Chá de guaçatonga: uma erva que vai conseguir ser a melhor amiga da sua saúde

Você pode ter uma excelente qualidade de vida se você aprender a consumir produtos naturais e nutritivos para fortalecer sua saúde. Confira aqui ótimos benefícios do chá de guaçatonga e tenha uma excelente qualidade de vida.

Por ser uma das melhores plantas com efeito diurético, o chá de guaçatonga é extremamente consumido por sua diversidade em propriedades medicinais nutritivas para a qualidade de vida.

É muito importante você saber os benefícios desse chá e como utilizá-lo para tratar de forma natural diversos problemas de saúde sem a utilização de remédios industriais.

São várias as essas pessoas que se beneficiam com as propriedades medicinais desse tipo de chá: ele oferece desde analgésicos e anti-inflamatórios a cicatrização naturalmente.

Por ser uma árvore, a guaçatonga também pode ser utilizada nas suas cascas e folhas para diversas receitas de remédios caseiros para aproveitar suas propriedades nutritivas e medicinais.

Veja a seguir alguns benefícios do chá de guaçatonga e aprenda mais sobre essa extraordinária bebida medicinal para melhorar sua qualidade de vida e prevenir doenças.

Quais os benefícios do chá de guaçatonga?

Muitas pessoas conseguem ter uma excelente qualidade de vida consumindo produtos naturais e saudáveis. 

São várias reservas encontradas na natureza que apresentam uma diversidade de propriedades medicinais para melhorar a qualidade de vida.

Chá de guaçatonga

Chá de guaçatonga: uma erva que vai conseguir ser a melhor amiga da sua saúde. (Imagens: Pexels)

O chá de guaçatonga já é um dos melhores chás medicinais para tratar e prevenir doenças. 

Confira a seguir ótimos benefícios do chá de guaçatonga e melhore sua qualidade de vida consumindo bebidas naturais e nutritivas.

1 – Melhorar a saúde bucal

As propriedades medicinais do chá de guaçatonga são excelentes para ajudar no tratamento de herpes labial e outros tipos de doenças bucais.

O efeito bacteriano da bebida pode proteger a boca contra bactérias, cárie e até mesmo doenças e a gengiva.

São várias as pessoas que consomem esse tipo de chá para reduzir o mau hálito e tratar doenças com efeito antibacteriano do chá.

2 – Fortalecer o sistema imunológico

Além de excelentes propriedades terapêuticas para melhorar a qualidade de vida, o chá de guaçatonga também é um ótimo impulsionador para fortalecer o sistema imunológico.

O chá pode ser consumido para aliviar sintomas de gripe, febre, resfriado, tosse e até cansaço naturalmente e segura.

3 – Aliviar os sintomas da gastrite

As pessoas que sofrem com gastrite consomem muito o chá de guaçatonga para aliviar os sintomas e proteger o revestimento do estômago

Além disso, o chá consegue evitar inflamações e outras complicações de saúde.

4 – Tratar cicatrizes, feridas e hidratar a pele

O chá de guaçatonga é muito utilizado tradicionalmente para tratar inflamações, queimaduras e feridas na pele.

5 – Ajudar no emagrecimento

Por ser uma bebida diurética, o chá de guaçatonga é um ótimo aliado para ajudar na perda de peso naturalmente.

Chá de guaçatonga

Esse tipo de chá é extremamente saudável para emagrecimento porque ele reduz o inchaço abdominal e a retenção de líquido.

Como preparar o chá de guaçatonga?

Além de ser fácil de encontrar a guaçatonga na forma de extrato, muitas pessoas preferem as folhas da planta para o preparo do chá.

Desde uma bebida medicinal, creme a remédio como homeopático para o tratamento de certas doenças, o ingrediente principal que dá vida ao chá de guaçatonga é extremamente nutritivo e saudável para a saúde.

É muito importante você saber que o extrato líquido de planta pode ser bastante utilizado de forma oral com benefícios nutritivos e medicinais.

Além disso, você pode utilizar a dose de dez gotas diluídas em água e consumir três vezes ao dia para aproveitar as propriedades medicinais dessa erva.

Confira a seguir como você pode preparar corretamente o chá de guaçatonga e aproveitar todas as suas propriedades medicinais nutritivas para melhorar a sua qualidade de vida.

Ingredientes:

  • Uma xícara de água;
  • Uma colher de chá de guaçatonga.

Modo de preparo:

  • Adicionar a guaçatonga na água;
  • Aquecer a água até mistura começar a ferver;
  • Desligar o fogo após aparecer as primeiras bolhas;
  • Tampar o recipiente;
  • Deixar o chá em infusão por dez minutos;
  • Coar e consumir o chá.

Chá de guaçatonga

Uma das grandes vantagens ao consumir esse tipo de chá é que você pode tomar de duas a três xícaras por dia sem exagerar no consumo.

O chá de guaçatonga se encaixa em outros tipos de categorias de chá que são extremamente saudáveis para a saúde e que só trará benefícios para sua qualidade de vida.

Medidas de segurança ao consumir o chá de guaçatonga

Assim como outros tipos de ervas medicinais para o tratamento de doenças no corpo, é muito importante ter cuidado ao utilizar o chá de guaçatonga para fins medicinais.

A utilização desse tipo de chá é desaconselhado para pessoas que estão utilizando a suplementação de vitamina K, isso porque a mistura dessas duas substâncias podem gerar riscos de hemorragias.

Já foi comprovado cientificamente que muitas pessoas já apresentaram taquicardia logo após o uso do chá de guaçatonga para fins medicinais.

Além disso, durante a gravidez é muito importante evitar esse tipo de chá para fins medicinais. 

Por isso, é muito importante você consultar o seu médico para saber se esse tipo de chá é bom para o seu tipo de doença.

Salvo essas exceções do chá de guaçatonga, a bebida medicinal é bastante segura e traz grandes benefícios para a saúde e qualidade de vida se consumida de forma moderada.

Os benefícios do creme de guaçatonga para a saúde

É muito importante você entender que a guaçatonga é um excelente ingrediente para tratar queimaduras e feridas no corpo. 

Esse tipo de ingrediente é utilizado para o preparo de pomada ou creme medicinal.

O creme de guaçatonga tem ótimas propriedades para hidratar e restaurar a barreira natural de proteção da pele, acelerando assim a cicatrização e cura de queimaduras no corpo.

Chá de guaçatonga

Antes de você utilizar esse tipo de creme para tratar queimaduras na pele, é muito importante que você limpe e seque bem a pele antes de aplicar o creme de guaçatonga.

A utilização adequada desse tipo de creme é de duas vezes ao dia. Além disso, se você prefere soluções naturais, você pode utilizar a guaçatonga para preparar uma pasta com folhas e água.

Esse tipo de mistura você pode passar sobre a pele ou fazer uma compressa para tratar de forma natural e segura as queimaduras no corpo.

Você gostou de saber mais sobre o chá de guaçatonga e como esse tipo de bebida pode ser extremamente benéfico para sua saúde e qualidade de vida? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes dicas de saúde.

Claudio Bernardo
Escrito por

Claudio Bernardo

Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.