Céu Cavalcanti se torna a primeira travesti presidente do Conselho Regional de Psicologia do RJ

Uma conquista histórica para a comunidade de pessoas trans e travestis: pela primeira vez na história do Conselho Regional de Psicologia do RJ, o cargo de presidência será ocupado por uma travesti. Conheça mais dessa história incrível aqui no Awebic!

De acordo com a Associação Nacional de Travestir e Transexuais (ANTRA), 90% das pessoas trans e travestis estão em situação de rua e de prostituição e não é por opção. Já segundo dados do Instituto Center for Talent Inovation, 61% dessa população precisa esconder a sua identidade de gênero quando consegue um emprego formal.

Um cenário triste e que ainda enfrenta inúmeros preconceitos e limitações. Com o sonho de mudar isso, a psicóloga Céu Cavalcanti se tornou a primeira travesti eleita para presidir um conselho de categoria profissional – considerando todas as profissões. Natural de Pernambuco, ela irá comandar o Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro (CRP-RJ) e já tem muitos planos para o seu mandato.

Em sua conta oficial do Instagram, Céu compartilhou a alegria de ter sido eleita para comandar o CRP do Rio de Janeiro. “Ainda absolutamente emocionada aqui, inevitável aos poucos ir dando conta da dimensão e da imensidão histórica que é a partir de hoje poder me pensar presidenta do mesmo regional onde um dia o João Nery precisou décadas atrás optar entre ser quem ele era ou sua vida profissional”, escreveu.

O post repercutiu bastante e recebeu diversos comentários carinhosos de seguidores e apoiadores. “Parabéns!!! A nossa categoria só tem a ganhar com você”, comentou uma internauta. “Axé minha querida!! Vc é nossa presidentA no CRP q João não pôde habitar, e na Psicologia que já tanto patologizou pessoas trans e intersexo no passado. Que seja de muito axé”, parabenizou outra.

À frente do Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro durante três anos, Céu irá tomar posse em setembro e é defensora da despatologização das identidades trans. Além disso, ela também dialoga com feminismos interseccionais e com o feminismo antiproibicionista.

UM FUTURO MELHOR PARA TODOS E TODAS

Como é bom ver pessoas trans e travestis inseridas no mercado de trabalho com dignidade e direitos sendo respeitados, não é mesmo? Conquistas como a de Céu são de extrema importância para abrir caminhos para que outras pessoas dessa comunidade possam ser acolhidas e terem um futuro melhor.

Recentemente falamos aqui no Awebic sobre o John Maia, que se tornou superintendente de LGBTQIA+ da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia em maio desse ano e é a primeira pessoa trans a estar à frente de uma superintendência de todo o Brasil.

Uma conquista que parecia impossível para quem já morou na Cracolândia e foi gerente de uma “biqueira”, lugar onde são vendidas as drogas. Hoje, aos 38 anos, John atende famílias em situação de vulnerabilidade e busca fazer a diferença na vida de diversas pessoas por meio de outras iniciativas. Relembre essa história incrível na matéria completa!

Que o mercado de trabalho se abra cada vez mais para pessoas que já foram tão excluídas da sociedade. Afinal, todos merecem respeito, direitos e uma vida feliz!

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.