Centro Histórico de Paraty: um ponto turístico que você precisa conhecer
Paraty é uma cidade histórica e que carrega muitas características do Brasil Colonial. Conheça os principais motivos pelo qual ela merece sua visita!
Paraty é um dos destinos queridinhos no estado do Rio de Janeiro. Além de carregar um pouco da história do Brasil colonial, surpreendentemente é uma área litorânea e com praias incríveis!
Para descobrir mais sobre esse destino e montar um roteiro de viagens perfeitos, criamos esse Guia Completo com tudo o que você precisa para aproveitar Paraty ao máximo.
A história de Paraty
Essa linda cidade se formou em meio ao ciclo da cana-de-açúcar e ganhou ainda mais força durante o ciclo do ouro. Paraty foi por muitos anos o maior porto de escoamento de produtos e matéria prima brasileira, mas ficou em stand by a partir da metade do século 20.
Em 1964, a estrada que ligava Cunha a Paraty, apesar de precária, começou a servir como rota para viajantes e forasteiros. Em 1972, foi inaugurada a rota Rio-Santos que colaborou ainda mais com essa redescoberta da cidade.
Graças ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, Paraty manteve-se preservada e até hoje é uma das rotas mais procuradas por turistas no Rio de Janeiro.
Conhecendo essa linda cidade
Diferente de outras cidades coloniais espalhadas pelo Brasil, Paraty não tem grandes artistas, ladeiras ou igrejas com altares e detalhes em ouro. No entanto, seu principal atrativo é a simplicidade como transmite os elementos do próprio em que foi fundada.,
De forma singela, é possível observar as gravações maçons nas construções, o mar que se aproxima do cais a cada maré cheia, além da visão das montanhas e uma geografia plana que remete às cidades portuguesas.
Outra característica que torna a experiência em Paraty ainda mais imersiva são suas típicas ruas de pedra. A irregularidade dos caminhos obriga os visitantes a explorar Paraty da melhor maneira: devagar e apreciando a paisagem!
Melhor época para visitar Paraty
A cidade está localizada no extremo sul do litoral e essa característica torna seus verões quentes e um pouco chuvosos. Já no inverno, é possível que o frio seja um empecilho para sua viagem, assim como na parte norte do litoral paulista.
A união dessas áreas é marcada pela Serra do Mar. Essa formação é responsável por reter parte da umidade que colabora para a existência da mata atlântica. Apesar do clima diverso, Paraty é um ótimo destino para qualquer época do ano!
Se você tiver disponibilidade para viajar longe dos períodos de férias ou feriados, terá o prazer de desfrutar de uma Paraty ainda mais acolhedora. Viajar durante a semana também é uma ótima opção para driblar a locação muito movimentada.
Confira agora os meses em que existem a probabilidade de chuva e os melhores para aproveitar dias quentes nas praias:
- Junho, Julho e Agosto: época seca onde é possível aproveitar dias quentes e noites agradáveis. Algumas frentes frias podem surpreender os turistas e é possível que faça frio em alguns dias.
- Setembro: Grande incidência de chuvas.
- Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Outubro e Novembro: Esses são os meses com probabilidade de chuva em Paraty.
- Dezembro: Período mais chuvoso na cidade.
Feiras e festivais que valem a pena conhecer em Paraty
Para os turistas que não se importam com o movimento e amam viajar para explorar aspectos culturais, vale a pena conferir as feiras e festivais que ocorrem ao longo do ano em Paraty.
A principal delas é a Festa Literária de Paraty, que anualmente preenche a cidade com escritores, autores e leitores. Tradicionalmente, o evento acontece durante o mês de Julho.
Feriados religiosos, como a Páscoa e Corpus Christi, também são uma ótima opção para aproveitar Paraty. Nessa segunda ocasião, por exemplo, a cidade é enfeitada com tapetes feitos de serragem e areia. Seus elementos destacam a religião e ficam em evidência até a passagem da procissão.
Como chegar em Paraty?
Os turistas vindos de qualquer região, do Brasil ou do mundo, podem contar com voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro diretamente para Paraty. Devido ao tamanho das aeronaves que fornecem esse roteiro, é preciso comprar as passagens com antecedência.
Uma outra maneira de chegar até Paraty é utilizando transfers oferecidos por agências de viagem que cobrem o roteiro. Quem vai de carro, também pode usar o veículo de forma cômoda para explorar a cidade.
O transporte público que leva até Paraty pode ser encontrado nas rodoviárias Novo Rio, do Rio de Janeiro e no Terminal Tietê, em São Paulo. Apesar do alto custo, táxis também podem ser utilizados para cumprir o trajeto.
Melhores lugares para se hospedar na cidade
Pensando na comodidade para garantir boas hospedagens, reunimos na seguinte lista as principais pousadas, hotéis e hostels de Paraty.
Hospedagens no Centro Histórico:
- Pousada Literária
- Casa Turquesa
- Casa Colonial XII
- Pousada Pardieiro
- Pousada Urquijo
- Pousada do Ouro
- Pousada do Sandi
- Pousada da Marquesa
- Pousada Porto Imperial
- Pousada do Cais
- Pousada Bartholomeu
- Casa de Paraty
- Pousada Arte Colonial
Hospedagens fora da parte histórica
- Hostel Che Lagarto
- Pousada Corsário
- Maris Paraty
- Eliconial
- Hotel Santa Clara
- Casa Mar Paraty
- Apple House
Melhores lugares para comer em Paraty
E como não poderia faltar gastronomia nessa viagem, separamos os melhores lugares para apreciar a culinária da cidade. No Centro Histórico, além de lojas e residências, é possível encontrar restaurantes variados e que oferecem até música ao vivo.
Para quem prefere uma boa comida de boteco, vale explorar a área onde está localizada a Praça da Matriz. Durante a tarde, a cidade também conta com inúmeros carrinhos com bolos e doces de se comer com os olhos.
Paraty é verdadeiramente um lugar especial para quem deseja conhecer um pouco mais da cozinha brasileira. Na maioria dos estabelecimentos, os insumos são orgânicos e produzidos na região.
Principais restaurantes em Paraty:
- Banana da Terra
- Quintal das Letras
- Bartholomeu
- Punto Divino
- Thai Brasil
- Istanbul Paratii
- Refúgio
Principais bares de Paraty:
- Café Paraty
- Margarida Café
O que não pode faltar no seu roteiro pela cidade
Como você já deve imaginar, o Centro Histórico de Paraty é um verdadeiro parque de diversão para os turistas. Cada detalhe torna a experiência única e agregadora. Tire as manhãs para caminhar pela cidade sem tanto movimento e garanta boas fotos.
Na rua do Comércio, também é possível fechar passeios guiados para passear pelo Centro Histórico em charretes que remetem ao período colonial. Paraty ainda conta com o Museu de Arte Sacra, que está no interior da Igreja de Santa Rita e merece sua visita.
A Casa da Cultura também conta com exposições fixas e temporárias, além de atrações musicais. No Teatro Espaço, vale a pena conferir os espetáculos em cartaz.
Quem deseja explorar o oceano, pode fechar passeios de barco que percorrem a baía de Paraty e as ilhas em seu entorno. Para fazer isso de forma mais tradicional, vale contratar uma embarcação conhecida como “traineirinha”.
Alguns guias também possibilitam a prática de trekking pela rota do ouro e contam com detalhes a forma como a cidade foi constituída.
Sem dúvidas, Paraty é um destino incrível e que merece ser visitado pelos brasileiros interessados em conhecer mais sobre a história do país.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!