porque uma família poderosa de Cococi havia se atrasado.
6 – São João Marcos (RJ)
São João Marcos também é uma das cidades brasileiras abandonadas. O mais interessante é que a área foi bastante povoada, chegando a ter mais de 20 mil habitantes durante o século 19.
No entanto, durante o governo de Getúlio Vargas, o então presidente decretou que a área fosse desocupada para a construção de uma represa. Atualmente, o espaço é conhecido como Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.
A demolição ocorreu em 1940 e hoje os turistas podem ingressar no Parque para conferir as ruinas da antiga cidade.
7 – Arapira (PR)
Essa é uma das cidades com o menor número de habitantes do Brasil! Já pensou estar em um lugar tão sossegado quanto um município com pouco mais de 200 habitantes? Esse é o caso de Arapira, localizada no estado do Paraná.
O principal motivo para que os velhos moradores deixassem a cidade, foi o processo de erosão. No decorrer das décadas, muitas casas foram parar debaixo d’agua, o que desanimou outros moradores a continuar na área.
Atualmente, é possível apreciar a beleza e o que restou das construções na cidade. Se o seu estilo de viagem inclui trilhas, histórias e arquitetura histórica, você vai adorar esse destino super diferenciado.
8 – Serra da Saudade (MG)
Esse município está localizado no interior de Minas Gerais e surpreende pela baixa quantidade de habitantes. Na última estimativa, havia pouco mais do que 700 pessoas morando na Serra da Saudade.
Cortada pelo Rio Indaiá e por inúmeros afluentes do Rio São Francisco, a região é marcada por uma beleza natural imensa. Além disso, oferece tota estrutura de uma cidade maior, só que em pequena escala. Os estabelecimentos são bem restritos.
Ainda que a Serra da Saudade tenha sido sinônimo de grande desenvolvimento para os fazendeiros do século passado, hoje é apenas um dos lugares mais curiosos para os turistas brasileiros.
9 – Borá (SP)
Borá também está na lista das cidades brasileiras abandonadas. Esse é o segundo município menos povoado do país e os turistas que desejam sossego e tranquilidade, podem se encantar com as belezas do lugar.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!