Garrafa encontrada 24 anos após ser lançada ao mar guardava história fofinha
Joanna escreveu uma carta, colocou em uma garrafa e a lançou ao mar em 1996. 24 anos depois, a mensagem foi encontrada na Noruega!
Você provavelmente já deve ter visto, em filmes e histórias de ficção, personagens escrevendo uma carta, colocando dentro de uma garrafa de vidro e jogando ao mar. Mas e na vida real?
Pois bem, a escocesa Joanna Buchan fez isso em 1996 como parte de um projeto escolar. Ela tinha apenas 8 anos na época. A mensagem saiu de um barco pesqueiro e viajou quase 1.290 km até ser encontrada no norte da Noruega, 24 anos depois!
Quem achou a garrafa foi Elena Andreassen Haga, em 2020. Na hora, a curiosidade para achar a autoria da carta, que você pode ver na imagem acima, foi grande.
Como a mensagem estava assinada, Elena procurou pelo nome nas redes sociais e enviou uma mensagem a Joanna Buchan no Facebook.
Mas, como já deve ter acontecido com você, algumas mensagens no Facebook acabam no “limbo”. Ou seja, você não recebe a notificação e ela vai para uma outra caixa, especialmente nos casos em que o remetente não está entre os seus amigos.
Provavelmente, foi isso que aconteceu com Joanna, já que a escocesa só foi ler a mensagem agora, em janeiro de 2022.
“Quando li, morri de rir. Há algumas coisas realmente adoráveis ali, como o que era importante para mim na época. Eu gostaria de poder contar para meus professores da época, que foram os responsáveis pela ideia”, comenta Joanna, em entrevista dada à BBC.
Você deve estar se perguntando: o que tinha na carta? Era praticamente um relato de sua vida e gostos na época.
A jovem falava sobre seu amor por doces, por seu cachorro de estimação, os trabalhos e lições de casa no colégio. Ah, ela também comenta o seu desgosto por meninos, dizendo, em suas próprias palavras, “eu odeio meninos”.
Joanna se tornou médica e hoje mora na Austrália, bem longe da Escócia. É surpreendente como uma coisa simples que foi feita décadas atrás é capaz de viajar pelo oceano e nos alcançar tanto tempo depois. E, acredite, o caso dela não é o único no mundo!
Outros casos
Fazendo uma pesquisa rápida na internet, podemos achar vários outros casos parecidos. Em 2018, uma fotógrafa achou, na Austrália, uma carta datada de 1886. Isto é, escrita há 132 anos!
Segundo uma matéria da Veja, o bilhete é o mais antigo já descoberto dentro de uma garrafa. Os pesquisadores desconfiam que a mensagem foi jogada ao mar por um navio alemão.
Ela teria ficado encoberta na praia por uma camada de areia úmida por mais de um século. Com a ação dos ventos, a areia ia se dispersando – e, foi então, que a fotógrafa encontrou a carta.
E histórias assim também acontecem aqui no Brasil! Em setembro do ano passado, o casal da foto acima encontrou uma carta datada de 3 anos atrás em uma praia da Bahia. A mensagem foi jogada ao mar por um navio espanhol que viajava pela costa do Uruguai.
A sensação de achar uma carta antiga dentro de uma garrafa deve ser mágica. Uma obra do destino que, por algum motivo, quis que aquela mensagem chegasse até você.
Como você reagiria se encontrasse uma carta de muitos anos atrás? Iria atrás do seu dono? Conte para a gente aqui nos comentários!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.