10 chás que são permitidos na amamentação: mamães, vem anotar todos!
Você quer saber quais são os tipos de chás permitidos no período de amamentação? Então confira aqui uma ótima lista de chás e fique por dentro de suas vantagens para a saúde.
Quando uma mulher está amamentando o seu bebê, ela precisa ficar atenta a sua dieta, pois uma refeição errada por comprometer a qualidade do leite materno.
As coisas que uma mãe no processo de amamentação bebe e come podem ser passadas para a criança através do leite.
Com isso, muitas mães em processo de amamentação são aconselhadas a evitar tipos de bebidas, como, por exemplo, cafeína, álcool e certos tipos de medicamento.
Foi pensando nisso que selecionamos algumas opções de chás que uma mãe pode consumir no período de amamentação. Confira a seguir quais desses chás são bons para a saúde da mulher.
10 chás permitidos às mães tomarem durante a amamentação
Você está em período de amamentação e está em dúvida em qual tipo de chá pode tomar e proteger o seu filho? Confira a seguir alguns chás permitidos tomar enquanto estiver amamentando.
1 – Chá de Tomilho
Você sabia que esse tipo de chá tem boas propriedades que faz bem para o sistema digestivo das mulheres?
Além de ser uma ótima opção de bebida para mães em período de amamentação, o chá de tomilho ajuda a combater:
- Espasmos intestinais;
- Problemas de flatulência;
- Dor abdominal;
- Promover uma boa digestão.
O chá de tomilho também é uma ótima escolha de remédio natural para cicatrizar feridas e úlceras.
Chás permitidos na gravidez: grávidas anote a lista e fiquem ALERTAS
2 – Chá de Rosa Mosqueta
Você sabia que esse é um dos chás mais adequado e recomendado para mulheres em período de amamentação? Isso graças as suas propriedades nutricionais, contendo:
- Vitaminas C;
- Vitaminas B1;
- Vitaminas B2;
- Vitaminas K.
O chá de rosa mosqueta é uma bebida ideal para auxiliar no tratamento doenças que ocorrem com frequência em mulheres grávidas e em período de amamentação, como:
- Sintomas de febre;
- Resfriados e gripe.
Além disso, o chá de rosa mosqueta tem grandes quantidades de adstringentes, sendo assim, é uma ótima bebida par quem deseja tratar diarreia.
3 – Chá de Camomila
Apesar de ser um tipo de chá usado para vários tratamentos de saúde, o chá de camomila deve ser consumido de maneira moderada pela mãe em período de amamentação.
Além de ser um ótimo calmante natural, o chá de camomila tem vários outros benefícios para a saúde, como, por exemplo:
- Estimular prazer;
- Induzir a mulher a ter um sono tranquilo;
- Aquecer o corpo de forma natural;
- Tratar a ansiedade, estresse e depressão;
- Acalmar os nervos.
De acordo com a necessidade da mãe que está em processo de amamentação, o chá pode ser uma ótima escolha de bebida relaxante para tranquilizar o corpo depois de um dia inteiro cuidado do bebê.
Outros tipos de chás têm a capacidade de liberar tensões nervosas do corpo e oferecer um alívio muscular, como o chá de lúpulo, o chá de tília ou o chá de valeriana.
Já ouviu falar nesses chás?
Assim como o chá de camomila, os chás mencionados anteriormente podem ser consumidos com segurança.
Portanto, as mulheres em período de amamentação podem usar esses tipos de chás para aliviar as tensões do corpo sem medo de afetar a qualidade do leite materno.
4- Chá de Alfazema
O chá de alfazema é de fácil preparação e também de ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, supermercados e feiras livres em sua cidade.
Esse tipo de chá tem o poder de relaxar as mulheres que estão no processo de amamentação do seu bebê.
As vantagens para a saúde são várias, uma delas é que o chá de alfazema é um antiespasmódico bom para evitar espasmos na bexiga, no estômago, no intestino ou no útero.
5 – Chá de Silimarina
O chá de silimarina quando utilizado de maneira orientada por um profissional de saúde, é um ótimo remédio caseiro e natural para mulheres amamentando.
Esse chá tem sua propriedade medicinal extraída a partir da planta chamada cardo-mariano, assim, tornando-se um ótimo remédio para aumentar a produção de leite na mulher.
Benefícios e malefícios do chá de AMORA que você precisa precisa conhecer
6 – Chá de Gengibre
Se uma mulher em seu período de amamentação pegar algum tipo de resfriado, o chá de gengibre com mel pode ajudar no alívio da doença, assim, protegendo o leite e o bebê.
Além disso, o chá de gengibre auxilia a mulher no combate a tosse durante a amamentação e distúrbios respiratórios.
Quando bem preparado com mel, o chá de gengibre tem o poder de aliviar dores na garganta e sintomas de gripe.
7 – Chá de Melissa
Você sabia que o chá de melissa é muito utilizado pela medicina para o tratamento da cólica em crianças? Já ouviu falar em cólica infantil?
Quando consumida de maneira controlada por um médico, o chá de melissa pode ajudar mulheres em período de amamentação como:
- Combater a problemas de flatulência;
- Dores no abdome;
- Problemas para dormir a noite;
- Ansiedade e estresse.
As folhas da melissa é uma ótima fonte de taninos e flavonoides, substâncias essas úteis para mulheres com problema gastroenterite e diarreia.
8 – Chá de Sálvia
De acordo com a necessidade da mãe em processo de amamentação, o chá de sálvia serve com uma bebida energética.
Esse tipo de chá é uma ótima maneira de ajudar de forma natural a recuperação das energias necessárias para o cuidado diário do bebê.
9 – Chá de Alecrim
Além de ser uma ótima fonte de energia para as mulheres em período de amamentação, o chá de alecrim ajuda na recuperação necessária da saúde da mãe sem prejudicar a saúde da criança.
10 – Chá de Alcaçuz
As várias propriedades anti-inflamatórias do chá de alcaçuz são perfeitas para mulheres que querem diminuir a produção excessiva do suco gástrico no sistema digestivo.
Muitos profissionais de saúde recomendam esses tipos de chás para aliviar o corpo e tratar algum problema de saúde.
Como tantos outros, o chá de alcaçuz pode fortalecer o sistema imunológico e deixar o corpo mais forte e livre de doenças.
…
Você gostou de saber mais sobre os tipos de chás recomendados para mulheres em processo de amamentação? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.
MAS MAMÃES, ATENÇÃO!
Aproveite essa oportunidade para conscientizar as mães com o cuidado no consumo de bebidas e alimentos.
Porém, é importante antes de tomar alguma decisão em relação aos chás, procure o seu médico para que ele recomende o melhor de acordo com as suas necessidades.
Não tome decisões sozinhas, sua saúde é a coisa mais importante para você, seu bebê e sua família. Esteja sempre em acompanhamentos médicos especializados e capacitados.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.