8 tecnologias que podem mudar o ciclismo para sempre
Se você gosta de pedalar, vai adorar conhecer essas 8 inovações no mundo do ciclismo. Prepare-se para melhorar sua experiência com o pedal no futuro!
Vivemos tempos em que as formas como nos transportamos estão sendo constantemente revistas.
Encarando como realidade o trânsito caótico e a lentidão, a bicicleta tem se apresentado como alternativa viável para os problemas da mobilidade urbana.
Nessa perspectiva, iniciativas tecnológicas para ciclistas estão surgindo, trazendo inovações que melhoram a vida de quem pedala.
Vamos conferir algumas destas tecnologias?
1. LifePaint: spray reflexivo à base de água
A Volvo em parceiria com a startup Albedo 100 desenvolveu em 2015 o Volvo LifePaint, uma tinta refletiva especial para aumentar a visibilidade dos ciclistas durante a noite.
Ao pintar qualquer superfície, seja metal, tecido, plástico ou borracha, a tinta brilha ao ser iluminada pelos faróis de um veículo. E o melhor: de dia é totalmente transparente.
Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=CfWzeGlaFvI
Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.
2. Trackeasier: rastreador para bicicletas com uma plataforma para o dia-a-dia
A Trackeasier é uma startup brasileira que está desenvolvendo um ambiente de segurança e bem-estar para os ciclistas composto de um dispositivo fixado na bicicleta que irá mantê-la sob vigia 24 horas por dia e um aplicativo que auxiliará nas decisões do dia-a-dia do ciclista urbano.
O dispositivo é camuflado como um suporte de garrafinha e possui um design estratégico para resistir possíveis tentativas de violação.
Dentre as funcionalidades tem-se a recomendação de rotas inteligentes, comunicação de acidentes à terceiros, indicação de lugares bike-friendly, compartilhamento de performance e atividade e outras incríveis funcionalidades que você pode conferir aqui.
3. Lumos Helmet: capacete sinalizador com luzes de LED
Lumos Helmet é um capacete inteligente com 60 LEDs integrado a um controle acoplado no guidão da bicicleta.
Possui luzes vermelhas de freio na parte de trás, bem como luzes amarelas na direita e esquerda que servem como seta sinalizadora. Na frente há uma luz azul servindo como farol.
Para esse projeto foi realizado um financiamento coletivo que superou todas as expectativas. Apesar da meta de arrecadação ser U$ 125.000, o resultado final foi de U$ 809.551 (7 vezes maior que o esperado).
4. Moar Bikes: a e-bike dos sonhos
A Moar Bikes construiu o que seria a e-bike dos sonhos.
Essa é composta de pneus largos de 60 centímetros cada e suspensão eletrônica, motor na parte traseira de 750 watts (variando conforme o modelo) e uma bateria de íon-lítio de 48 volts com autonomia de 137 km.
Seus componentes são à prova d’água, há luzes de sinalização e farol, e possui um alcance de velocidade de até 35 km/h. E o melhor de tudo: é dobrável.
Foi realizado um crowdfunding para o financiamento deste projeto que esperava arrecadar $30,000 e o arrecadado foi $516,501, 954% acima da meta.
Confira:
Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.
5. Nexo e Ever Tire: os pneus que não furam e não demandam manutenção
A Canyon Crawler, de Springville (Utah), desenvolveu pneus que são construídos com materiais recicláveis e acredite: não furam e nem precisam de câmera de ar. Batizados de Nexo e Ever Tire, com eles você pode dizer adeus as bombas de encher, kits de reparos ou reservas de câmaras de ar.
O Nexo é maciço e ideal para aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte e em treinamentos. Já o Ever Tires possui furos no entorno e é específico para bicicletas infantis, sem marchas e para as que são utilizadas apenas nos momentos de lazer.
Ambas são feitas de um polímeros de silicone, batizado de Nexell, variando de 370 e 630 gramas. De acordo com os desenvolvedores estes pneus podem rodar até oito mil quilômetros sem a necessidade de troca ou manutenção.
A inovação está até no processo de produção: estes pneus exigem um processo que demora apenas trinta minutos para serem criados e não polui.
Confira:
Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.
6. Cyclotron: a bicicleta do futuro
A Cyclotron ficou durante três anos em desenvolvimento e testes, sendo considerada pelos seus criadores “a bicicleta do futuro”. De acordo com os criadores é a “primeira bicicleta inteligente e sem cabos do mundo”.
Foi apoiada em um Kickstarter onde, com uma meta estimada de €50.000, obtiveram €169,105.
Tempos depois, a Indiegogo solicitou uma campanha na plataforma e também foi disponível nesta.
Esta bicicleta revolucionária possui aros sem raios que podem ser utilizados para armazenamento utilizando um cesta adicional, luzes inteligentes que são ligadas conforme a luminosidade do ambiente e um design aerodinâmico com fibras de carbono no corpo da bicicleta.
Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.
Também há a integração com um aplicativo smartphone para visualizar dados de performance e de localização da bicicleta, câmbio eletrônico de 12 velocidades que pode mudar em menos de um quinto de segundo e, para se adaptar a sua identidade, é possível a personalização de artes em vinil adesivado.
E além disso tudo, é possível torná-la elétrica por um valor adicional.
7. Copenhagen Wheel: roda que transforma sua bicicleta comum em uma bicicleta híbrida elétrica
Trocando a roda traseira e através de um aplicativo smartphone você poderá transformar sua bicicleta comum em uma bicicleta híbrida elétrica.
A Copenhagen Wheel contém um motor e sensores que armazenam energia durante o freio ou uma descida que permite lhe oferecer um impulso quando necessário.
Pelo aplicativo é possível customizar a pedalada, verificar as atividades registradas, reunir informações do ambiente para compartilhar com outros ciclistas e, se for um desenvolvedor de software, poderá criar suas próprias aplicações.
Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.
8. Ta+Too: selim parcialmente removível que está sempre seco
Depois de uma chuva é comum lidarmos com o selim molhado o que torna complicado a sua utilização. Porém, neste caso, independe do clima.
O Ta+Too é um selim modular que permite que você remova o selim sempre que estacionar garantindo que não fique molhado durante a chuva e evita que este seja roubado, podendo ser travado com uma chave e removível facilmente com o clique de um botão.
Além disso, possui uma customização facilitada para quem gosta de alternância constante no estilo da bicicleta.
Você gosta de pedalar?
Qual dessas tecnologias chamou sua atenção? Deixe seu comentário abaixo!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.