Chocolate do Pará é premiado na Europa; você já experimentou essa marca deliciosa?

A marca Gaudens, do Pará, foi premiada no Academy of Chocolate de Londres, na Inglaterra. Já imaginou o Brasil sendo conhecido lá fora como o país do chocolate?

O Brasil não tem a fama de grande produtor de chocolates como a Suíça, por exemplo, mas uma coisa que ninguém pode negar é que somos talentosíssimos quando o assunto são essas delícias. Recentemente, a chocolateria Gaudens, do Pará, ganhou o selo bronze da Academy of Chocolate de Londres, na Inglaterra.

Não se trata de uma premiação qualquer – mas, sim, de uma das mais importantes do ramo de chocolates finos. O objetivo da Academy of Chocolate é valorizar o consumo desse alimento tão gostoso que chega a ser quase uma arte divina.

A Gaudens conquistou o paladar dos jurados com o chocolate branco com cupuaçu, fruta tradicional do Pará. A partir de agora, todas as embalagens virão com o selo bronze conquistado na Europa (algo que pouquíssimas empresas no mundo podem ostentar).

E quem está por trás da Gaudens? As receitas são do chef e chocolatier Fabio Sicilia, que viu nas tradições do Pará uma oportunidade de criar um doce especial e saboroso.

“Eu havia acabado de chegar de um curso na Europa e me dei conta que todos os ingredientes mais nobres que estudei lá estavam aqui e não conseguia entender como não tínhamos produção de chocolate. Foi uma forma de atualizar a nossa culinária, com inspiração não só nos cremes que fazem parte da nossa história, mas também dos bombons feitos com essas frutas, que têm sabores únicos”, disse o chef ao site Nossa Cozinha.

Fabio Sicilia, a mente por trás da Gaudens – já podemos chamá-lo de Willy Wonka brasileiro? (imagem: arquivo pessoal)

Produção

O Fabio opta pelo processo de produção artesanal, ou seja, os chocolates são feitos um a um (ao contrário de grandes marcas como Nestlé e Lacta, por exemplo). Ele até dispõe de maquinários modernos, mas prefere continuar produzindo dessa forma pois acredita que assim não se perde a qualidade.

Logo, a produção da Gaudens não é em larga escala. O foco está na loja física da marca e os pedidos feitos pela internet. Aliás, se você entrar no site da empresa, vai se sentir como se estivesse na Fantástica Fábrica de Chocolate do Willy Wonka: é de dar água na boca!

Mas, afinal, o que faz essa notícia ser boa a ponto de aparecer no Awebic? Ora, é o Brasil sendo destaque lá fora por uma coisa muito positiva (e gostosa)! Isso sem falar no fato de que, com o título, a empresa ganha visibilidade, cresce e gera mais empregos no nosso país.

Todo o sucesso do mundo para a Gaudens e, se continuarmos assim, em breve seremos reconhecidos não só como o país do futebol, do samba e do Carnaval, mas também do chocolate. Já pensou?

Fonte: Nossa Cozinha

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.