Equipes de resgate animal salvam mais de 3 mil cães e gatos abandonados em cidade paulista

Os cães, gatos e outros animais em situação de abandono de Barueri podem contar com um grande aliado: o serviço de Resgate Animal.

Você já parou para imaginar como é a vida de um cachorro ou gato abandonado nas ruas? Sem comida e água, sem ter onde se abrigar em dias de frio e de chuva, sem ter um tutor para receber carinho, sem ninguém para cuidar dele em caso de doenças ou acidentes. Pois é, não é nada fácil. Em Barueri (SP), foi criado o serviço de Resgate Animal, que se dedica a tirar os bichinhos das ruas e dar uma vida melhor a eles.

O Resgate Animal foi criado por decreto da prefeitura em 2018 e começou a funcionar em 2019. De lá para cá, já foram atendidos 3.124 animais. Desse total, 3.042 são cães e gatos, mas a lista também tem equinos, mulas, burros e até um porco. Alguns casos são bem marcantes pela situação dramática em que o bichinho é encontrado.

O serviço foi criado em 2019 e já mudou a vida de mais de 3 mil animais (imagem: Correio Paulista)

“No dia 17 de abril deste ano a equipe do Resgate Animal foi acionada para um chamado envolvendo o resgate de canino com o intestino exposto. O animal estava extremamente debilitado com prolapso retal (quando o reto é projetado para fora do ânus e não retorna para sua posição normal), alça intestinal de aproximadamente 40 cm, apresentando aspecto necrosante e odor muito ruim, sendo necessário uma enterectomia (remoção de um segmento do intestino).

Após o procedimento e a recuperação houve a surpresa de toda a equipe, pois o animal estava se alimentando e evacuando normalmente. E após 25 dias do resgate, ele já estava apto para adoção e ganhou uma nova família, sendo nomeado como Fryda”, explica Willian Pereira Basto, gestor administrativo de Centro de Proteção ao Animal Doméstico I (CEPAD). A declaração foi publicada no site Correio Paulista.

Glória

Outro caso emblemático foi a da Glória, uma égua que caiu dentro de uma vala. Ela foi encontrada extremamente debilitada e, antes mesmo de se acidentar, já era vítimas de maus-tratos.

Por isso mesmo, além do cuidado com a saúde física, a Glória precisou também de apoio emocional – sim, animais também precisam de ajuda emocional quando são vítimas de abusos e traumas!

Cachorrinho sendo atendido pelo Resgate Animal (imagem: Correio Paulista)

Hoje, a égua está totalmente recuperada e desempenha uma função linda na equoterapia, que é o nome dado à terapia que usa equinos para ajudar na reabilitação de pessoas com deficiência.

Ficou encantado com o trabalho do Resgate Animal? Pois saiba que é possível ajudar. Sempre que um animal é resgatado das ruas, ele é colocado para adoção. Você pode ser a esperança de um lar novo e cheio de amor para quem tanto sofreu com a dor do abandono e da negligência.

E para facilitar, as equipes já vacinam, castram, microchipam e vermifugam todos os animais antes de colocá-los para adoção. Saiba mais pelos telefones (11) 4198-0819 (WhatsApp) / 3164-9735.

Ah, e claro, caso você seja morador de Barueri e veja um animal em situação de abandono e que esteja ferido ou doente, não deixe de acionar o resgate. O telefone é (11) 4706-3953, além do WhatsApp (11) 94159-5003.

Que esse tipo de iniciativa se espalhe também por outras cidades!

Fonte: Correio Paulista

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.